Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283 |
Resumo: | O sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores. |
id |
UFPR-4_e35f2f81e38c0ff179b3950457fc0d96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/24283 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distânciaO sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.UFPRFlorenzano, Teresa GallotiLima, Suely Franco SiqueiraMoraes, Elisabete Caria2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-841984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/16292https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/30941info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/24283Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:53:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
title |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
spellingShingle |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância Florenzano, Teresa Galloti |
title_short |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
title_full |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
title_fullStr |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
title_sort |
Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
author |
Florenzano, Teresa Galloti |
author_facet |
Florenzano, Teresa Galloti Lima, Suely Franco Siqueira Moraes, Elisabete Caria |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Suely Franco Siqueira Moraes, Elisabete Caria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florenzano, Teresa Galloti Lima, Suely Franco Siqueira Moraes, Elisabete Caria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/16292 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/30941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84 Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84 Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896602935296 |