Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqual Júnior, Paulo Antonio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196
Resumo: Introdução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual. 
id UFPR-6_7c00b80ecd530891ebb50ee0cdc25591
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54196
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case studyProyectos de aprendizaje como estrategia de enseñanza de informática para personas con discapacidad intelectual: un estudio de casoProjetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: Estudo de casoEducación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación EspecialProyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educaciónEducation: Teaching Methods and Techniques; Education: Special EducationLearning projects; intellectual impairment; Informatics in educationEducação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação EspecialProjetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educaçãoIntrodução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual. Introducción: Las tecnologías han transformado la forma en que la gente vive y se relaciona con el conocimiento, potenciando los procesos de enseñanza-aprendizaje. Una alternativa en ese sentido son los proyectos de aprendizaje apoyados por las computadoras, que permiten al estudiante construir sus propios conocimientos. Estas metodologías se han utilizado en varias áreas de la educación y el propósito de este artículo es presentar un informe de experiencia sobre un proyecto de aprendizaje centrado en el aprendizaje por computadora en un curso de Asistente de Servicio para personas con discapacidad intelectual. Método: consistió en un estudio de caso cualitativo. Resultados: El proyecto involucró a estudiantes con discapacidad intelectual, monitor y docente, demostrando que la aplicación de la metodología de los proyectos de aprendizaje resulta en un recurso eficiente para la enseñanza de la tecnología de la información para personas con discapacidad intelectual. Conclusiones: La evidencia sugiere que los proyectos de aprendizaje pueden ser una alternativa efectiva para trabajar con personas con discapacidad intelectual.Introduction: Technologies have transformed the way people live and relate to knowledge, bringing the potential for teaching-learning processes. An alternative in this sense is the learning projects supported by computers, which allow the student to build their own knowledge. These methodologies have been used in several areas of education, and the purpose of this article is to present an experience report about a learning project focused on computer learning in a Service Assistant course for people with intellectual disabilities. Method: consisted of a qualitative case study. Results: The project involved students with intellectual disability, monitor and teacher, demonstrating that the application of the methodology of learning projects results in an efficient resource for the teaching of information technology for people with intellectual disabilities. Conclusions: Evidence suggests that learning projects can be an effective alternative for working with people with intellectual disabilities.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRPasqual Júnior, Paulo Antonio2017-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCase study; Qualitative studyavaliado por paresEstudo de caso; Estudo qualitativoCaso de estudio; Estudio cualitativotext/htmlapplication/epub+zipapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/5419610.5380/atoz.v6i1.54196AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-302237-826X10.5380/atoz.v6i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33707https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33758https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33700https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/30478https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31121https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31122Rio Grande do Sulpersonas con discapacidad intelectualRio Grande do Sulpeople with intellectual disabilitiesRio Grande do Sulpessoas com deficiência intelectualDireitos autorais 2017 os autoreshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-04T14:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/54196Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-04T14:08:04AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
Proyectos de aprendizaje como estrategia de enseñanza de informática para personas con discapacidad intelectual: un estudio de caso
Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: Estudo de caso
title Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
spellingShingle Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
Pasqual Júnior, Paulo Antonio
Educación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación Especial
Proyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educación
Education: Teaching Methods and Techniques; Education: Special Education
Learning projects; intellectual impairment; Informatics in education
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação Especial
Projetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educação
title_short Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
title_full Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
title_fullStr Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
title_full_unstemmed Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
title_sort Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study
author Pasqual Júnior, Paulo Antonio
author_facet Pasqual Júnior, Paulo Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqual Júnior, Paulo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación Especial
Proyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educación
Education: Teaching Methods and Techniques; Education: Special Education
Learning projects; intellectual impairment; Informatics in education
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação Especial
Projetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educação
topic Educación: Métodos y Técnicas de Enseñanza; Educación: Educación Especial
Proyectos de aprendizaje; Deficiencia intelectual; Informática en educación
Education: Teaching Methods and Techniques; Education: Special Education
Learning projects; intellectual impairment; Informatics in education
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação: Educação Especial
Projetos de aprendizagem; Deficiência intelectual; Informática em educação
description Introdução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Case study; Qualitative study
avaliado por pares
Estudo de caso; Estudo qualitativo
Caso de estudio; Estudio cualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196
10.5380/atoz.v6i1.54196
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v6i1.54196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33707
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33758
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/54196/33700
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/30478
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31121
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/54196/31122
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 os autores
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 os autores
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/epub+zip
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio Grande do Sul

personas con discapacidad intelectual
Rio Grande do Sul

people with intellectual disabilities
Rio Grande do Sul

pessoas com deficiência intelectual
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 1 (2017): jan./jun.; 26-30
2237-826X
10.5380/atoz.v6i1
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276794930462720