Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196 |
Resumo: | Introdução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual. |
id |
UFPR-6_7c00b80ecd530891ebb50ee0cdc25591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54196 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case studyProyectos de aprendizaje como estrategia de enseñanza de informática para personas con discapacidad intelectual: un estudio de casoProjetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: Estudo de casoEducación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación EspecialProyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educaciónEducation: Teaching Methods and Techniques; Education: Special EducationLearning projects; intellectual impairment; Informatics in educationEducação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação EspecialProjetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educaçãoIntrodução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual. Introducción: Las tecnologías han transformado la forma en que la gente vive y se relaciona con el conocimiento, potenciando los procesos de enseñanza-aprendizaje. Una alternativa en ese sentido son los proyectos de aprendizaje apoyados por las computadoras, que permiten al estudiante construir sus propios conocimientos. Estas metodologías se han utilizado en varias áreas de la educación y el propósito de este artículo es presentar un informe de experiencia sobre un proyecto de aprendizaje centrado en el aprendizaje por computadora en un curso de Asistente de Servicio para personas con discapacidad intelectual. Método: consistió en un estudio de caso cualitativo. Resultados: El proyecto involucró a estudiantes con discapacidad intelectual, monitor y docente, demostrando que la aplicación de la metodología de los proyectos de aprendizaje resulta en un recurso eficiente para la enseñanza de la tecnología de la información para personas con discapacidad intelectual. Conclusiones: La evidencia sugiere que los proyectos de aprendizaje pueden ser una alternativa efectiva para trabajar con personas con discapacidad intelectual.Introduction: Technologies have transformed the way people live and relate to knowledge, bringing the potential for teaching-learning processes. An alternative in this sense is the learning projects supported by computers, which allow the student to build their own knowledge. These methodologies have been used in several areas of education, and the purpose of this article is to present an experience report about a learning project focused on computer learning in a Service Assistant course for people with intellectual disabilities. Method: consisted of a qualitative case study. Results: The project involved students with intellectual disability, monitor and teacher, demonstrating that the application of the methodology of learning projects results in an efficient resource for the teaching of information technology for people with intellectual disabilities. Conclusions: Evidence suggests that learning projects can be an effective alternative for working with people with intellectual disabilities.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRPasqual Júnior, Paulo Antonio2017-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCase study; Qualitative studyavaliado por paresEstudo de caso; Estudo qualitativoCaso de estudio; Estudio cualitativotext/htmlapplication/epub+zipapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/5419610.5380/atoz.v6i1.54196AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-302237-826X10.5380/atoz.v6i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33707https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33758https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33700https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/30478https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31121https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31122Rio Grande do Sulpersonas con discapacidad intelectualRio Grande do Sulpeople with intellectual disabilitiesRio Grande do Sulpessoas com deficiência intelectualDireitos autorais 2017 os autoreshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-04T14:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/54196Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-04T14:08:04AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study Proyectos de aprendizaje como estrategia de enseñanza de informática para personas con discapacidad intelectual: un estudio de caso Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: Estudo de caso |
title |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study |
spellingShingle |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study Pasqual Júnior, Paulo Antonio Educación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación Especial Proyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educación Education: Teaching Methods and Techniques; Education: Special Education Learning projects; intellectual impairment; Informatics in education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação Especial Projetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educação |
title_short |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study |
title_full |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study |
title_fullStr |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study |
title_full_unstemmed |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study |
title_sort |
Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study |
author |
Pasqual Júnior, Paulo Antonio |
author_facet |
Pasqual Júnior, Paulo Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqual Júnior, Paulo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación Especial Proyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educación Education: Teaching Methods and Techniques; Education: Special Education Learning projects; intellectual impairment; Informatics in education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação Especial Projetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educação |
topic |
Educación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación Especial Proyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educación Education: Teaching Methods and Techniques; Education: Special Education Learning projects; intellectual impairment; Informatics in education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação Especial Projetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educação |
description |
Introdução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Case study; Qualitative study avaliado por pares Estudo de caso; Estudo qualitativo Caso de estudio; Estudio cualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196 10.5380/atoz.v6i1.54196 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v6i1.54196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33707 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33758 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33700 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/30478 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31121 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 os autores http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 os autores http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/epub+zip application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Rio Grande do Sul personas con discapacidad intelectual Rio Grande do Sul people with intellectual disabilities Rio Grande do Sul pessoas com deficiência intelectual |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30 2237-826X 10.5380/atoz.v6i1 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276794930462720 |