Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315
Resumo: Dr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years.
id UFPR-6_089b90c124b21d0136a6698951e1d1ce
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/41315
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Alfabetización Informacional: conceptos, características y retosInformation Literacy: Concepts, characteristics and challengesCompetência em Informação: conceitos, características e desafiosnterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y HumanidadesAlfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivoInterdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e HumanidadesLetramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitivaInterdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and HumanitiesInformation literacy; Information skills; Cognitive learningDr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years.A Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, especialista em competência informacional, aborda e esclarece distintos conceitos desta temática ainda em construção, apresentando um breve histórico e os principais modelos aceitos para o desenvolvimento da competência informacional em ambientes os mais diversos; e suas consequências para os indivíduos envolvidos. A Dra. Kelley Cristine complementa suas considerações explorando os efeitos do big data e do linked data nos processos de aprendizagem contínua e fornece interessantes insights para a temática nos próximos 5-10 anos.La Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque es especialista en Alfabetización Informacional invitada a abordar y explicar distintos conceptos de un tema que sigue en construcción. La Dra. Gasque presenta una breve historia y los modelos clave aceptados para el desarrollo de la alfabetización en información en los más diversos ambientes, y sus consecuencias para los involucrados. Complementa sus consideraciones explorar los efectos de grandes volúmenes de datos (big data) y los datos vinculados (linked data) en el proceso de aprendizaje continuo discutiendo perspectivas interesantes sobre el tema en los próximos 5-10 años.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2013-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioncualitativa; entrevistaqualitative; interviewconvidadosqualitativa; entrevistatext/htmlapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/4131510.5380/atoz.v2i1.41315AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-92237-826X10.5380/atoz.v2i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25246https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25247info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T14:55:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/41315Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-03T14:55:49AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
Information Literacy: Concepts, characteristics and challenges
Competência em Informação: conceitos, características e desafios
title Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
spellingShingle Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
nterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y Humanidades
Alfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivo
Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e Humanidades
Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva
Interdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and Humanities
Information literacy; Information skills; Cognitive learning
title_short Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
title_full Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
title_fullStr Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
title_full_unstemmed Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
title_sort Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv nterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y Humanidades
Alfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivo
Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e Humanidades
Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva
Interdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and Humanities
Information literacy; Information skills; Cognitive learning
topic nterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/Gestión; Interdisciplinario: Sociales y Humanidades
Alfabetización informacional; Capacidad informativa; Aprendizaje cognitivo
Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão; Interdisciplinar: Sociais e Humanidades
Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva
Interdisciplinary Engineering/Technology/Management; Interdisciplinary: Social Studies and Humanities
Information literacy; Information skills; Cognitive learning
description Dr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
cualitativa; entrevista
qualitative; interview
convidados
qualitativa; entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315
10.5380/atoz.v2i1.41315
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v2i1.41315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25246
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
application/epub+zip
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9
2237-826X
10.5380/atoz.v2i1
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276794811973632