Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irizaga, Karen Ribeiro de Freitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28995
Resumo: Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre o perfil e a produção científica em Enfermagem, realizado através dos artigos publicados em periódicos pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 2004 e 2006. Foram consideradas três unidades de análise: docentes, artigos de periódicos e redes de colaboração. Os 20 professores do Programa foram analisados quanto às características de formação na graduação e Pós-Graduação, tempo de vínculo com o PPGENF, produtividade de artigos e tipos de colaborações. Os 129 artigos publicados pelos docentes foram analisados quanto aos periódicos e idioma utilizados. As redes de colaboração foram analisadas de acordo com o tipo de colaboração e grau de centralidade dos docentes do Programa. As análises mostraram que os docentes são todos formados em Enfermagem. Sete professores possuem vínculo desde a criação do PPGENF. A produtividade dos artigos científicos está aumentando com o passar do período estudado. Os docentes publicaram mais em periódicos internacionais usando mais o idioma português. O periódico mais utilizado para publicar obteve o percentual de 29,5%, sendo este o preferido de um total de 34 títulos de revista. Os artigos publicados tiveram preferência pela publicação dual (55,8%) em segundo a publicação múltipla (34%) e em terceiro a publicação individual (10%), demonstrando a característica essencialmente colaborativa da área. Estas características de colaboração foram estudadas através das redes de co-autoria dos artigos publicados. Não foi encontrada relação entre produtividade e colaboração.
id UFRGS-2_45fae93da149928798453d6d121b374d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28995
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Irizaga, Karen Ribeiro de FreitasMoura, Ana Maria Mielniczuk deCaregnato, Sonia Elisa2011-05-14T06:00:42Z2007http://hdl.handle.net/10183/28995000667016Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre o perfil e a produção científica em Enfermagem, realizado através dos artigos publicados em periódicos pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 2004 e 2006. Foram consideradas três unidades de análise: docentes, artigos de periódicos e redes de colaboração. Os 20 professores do Programa foram analisados quanto às características de formação na graduação e Pós-Graduação, tempo de vínculo com o PPGENF, produtividade de artigos e tipos de colaborações. Os 129 artigos publicados pelos docentes foram analisados quanto aos periódicos e idioma utilizados. As redes de colaboração foram analisadas de acordo com o tipo de colaboração e grau de centralidade dos docentes do Programa. As análises mostraram que os docentes são todos formados em Enfermagem. Sete professores possuem vínculo desde a criação do PPGENF. A produtividade dos artigos científicos está aumentando com o passar do período estudado. Os docentes publicaram mais em periódicos internacionais usando mais o idioma português. O periódico mais utilizado para publicar obteve o percentual de 29,5%, sendo este o preferido de um total de 34 títulos de revista. Os artigos publicados tiveram preferência pela publicação dual (55,8%) em segundo a publicação múltipla (34%) e em terceiro a publicação individual (10%), demonstrando a característica essencialmente colaborativa da área. Estas características de colaboração foram estudadas através das redes de co-autoria dos artigos publicados. Não foi encontrada relação entre produtividade e colaboração.Study bibliometrico of a descriptive profile on scientific and production in nursing, held through the articles published in journals by teachers of the Program for Post-Graduate in Nursing at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in the period between 2004 and 2006. They were considered three units of analysis: teachers, journal articles and networks of cooperation. The 20 teachers from Program were analyzed on the characteristics of training at the graduate and post-graduate, time to bond with the PPGENF, productivity of items and types of collaborations. The 129 articles published by the teachers were reviewed journals and on the language used. The networks of collaboration were analyzed according to the type of cooperation and the degree of centrality of teachers of the Program. The analysis showed that the teachers are all trained in Nursing. Seven teachers have ties since the creation of PPGENF. The productivity of scientific articles is increasing with the passage of time studied. Teachers published more in international journals using the language more Portuguese. The journal received more used to publish the percentage of 29.5%, which is preferred for a total of 34 titles of magazine. The articles were published preference for publication dual (55.8%) according to the publication in multiple (34%) and in third the publication individual (10%), demonstrating the characteristic essentially collaborative in the area. These characteristics were studied for collaboration across networks of co-authors of the articles published. No relationship was found between productivity and collaboration.application/pdfporProdução científicaBibliometriaProgram for post-graduateNursing in scientificCommunication networks co-authorship scientific-productionAnálise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000667016.pdf000667016.pdfTexto completoapplication/pdf649699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28995/1/000667016.pdf032bf837b6a3f5c0784c1c0e9d60eb28MD51TEXT000667016.pdf.txt000667016.pdf.txtExtracted Texttext/plain77045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28995/2/000667016.pdf.txt39df8d64add412a30c85ab4b55d56993MD52THUMBNAIL000667016.pdf.jpg000667016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28995/3/000667016.pdf.jpg01ad0dcc124e35de7428d8b64d14410dMD5310183/289952018-10-09 08:53:20.547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:53:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
title Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
spellingShingle Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
Irizaga, Karen Ribeiro de Freitas
Produção científica
Bibliometria
Program for post-graduate
Nursing in scientific
Communication networks co-authorship scientific-production
title_short Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
title_full Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
title_fullStr Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
title_full_unstemmed Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
title_sort Análise da produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
author Irizaga, Karen Ribeiro de Freitas
author_facet Irizaga, Karen Ribeiro de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irizaga, Karen Ribeiro de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
contributor_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Caregnato, Sonia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Produção científica
Bibliometria
topic Produção científica
Bibliometria
Program for post-graduate
Nursing in scientific
Communication networks co-authorship scientific-production
dc.subject.eng.fl_str_mv Program for post-graduate
Nursing in scientific
Communication networks co-authorship scientific-production
description Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre o perfil e a produção científica em Enfermagem, realizado através dos artigos publicados em periódicos pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 2004 e 2006. Foram consideradas três unidades de análise: docentes, artigos de periódicos e redes de colaboração. Os 20 professores do Programa foram analisados quanto às características de formação na graduação e Pós-Graduação, tempo de vínculo com o PPGENF, produtividade de artigos e tipos de colaborações. Os 129 artigos publicados pelos docentes foram analisados quanto aos periódicos e idioma utilizados. As redes de colaboração foram analisadas de acordo com o tipo de colaboração e grau de centralidade dos docentes do Programa. As análises mostraram que os docentes são todos formados em Enfermagem. Sete professores possuem vínculo desde a criação do PPGENF. A produtividade dos artigos científicos está aumentando com o passar do período estudado. Os docentes publicaram mais em periódicos internacionais usando mais o idioma português. O periódico mais utilizado para publicar obteve o percentual de 29,5%, sendo este o preferido de um total de 34 títulos de revista. Os artigos publicados tiveram preferência pela publicação dual (55,8%) em segundo a publicação múltipla (34%) e em terceiro a publicação individual (10%), demonstrando a característica essencialmente colaborativa da área. Estas características de colaboração foram estudadas através das redes de co-autoria dos artigos publicados. Não foi encontrada relação entre produtividade e colaboração.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-14T06:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28995
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000667016
url http://hdl.handle.net/10183/28995
identifier_str_mv 000667016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28995/1/000667016.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28995/2/000667016.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28995/3/000667016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 032bf837b6a3f5c0784c1c0e9d60eb28
39df8d64add412a30c85ab4b55d56993
01ad0dcc124e35de7428d8b64d14410d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408528846848