Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516 |
Resumo: | Considerando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI. |
id |
UFPR-4_f8eeef13ddf3980db3b598ea09905d3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/50516 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunosEducação Especial; InclusãoEducação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão.Inclusão EducacionalConsiderando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI.UFPRMaturana, Ana Paula Pacheco MoraesMendes, Enicéia Gonçalves2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-2401984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516/34044Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:07:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/50516Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:07:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
title |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
spellingShingle |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes Educação Especial; Inclusão Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão. Inclusão Educacional |
title_short |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
title_full |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
title_fullStr |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
title_full_unstemmed |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
title_sort |
Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos |
author |
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes |
author_facet |
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes Mendes, Enicéia Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Enicéia Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes Mendes, Enicéia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial; Inclusão Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão. Inclusão Educacional |
topic |
Educação Especial; Inclusão Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão. Inclusão Educacional |
description |
Considerando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516/34044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 209-226. 227-240 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898215645184 |