Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oswald, Maria Luiza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves da Rocha, Sergio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977
Resumo: Com base em pesquisa institucional, interessada em investigar as relações entre leitura, escrita e mídia, focalizamos neste texto a experiência contemporânea de leitura de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro, colocando em xeque o discurso normalmente veiculado pela escola que os representa como não leitores. O apoio teórico-metodológico da História Cultural e dos Estudos Culturais Latino-Americanos vem nos permitindo entrever, por intermédio de estudos de cunho etnográfico, que o diagnóstico de não leitores aplicado aos jovens refere-se ao seu não submetimento à concepção de leitura mantida intacta pela tradição escolar iluminista que valoriza o livro como único suporte possível de leitura e os clássicos como os mediadores privilegiados da formação do leitor. O contato com os estudantes, seja por meio de observações, seja nas entrevistas e oficinas, tem permitido estranhar este diagnóstico. O que temos percebido é que a relação cotidiana, cada vez mais intensa, dos jovens tanto com as mídias de função massiva, como TV e cinema, quanto com as mídias de função pós-massiva, como internet e suas diversas ferramentas, como blogs, orkut, msn, os aproxima da leitura, embora essa aproximação ocorra por intermédio de preferências, e de práticas, diversas das valorizadas pela escola. O presente artigo reflete sobre esses achados, entendendo que eles poderiam ser relevantes ao delineamento de políticas e práticas curriculares concernentes à leitura de jovens estudantes. 
id UFPR-4_e60bfde4a7f733f6720ae8851ab3cd0c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20977
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curricularesEducação; Tópicos Específicos da EducaçãoJuventude; contemporaneidade; leitura; escrita7.08.07.00-0Com base em pesquisa institucional, interessada em investigar as relações entre leitura, escrita e mídia, focalizamos neste texto a experiência contemporânea de leitura de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro, colocando em xeque o discurso normalmente veiculado pela escola que os representa como não leitores. O apoio teórico-metodológico da História Cultural e dos Estudos Culturais Latino-Americanos vem nos permitindo entrever, por intermédio de estudos de cunho etnográfico, que o diagnóstico de não leitores aplicado aos jovens refere-se ao seu não submetimento à concepção de leitura mantida intacta pela tradição escolar iluminista que valoriza o livro como único suporte possível de leitura e os clássicos como os mediadores privilegiados da formação do leitor. O contato com os estudantes, seja por meio de observações, seja nas entrevistas e oficinas, tem permitido estranhar este diagnóstico. O que temos percebido é que a relação cotidiana, cada vez mais intensa, dos jovens tanto com as mídias de função massiva, como TV e cinema, quanto com as mídias de função pós-massiva, como internet e suas diversas ferramentas, como blogs, orkut, msn, os aproxima da leitura, embora essa aproximação ocorra por intermédio de preferências, e de práticas, diversas das valorizadas pela escola. O presente artigo reflete sobre esses achados, entendendo que eles poderiam ser relevantes ao delineamento de políticas e práticas curriculares concernentes à leitura de jovens estudantes. UFPRFAPERJOswald, Maria LuizaAlves da Rocha, Sergio Luiz2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 267-283Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 267-283Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 267-2831984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977/20040https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977/30786info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/20977Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
title Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
spellingShingle Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
Oswald, Maria Luiza
Educação; Tópicos Específicos da Educação
Juventude; contemporaneidade; leitura; escrita
7.08.07.00-0
title_short Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
title_full Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
title_fullStr Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
title_full_unstemmed Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
title_sort Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
author Oswald, Maria Luiza
author_facet Oswald, Maria Luiza
Alves da Rocha, Sergio Luiz
author_role author
author2 Alves da Rocha, Sergio Luiz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv Oswald, Maria Luiza
Alves da Rocha, Sergio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos da Educação
Juventude; contemporaneidade; leitura; escrita
7.08.07.00-0
topic Educação; Tópicos Específicos da Educação
Juventude; contemporaneidade; leitura; escrita
7.08.07.00-0
description Com base em pesquisa institucional, interessada em investigar as relações entre leitura, escrita e mídia, focalizamos neste texto a experiência contemporânea de leitura de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro, colocando em xeque o discurso normalmente veiculado pela escola que os representa como não leitores. O apoio teórico-metodológico da História Cultural e dos Estudos Culturais Latino-Americanos vem nos permitindo entrever, por intermédio de estudos de cunho etnográfico, que o diagnóstico de não leitores aplicado aos jovens refere-se ao seu não submetimento à concepção de leitura mantida intacta pela tradição escolar iluminista que valoriza o livro como único suporte possível de leitura e os clássicos como os mediadores privilegiados da formação do leitor. O contato com os estudantes, seja por meio de observações, seja nas entrevistas e oficinas, tem permitido estranhar este diagnóstico. O que temos percebido é que a relação cotidiana, cada vez mais intensa, dos jovens tanto com as mídias de função massiva, como TV e cinema, quanto com as mídias de função pós-massiva, como internet e suas diversas ferramentas, como blogs, orkut, msn, os aproxima da leitura, embora essa aproximação ocorra por intermédio de preferências, e de práticas, diversas das valorizadas pela escola. O presente artigo reflete sobre esses achados, entendendo que eles poderiam ser relevantes ao delineamento de políticas e práticas curriculares concernentes à leitura de jovens estudantes. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977/20040
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977/30786
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 267-283
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 267-283
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 267-283
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901467279360