Tecnologias digitais na educação: tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Axt, Margarete
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ern, Edel, Fonseca, Tânia Mara Galli, Leite, Denise Balarine Cavalheiro, Maraschin, Cleci, Mutti, Regina Maria Varini, da Silva, Dinorá Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150
Resumo: O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem – Provia –, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo – o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo –, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento. E-learning technologies in education: some trends Abstract PROVIA – Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem – is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem – evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.
id UFPR-4_f8fcc81e120dda7324f0a27957b4a9a6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2150
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na educação: tendênciasAmbientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments. O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem – Provia –, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo – o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo –, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento. E-learning technologies in education: some trends Abstract PROVIA – Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem – is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem – evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-2641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/1802https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/31276Axt, MargareteErn, EdelFonseca, Tânia Mara GalliLeite, Denise Balarine CavalheiroMaraschin, CleciMutti, Regina Maria Varinida Silva, Dinorá Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:21:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/2150Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:21:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação: tendências
title Tecnologias digitais na educação: tendências
spellingShingle Tecnologias digitais na educação: tendências
Axt, Margarete
Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments.
title_short Tecnologias digitais na educação: tendências
title_full Tecnologias digitais na educação: tendências
title_fullStr Tecnologias digitais na educação: tendências
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação: tendências
title_sort Tecnologias digitais na educação: tendências
author Axt, Margarete
author_facet Axt, Margarete
Ern, Edel
Fonseca, Tânia Mara Galli
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Maraschin, Cleci
Mutti, Regina Maria Varini
da Silva, Dinorá Fraga
author_role author
author2 Ern, Edel
Fonseca, Tânia Mara Galli
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Maraschin, Cleci
Mutti, Regina Maria Varini
da Silva, Dinorá Fraga
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Axt, Margarete
Ern, Edel
Fonseca, Tânia Mara Galli
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Maraschin, Cleci
Mutti, Regina Maria Varini
da Silva, Dinorá Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments.
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments.
description O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem – Provia –, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo – o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo –, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento. E-learning technologies in education: some trends Abstract PROVIA – Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem – is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem – evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/1802
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/31276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893466644480