Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641 |
Resumo: | Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro. |
id |
UFPR-4_eebe66915e6ef6db6d980ebd424c84e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/64641 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.Educação; Fundamentos da Educação; História da Educaçãocultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneoCultura Material EscolarPor meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.UFPRUniversidade do Estado de Santa CatarinaKinchescki, Ana Paula de Souzade Sousa, Gustavo Rugoni2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-4121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641/39582Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/64641Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
title |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
spellingShingle |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. Kinchescki, Ana Paula de Souza Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação cultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneo Cultura Material Escolar |
title_short |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
title_full |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
title_fullStr |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
title_full_unstemmed |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
title_sort |
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. |
author |
Kinchescki, Ana Paula de Souza |
author_facet |
Kinchescki, Ana Paula de Souza de Sousa, Gustavo Rugoni |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Gustavo Rugoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kinchescki, Ana Paula de Souza de Sousa, Gustavo Rugoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação cultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneo Cultura Material Escolar |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação cultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneo Cultura Material Escolar |
description |
Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641/39582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412 Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412 Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892786118656 |