Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Lurian Dionizio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim, Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530
Resumo: O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.
id UFPR-4_f0f633d045f2f1a9a89b758f53721469
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71530
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professoresEducação; Tópicos Específicos de Educação; Educação EspecialAltas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.Educação EspecialO presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.UFPRMendonça, Lurian DionizioRodrigues, Olga Maria Piazentin RolimCapellini, Vera Lucia Messias Fialho2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530/41212Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/71530Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
title Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
spellingShingle Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
Mendonça, Lurian Dionizio
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.
Educação Especial
title_short Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
title_full Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
title_fullStr Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
title_full_unstemmed Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
title_sort Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
author Mendonça, Lurian Dionizio
author_facet Mendonça, Lurian Dionizio
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
author_role author
author2 Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Lurian Dionizio
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.
Educação Especial
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.
Educação Especial
description O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71530/41212
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899184529408