Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516
Resumo: Considerando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI.
id UFPR-4_f8eeef13ddf3980db3b598ea09905d3e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/50516
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunosEducação Especial; InclusãoEducação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão.Inclusão EducacionalConsiderando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI.UFPRMaturana, Ana Paula Pacheco MoraesMendes, Enicéia Gonçalves2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-2401984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516/34044Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:07:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/50516Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:07:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
title Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
spellingShingle Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes
Educação Especial; Inclusão
Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão.
Inclusão Educacional
title_short Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
title_full Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
title_fullStr Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
title_full_unstemmed Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
title_sort Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
author Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes
author_facet Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes
Mendes, Enicéia Gonçalves
author_role author
author2 Mendes, Enicéia Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes
Mendes, Enicéia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial; Inclusão
Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão.
Inclusão Educacional
topic Educação Especial; Inclusão
Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão.
Inclusão Educacional
description Considerando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516/34044
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898215645184