A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Ribeiro, Sara Dieny
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marques Gerlin, Meri Nádia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219
Resumo: Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos.
id UFPR-6_937d75a41497636819f632ddfd12a1e5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/89219
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamentalReading competence in the school library: knowledge and skills for the development of critical reading in the elementary school librarySchool library; Reading competence; Information literacy; Critical reading.Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informaçãoBiblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica.Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos.Introduction: Developing skills in information and reading is essential in contemporary times in order to acquire skills and techniques to recover and understand, use and communicate reliable information made available in scientific, literary, technical modalities and stored in multimodal formats. Therefore, reading competence, crossed by competence in information and the literacy process, is responsible for the development of a critical conscience in the school routine, helping to combat misinformation. Given the above, the objective is to analyze the librarian practice in elementary schools that contributes to the development of reading competence in the digital age. Method: The research is exploratory and descriptive in nature and, in terms of procedures, it is characterized as a case study and a bibliographical survey with the aim of supporting an investigation with a predominantly qualitative approach. Results: It was verified that the acquisition of knowledge and attitudes becomes a condition for obtaining a critical reading of the different modalities and languages available in hybrid spaces of information, education and culture such as the library, school and cyberspace. Conclusion: About the librarian actions for the promotion of competences observed with more prominence in this study, they were the orientation to the school, academic and/or scientific research; information search guidance on shelves, catalogs, repositories, among others; reading practices, mainly through the imagery reading modality, and through the strategy of dialogued and expressive collective reading; and actions for the ethical use of information, such as guidance on the use of fact-checking tools. Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRUniversidade Federal do Estado do Espírito Santo - UFESChaves Ribeiro, Sara DienyMarques Gerlin, Meri Nádia2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresPesquisa exploratoria-descritiva; estudo qualitativo; estudo de casoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8921910.5380/atoz.v12i0.89219AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 122237-826X10.5380/atoz.v12i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219/49979https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/89219/56397Brasil ; Espírito Santo ; bibliotecários escolarespandemia mundial ; 2021bibliotecários escolares da RECDireitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T22:26:24Zoai:revistas.ufpr.br:article/89219Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-02-22T22:26:24AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
Reading competence in the school library: knowledge and skills for the development of critical reading in the elementary school library
title A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
spellingShingle A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
Chaves Ribeiro, Sara Dieny
School library; Reading competence; Information literacy; Critical reading.
Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informação
Biblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica.
title_short A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
title_full A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
title_fullStr A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
title_full_unstemmed A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
title_sort A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
author Chaves Ribeiro, Sara Dieny
author_facet Chaves Ribeiro, Sara Dieny
Marques Gerlin, Meri Nádia
author_role author
author2 Marques Gerlin, Meri Nádia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Universidade Federal do Estado do Espírito Santo - UFES
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves Ribeiro, Sara Dieny
Marques Gerlin, Meri Nádia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv School library; Reading competence; Information literacy; Critical reading.
Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informação
Biblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica.
topic School library; Reading competence; Information literacy; Critical reading.
Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informação
Biblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica.
description Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
Avaliado pelos pares
Pesquisa exploratoria-descritiva; estudo qualitativo; estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219
10.5380/atoz.v12i0.89219
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v12i0.89219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219/49979
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/89219/56397
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


Brasil ; Espírito Santo ; bibliotecários escolares
pandemia mundial ; 2021
bibliotecários escolares da REC
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12
2237-826X
10.5380/atoz.v12i0
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276796178268160