Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668 |
Resumo: | Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, noque se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadasà educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagemhistórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem porobjetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situaçõesreais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos algunsdos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidasna educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ouinadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. Apartir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processosde tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuirpara a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentospara chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novosdesenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos daEJA do que as propostas tradicionais. |
id |
UFPR-4_fea218e7784869a02ae3744c2fdfbbdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/8668 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult educationReflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJAadult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJAEsse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, noque se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadasà educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagemhistórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem porobjetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situaçõesreais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos algunsdos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidasna educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ouinadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. Apartir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processosde tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuirpara a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentospara chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novosdesenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos daEJA do que as propostas tradicionais.This text approaches some points about the contemporary curricularreflection, referring to the study of new forms of curricular organizationbound for the youth and adults education. In its beginning, the text brings abrief approach of the history of the youth and adults education in Brasil,aiming to place the reader in the debate. Then, using the relates of realsituations lived by the author or by close people, I discuss some of the mainproblems that can be perceived in the curricular practices developed in theyouth and adult education, as the childish treatment of the students or theinadequate contents or way of treating them and the speech used as well.From this, a theoretical reflection about how I understand the process ofweaving the knowledge is developed, where I intent to contribute to thereflection around the possibilities of overcoming these problems. Finally, Idiscuss some of the conceptions of curriculum e yours fundaments to reachthe proposition of a debate about the possibilities of new curricular drawingsthat may be more fitted to the students than the traditional proposes.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-1001984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/6042https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/31432Oliveira, Inês Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8668Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA |
title |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education |
spellingShingle |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education Oliveira, Inês Barbosa de adult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA |
title_short |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education |
title_full |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education |
title_fullStr |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education |
title_full_unstemmed |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education |
title_sort |
Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education |
author |
Oliveira, Inês Barbosa de |
author_facet |
Oliveira, Inês Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Inês Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA |
topic |
adult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA |
description |
Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, noque se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadasà educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagemhistórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem porobjetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situaçõesreais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos algunsdos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidasna educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ouinadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. Apartir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processosde tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuirpara a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentospara chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novosdesenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos daEJA do que as propostas tradicionais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/6042 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/31432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100 Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100 Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897019219968 |