Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florenzano, Teresa Galloti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima, Suely Franco Siqueira, Moraes, Elisabete Caria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283
Resumo: O sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino.  Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância.  O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados.  Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas.  Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.
id UFPR-4_e35f2f81e38c0ff179b3950457fc0d96
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/24283
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distânciaO sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino.  Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância.  O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados.  Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas.  Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.UFPRFlorenzano, Teresa GallotiLima, Suely Franco SiqueiraMoraes, Elisabete Caria2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-841984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/16292https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/30941info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/24283Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:53:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
title Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
spellingShingle Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
Florenzano, Teresa Galloti
title_short Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
title_full Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
title_fullStr Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
title_full_unstemmed Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
title_sort Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
author Florenzano, Teresa Galloti
author_facet Florenzano, Teresa Galloti
Lima, Suely Franco Siqueira
Moraes, Elisabete Caria
author_role author
author2 Lima, Suely Franco Siqueira
Moraes, Elisabete Caria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Florenzano, Teresa Galloti
Lima, Suely Franco Siqueira
Moraes, Elisabete Caria
dc.subject.none.fl_str_mv


description O sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino.  Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância.  O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados.  Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas.  Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/16292
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283/30941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 69-84
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896602935296