Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983 |
Resumo: | Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental. |
id |
UFPR-4_e6f8a724b62bf01d42fc4d20c06e3506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/83983 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campoEducação;Educação Ambiental;Educação do CampoDiscursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação AmbientalEducaçãoEste artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.UFPRNão houveModesto, Mônica AndradeAraujo, Maria Inêz Oliveira2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e839831984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983/50858https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/51135https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58726https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58727Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/83983Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
title |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
spellingShingle |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo Modesto, Mônica Andrade Educação;Educação Ambiental;Educação do Campo Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental Educação |
title_short |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
title_full |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
title_fullStr |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
title_full_unstemmed |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
title_sort |
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo |
author |
Modesto, Mônica Andrade |
author_facet |
Modesto, Mônica Andrade Araujo, Maria Inêz Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Maria Inêz Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modesto, Mônica Andrade Araujo, Maria Inêz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Educação Ambiental;Educação do Campo Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental Educação |
topic |
Educação;Educação Ambiental;Educação do Campo Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental Educação |
description |
Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983/50858 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/51135 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58726 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83983/58727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83983 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900830793728 |