Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530 |
Resumo: | O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos. |
id |
UFPR-4_f0f633d045f2f1a9a89b758f53721469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71530 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professoresEducação; Tópicos Específicos de Educação; Educação EspecialAltas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.Educação EspecialO presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.UFPRMendonça, Lurian DionizioRodrigues, Olga Maria Piazentin RolimCapellini, Vera Lucia Messias Fialho2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530/41212Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/71530Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
title |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
spellingShingle |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores Mendonça, Lurian Dionizio Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial. Educação Especial |
title_short |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
title_full |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
title_fullStr |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
title_full_unstemmed |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
title_sort |
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores |
author |
Mendonça, Lurian Dionizio |
author_facet |
Mendonça, Lurian Dionizio Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim Capellini, Vera Lucia Messias Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim Capellini, Vera Lucia Messias Fialho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Lurian Dionizio Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim Capellini, Vera Lucia Messias Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial. Educação Especial |
topic |
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial. Educação Especial |
description |
O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530/41212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899184529408 |