Tecnologias digitais na educação: tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150 |
Resumo: | O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem Provia , integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo , buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento. E-learning technologies in education: some trends Abstract PROVIA Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced. |
id |
UFPR-4_f8fcc81e120dda7324f0a27957b4a9a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2150 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais na educação: tendênciasAmbientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments. O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem Provia , integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo , buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento. E-learning technologies in education: some trends Abstract PROVIA Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-2641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/1802https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/31276Axt, MargareteErn, EdelFonseca, Tânia Mara GalliLeite, Denise Balarine CavalheiroMaraschin, CleciMutti, Regina Maria Varinida Silva, Dinorá Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:21:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/2150Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:21:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
title |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na educação: tendências Axt, Margarete Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments. |
title_short |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
title_full |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
title_sort |
Tecnologias digitais na educação: tendências |
author |
Axt, Margarete |
author_facet |
Axt, Margarete Ern, Edel Fonseca, Tânia Mara Galli Leite, Denise Balarine Cavalheiro Maraschin, Cleci Mutti, Regina Maria Varini da Silva, Dinorá Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Ern, Edel Fonseca, Tânia Mara Galli Leite, Denise Balarine Cavalheiro Maraschin, Cleci Mutti, Regina Maria Varini da Silva, Dinorá Fraga |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Axt, Margarete Ern, Edel Fonseca, Tânia Mara Galli Leite, Denise Balarine Cavalheiro Maraschin, Cleci Mutti, Regina Maria Varini da Silva, Dinorá Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments. |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação; E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments. |
description |
O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem Provia , integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo , buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento. E-learning technologies in education: some trends Abstract PROVIA Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/1802 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150/31276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264 Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264 Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 237-264 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893466644480 |