A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219 |
Resumo: | Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos. |
id |
UFPR-6_937d75a41497636819f632ddfd12a1e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/89219 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamentalReading competence in the school library: knowledge and skills for the development of critical reading in the elementary school librarySchool library; Reading competence; Information literacy; Critical reading.Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informaçãoBiblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica.Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos.Introduction: Developing skills in information and reading is essential in contemporary times in order to acquire skills and techniques to recover and understand, use and communicate reliable information made available in scientific, literary, technical modalities and stored in multimodal formats. Therefore, reading competence, crossed by competence in information and the literacy process, is responsible for the development of a critical conscience in the school routine, helping to combat misinformation. Given the above, the objective is to analyze the librarian practice in elementary schools that contributes to the development of reading competence in the digital age. Method: The research is exploratory and descriptive in nature and, in terms of procedures, it is characterized as a case study and a bibliographical survey with the aim of supporting an investigation with a predominantly qualitative approach. Results: It was verified that the acquisition of knowledge and attitudes becomes a condition for obtaining a critical reading of the different modalities and languages available in hybrid spaces of information, education and culture such as the library, school and cyberspace. Conclusion: About the librarian actions for the promotion of competences observed with more prominence in this study, they were the orientation to the school, academic and/or scientific research; information search guidance on shelves, catalogs, repositories, among others; reading practices, mainly through the imagery reading modality, and through the strategy of dialogued and expressive collective reading; and actions for the ethical use of information, such as guidance on the use of fact-checking tools. Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRUniversidade Federal do Estado do Espírito Santo - UFESChaves Ribeiro, Sara DienyMarques Gerlin, Meri Nádia2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresPesquisa exploratoria-descritiva; estudo qualitativo; estudo de casoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8921910.5380/atoz.v12i0.89219AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 122237-826X10.5380/atoz.v12i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219/49979https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/89219/56397Brasil ; Espírito Santo ; bibliotecários escolarespandemia mundial ; 2021bibliotecários escolares da RECDireitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T22:26:24Zoai:revistas.ufpr.br:article/89219Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-02-22T22:26:24AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental Reading competence in the school library: knowledge and skills for the development of critical reading in the elementary school library |
title |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental |
spellingShingle |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental Chaves Ribeiro, Sara Dieny School library; Reading competence; Information literacy; Critical reading. Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informação Biblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica. |
title_short |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental |
title_full |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental |
title_fullStr |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental |
title_sort |
A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental |
author |
Chaves Ribeiro, Sara Dieny |
author_facet |
Chaves Ribeiro, Sara Dieny Marques Gerlin, Meri Nádia |
author_role |
author |
author2 |
Marques Gerlin, Meri Nádia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Espírito Santo - UFES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves Ribeiro, Sara Dieny Marques Gerlin, Meri Nádia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
School library; Reading competence; Information literacy; Critical reading. Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informação Biblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica. |
topic |
School library; Reading competence; Information literacy; Critical reading. Ciência da informação: competência leitora; biblioteca escolar; ciência da informação Biblioteca escolar; Competência leitora; Competência em informação; Leitura crítica. |
description |
Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artículo evaluado por pares Avaliado pelos pares Pesquisa exploratoria-descritiva; estudo qualitativo; estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219 10.5380/atoz.v12i0.89219 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v12i0.89219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89219/49979 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/89219/56397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil ; Espírito Santo ; bibliotecários escolares pandemia mundial ; 2021 bibliotecários escolares da REC |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 12 2237-826X 10.5380/atoz.v12i0 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276796178268160 |