Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kinchescki, Ana Paula de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Sousa, Gustavo Rugoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641
Resumo: Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.
id UFPR-4_eebe66915e6ef6db6d980ebd424c84e7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64641
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.Educação; Fundamentos da Educação; História da Educaçãocultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneoCultura Material EscolarPor meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.UFPRUniversidade do Estado de Santa CatarinaKinchescki, Ana Paula de Souzade Sousa, Gustavo Rugoni2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-4121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641/39582Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/64641Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
title Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
spellingShingle Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Kinchescki, Ana Paula de Souza
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
cultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneo
Cultura Material Escolar
title_short Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
title_full Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
title_fullStr Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
title_full_unstemmed Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
title_sort Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
author Kinchescki, Ana Paula de Souza
author_facet Kinchescki, Ana Paula de Souza
de Sousa, Gustavo Rugoni
author_role author
author2 de Sousa, Gustavo Rugoni
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kinchescki, Ana Paula de Souza
de Sousa, Gustavo Rugoni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
cultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneo
Cultura Material Escolar
topic Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
cultura material escolar; lousa; quadro-negro; ensino simultâneo
Cultura Material Escolar
description Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641/39582
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 407-412
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892786118656