Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto, Mônica Andrade
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983
Resumo: Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.
id UFPR-4_e6f8a724b62bf01d42fc4d20c06e3506
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/83983
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campoEducação;Educação Ambiental;Educação do CampoDiscursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação AmbientalEducaçãoEste artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.UFPRNão houveModesto, Mônica AndradeAraujo, Maria Inêz Oliveira2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e839831984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983/50858https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/51135https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58726https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58727Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/83983Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
title Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
spellingShingle Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
Modesto, Mônica Andrade
Educação;Educação Ambiental;Educação do Campo
Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental
Educação
title_short Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
title_full Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
title_fullStr Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
title_full_unstemmed Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
title_sort Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
author Modesto, Mônica Andrade
author_facet Modesto, Mônica Andrade
Araujo, Maria Inêz Oliveira
author_role author
author2 Araujo, Maria Inêz Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não houve
dc.contributor.author.fl_str_mv Modesto, Mônica Andrade
Araujo, Maria Inêz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Educação Ambiental;Educação do Campo
Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental
Educação
topic Educação;Educação Ambiental;Educação do Campo
Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental
Educação
description Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983/50858
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/51135
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58726
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58727
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900830793728