Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Barbosa de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668
Resumo: Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, noque se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadasà educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagemhistórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem porobjetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situaçõesreais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos algunsdos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidasna educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ouinadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. Apartir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processosde tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuirpara a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentospara chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novosdesenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos daEJA do que as propostas tradicionais.
id UFPR-4_fea218e7784869a02ae3744c2fdfbbdc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/8668
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult educationReflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJAadult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJAEsse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, noque se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadasà educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagemhistórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem porobjetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situaçõesreais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos algunsdos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidasna educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ouinadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. Apartir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processosde tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuirpara a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentospara chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novosdesenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos daEJA do que as propostas tradicionais.This text approaches some points about the contemporary curricularreflection, referring to the study of new forms of curricular organizationbound for the youth and adults education. In its beginning, the text brings abrief approach of the history of the youth and adults education in Brasil,aiming to place the reader in the debate. Then, using the relates of realsituations lived by the author or by close people, I discuss some of the mainproblems that can be perceived in the curricular practices developed in theyouth and adult education, as the childish treatment of the students or theinadequate contents or way of treating them and the speech used as well.From this, a theoretical reflection about how I understand the process ofweaving the knowledge is developed, where I intent to contribute to thereflection around the possibilities of overcoming these problems. Finally, Idiscuss some of the conceptions of curriculum e yours fundaments to reachthe proposition of a debate about the possibilities of new curricular drawingsthat may be more fitted to the students than the traditional proposes.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-1001984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/6042https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/31432Oliveira, Inês Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8668Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA
title Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
spellingShingle Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
Oliveira, Inês Barbosa de
adult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA
title_short Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
title_full Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
title_fullStr Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
title_full_unstemmed Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
title_sort Reflexions about curricular organisation and pedagogical practices in adult education
author Oliveira, Inês Barbosa de
author_facet Oliveira, Inês Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Inês Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv adult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA
topic adult education; practiced curriculum; curricular organization for adult education; educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA
description Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, noque se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadasà educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagemhistórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem porobjetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situaçõesreais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos algunsdos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidasna educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ouinadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. Apartir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processosde tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuirpara a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentospara chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novosdesenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos daEJA do que as propostas tradicionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/6042
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/31432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 83-100
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897019219968