O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender como se dava a preparação dos professores de primeiras letras na província de Sergipe entre os anos de 1827 e 1879, especialmenteapós a criação e implantação do Atheneu Sergipense e do Curso Normal, a partir de 1870. Os marcos temporais demarcados fazem referência à Lei de 15 de outubro de 1827, extinção da escola normal e incorporação dela ao Atheneu Sergipense. Faz-se, então, necessário que os estudos sobre a configuração da profissão docente considerem a lei como fonte. As categorias analíticas de Pierre Bourdieu (1996) e Norbert Elias (1990, 2001) ajudaram a compreender como se configurou a profissão docente no âmbito do ensino primário e de que forma se constituiu o habitus profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil, dentro de um processo civilizador. É possível afirmar que a profissão docente se configurou em meio a avanços e retrocessos, permeados por tentativas de organização do ensino primário através da legislação. A criação da Escola Normal surgiu como uma ação que traria padronização aos saberes a serem ensinados, pois, à medida em que a importância de se configurar a profissão tornou-se crescente e premente, houve a necessidade de deixar a formação pela prática e implementar a formação institucionalizada na Escola Normal. |
id |
UFPR-4_fdce60582d163deb02c28895960fa142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/31824 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879)Educação; História da EducaçãoEscola Normal; Sergipe; Profissionalização docente; LegislaçãoEste artigo tem como objetivo compreender como se dava a preparação dos professores de primeiras letras na província de Sergipe entre os anos de 1827 e 1879, especialmenteapós a criação e implantação do Atheneu Sergipense e do Curso Normal, a partir de 1870. Os marcos temporais demarcados fazem referência à Lei de 15 de outubro de 1827, extinção da escola normal e incorporação dela ao Atheneu Sergipense. Faz-se, então, necessário que os estudos sobre a configuração da profissão docente considerem a lei como fonte. As categorias analíticas de Pierre Bourdieu (1996) e Norbert Elias (1990, 2001) ajudaram a compreender como se configurou a profissão docente no âmbito do ensino primário e de que forma se constituiu o habitus profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil, dentro de um processo civilizador. É possível afirmar que a profissão docente se configurou em meio a avanços e retrocessos, permeados por tentativas de organização do ensino primário através da legislação. A criação da Escola Normal surgiu como uma ação que traria padronização aos saberes a serem ensinados, pois, à medida em que a importância de se configurar a profissão tornou-se crescente e premente, houve a necessidade de deixar a formação pela prática e implementar a formação institucionalizada na Escola Normal.UFPRAmorim, Simone SilveiraFerronato, Cristiano de Jesus2013-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 209-225Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 209-225Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 209-2251984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824/20951https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824/30740info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/31824Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
title |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
spellingShingle |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) Amorim, Simone Silveira Educação; História da Educação Escola Normal; Sergipe; Profissionalização docente; Legislação |
title_short |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
title_full |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
title_fullStr |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
title_full_unstemmed |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
title_sort |
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879) |
author |
Amorim, Simone Silveira |
author_facet |
Amorim, Simone Silveira Ferronato, Cristiano de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ferronato, Cristiano de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Simone Silveira Ferronato, Cristiano de Jesus |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História da Educação Escola Normal; Sergipe; Profissionalização docente; Legislação |
topic |
Educação; História da Educação Escola Normal; Sergipe; Profissionalização docente; Legislação |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender como se dava a preparação dos professores de primeiras letras na província de Sergipe entre os anos de 1827 e 1879, especialmenteapós a criação e implantação do Atheneu Sergipense e do Curso Normal, a partir de 1870. Os marcos temporais demarcados fazem referência à Lei de 15 de outubro de 1827, extinção da escola normal e incorporação dela ao Atheneu Sergipense. Faz-se, então, necessário que os estudos sobre a configuração da profissão docente considerem a lei como fonte. As categorias analíticas de Pierre Bourdieu (1996) e Norbert Elias (1990, 2001) ajudaram a compreender como se configurou a profissão docente no âmbito do ensino primário e de que forma se constituiu o habitus profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil, dentro de um processo civilizador. É possível afirmar que a profissão docente se configurou em meio a avanços e retrocessos, permeados por tentativas de organização do ensino primário através da legislação. A criação da Escola Normal surgiu como uma ação que traria padronização aos saberes a serem ensinados, pois, à medida em que a importância de se configurar a profissão tornou-se crescente e premente, houve a necessidade de deixar a formação pela prática e implementar a formação institucionalizada na Escola Normal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824/20951 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31824/30740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 209-225 Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 209-225 Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 209-225 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900980740096 |