Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315 |
Resumo: | Dr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years. |
id |
UFPR-6_089b90c124b21d0136a6698951e1d1ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/41315 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retosInformation Literacy: Concepts, characteristics and challengesCompetência em Informação: conceitos, características e desafiosnterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y HumanidadesAlfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivoInterdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e HumanidadesLetramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitivaInterdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and HumanitiesInformation literacy; Information skills; Cognitive learningDr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years.A Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, especialista em competência informacional, aborda e esclarece distintos conceitos desta temática ainda em construção, apresentando um breve histórico e os principais modelos aceitos para o desenvolvimento da competência informacional em ambientes os mais diversos; e suas consequências para os indivíduos envolvidos. A Dra. Kelley Cristine complementa suas considerações explorando os efeitos do big data e do linked data nos processos de aprendizagem contínua e fornece interessantes insights para a temática nos próximos 5-10 anos.La Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque es especialista en Alfabetización Informacional invitada a abordar y explicar distintos conceptos de un tema que sigue en construcción. La Dra. Gasque presenta una breve historia y los modelos clave aceptados para el desarrollo de la alfabetización en información en los más diversos ambientes, y sus consecuencias para los involucrados. Complementa sus consideraciones explorar los efectos de grandes volúmenes de datos (big data) y los datos vinculados (linked data) en el proceso de aprendizaje continuo discutiendo perspectivas interesantes sobre el tema en los próximos 5-10 años.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2013-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioncualitativa; entrevistaqualitative; interviewconvidadosqualitativa; entrevistatext/htmlapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/4131510.5380/atoz.v2i1.41315AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-92237-826X10.5380/atoz.v2i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25246https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25247info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T14:55:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/41315Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-03T14:55:49AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos Information Literacy: Concepts, characteristics and challenges Competência em Informação: conceitos, características e desafios |
title |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos |
spellingShingle |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias nterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y Humanidades Alfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivo Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e Humanidades Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva Interdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and Humanities Information literacy; Information skills; Cognitive learning |
title_short |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos |
title_full |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos |
title_fullStr |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos |
title_full_unstemmed |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos |
title_sort |
Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
nterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y Humanidades Alfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivo Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e Humanidades Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva Interdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and Humanities Information literacy; Information skills; Cognitive learning |
topic |
nterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y Humanidades Alfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivo Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e Humanidades Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva Interdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and Humanities Information literacy; Information skills; Cognitive learning |
description |
Dr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion cualitativa; entrevista qualitative; interview convidados qualitativa; entrevista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315 10.5380/atoz.v2i1.41315 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v2i1.41315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25246 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf application/epub+zip |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9 2237-826X 10.5380/atoz.v2i1 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276794811973632 |