Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Fátima de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296
Resumo: O objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposiçõesde renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernizaçãopelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.
id UFPR-4_f16d5c1076131f9a3abf7d12181eabd6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/33296
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XXO objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposiçõesde renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernizaçãopelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.UFPRSouza, Rosa Fátima de2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 103-120Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 103-120Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 103-1201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296/20946https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296/30735info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/33296Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
title Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
spellingShingle Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
Souza, Rosa Fátima de
title_short Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
title_full Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
title_fullStr Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
title_full_unstemmed Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
title_sort Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX
author Souza, Rosa Fátima de
author_facet Souza, Rosa Fátima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Fátima de
dc.subject.none.fl_str_mv


description O objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposiçõesde renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernizaçãopelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296/20946
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296/30735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 103-120
Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 103-120
Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 103-120
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896530583552