Dados e informação: significados e engajamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775 |
Resumo: | O Comitê Editorial AtoZ apresenta o V5N2 com destaque para os temas relativos ao uso das tecnologias de informação e comunicação nos espaços de ensino-aprendizagem; geração (e visualização) de redes de parcerias científico-acadêmicas; recursos e resultados derivados de 'limpeza de dados' para volumes significativos em bases de dados; o monitoramento de literatura voltada à Internet das Coisas e à eficiência energética como área de aplicação; e, a discussão, com especialistas, sobre o estado da arte e o futuro da curadoria digital e dos dados de pesquisa. |
id |
UFPR-6_97388d7a27aac2bf9762aa916a87dce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49775 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dados e informação: significados e engajamentoDatos e información: significados y comprometimientoData and information: meanings and engagementInterdisciplinar: Ingeniería/Tecnología/AdministraciónTecnologías de información y comunicación (TIC); Análisis de redes sociales; Ciencia abierta; Innovación en educaciónInterdisciplinary: Engineering/Technology/ManagementInformation and communication technologies (ICT); Social networks analysis; Open science; Innovation in educationInterdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/GestãoTecnologias de informação e comunicação (TIC); Análise de redes sociais; Ciência aberta; Inovação em educaçãoO Comitê Editorial AtoZ apresenta o V5N2 com destaque para os temas relativos ao uso das tecnologias de informação e comunicação nos espaços de ensino-aprendizagem; geração (e visualização) de redes de parcerias científico-acadêmicas; recursos e resultados derivados de 'limpeza de dados' para volumes significativos em bases de dados; o monitoramento de literatura voltada à Internet das Coisas e à eficiência energética como área de aplicação; e, a discussão, com especialistas, sobre o estado da arte e o futuro da curadoria digital e dos dados de pesquisa.El Consejo Editorial comenta los destaques del V5N2 de la AtoZ: el uso de tecnologías de la información y la comunicación en espacios de enseñanza y aprendizaje; la generación (y visualización) de red de asociaciones científicas y académicas; los recursos y los resultados derivados de "data cleansing'' para volúmenes significativos en bases de datos; el seguimiento crítico de la literatura que relaciona la Internet de las cosas y la eficiencia energética (como área de aplicación); y la discusión con expertos sobre el estado de la arte y el futuro de la curadoría digital y de datos de investigación.The AtoZ Editorial Board highlights the V5N2 as follows: the use of information and communication technologies in teaching and learning spaces; the generation (and viewing) of network of scientific and academic partnerships; the resources and derivative results from 'data cleansing' techniques for significant volumes in databases; the literature monitoring focused on Internet of Things and energy efficiency, as application area; and the discussion with experts on the state of the art and the future of digital curation and research data.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRMarchiori, Patricia ZeniAppel, Andre LuizBettoni, Eduardo Michelotti2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionconvidadotext/htmlapplication/epub+zipapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/4977510.5380/atoz.v5i2.49775AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 5, n. 2 (2016): jul./dez.; 66AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 5, n. 2 (2016): jul./dez.; 66AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 5, n. 2 (2016): jul./dez.; 662237-826X10.5380/atoz.v5i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775/30177https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775/30178https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775/30176Brazil; EcuadorBrasil; EquadorBrasil; EcuadorDireitos autorais 2016 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-18T14:08:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/49775Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2018-01-18T14:08:22AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dados e informação: significados e engajamento Datos e información: significados y comprometimiento Data and information: meanings and engagement |
title |
Dados e informação: significados e engajamento |
spellingShingle |
Dados e informação: significados e engajamento Marchiori, Patricia Zeni Interdisciplinar: Ingeniería/Tecnología/Administración Tecnologías de información y comunicación (TIC); Análisis de redes sociales; Ciencia abierta; Innovación en educación Interdisciplinary: Engineering/Technology/Management Information and communication technologies (ICT); Social networks analysis; Open science; Innovation in education Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Análise de redes sociais; Ciência aberta; Inovação em educação |
title_short |
Dados e informação: significados e engajamento |
title_full |
Dados e informação: significados e engajamento |
title_fullStr |
Dados e informação: significados e engajamento |
title_full_unstemmed |
Dados e informação: significados e engajamento |
title_sort |
Dados e informação: significados e engajamento |
author |
Marchiori, Patricia Zeni |
author_facet |
Marchiori, Patricia Zeni Appel, Andre Luiz Bettoni, Eduardo Michelotti |
author_role |
author |
author2 |
Appel, Andre Luiz Bettoni, Eduardo Michelotti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchiori, Patricia Zeni Appel, Andre Luiz Bettoni, Eduardo Michelotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar: Ingeniería/Tecnología/Administración Tecnologías de información y comunicación (TIC); Análisis de redes sociales; Ciencia abierta; Innovación en educación Interdisciplinary: Engineering/Technology/Management Information and communication technologies (ICT); Social networks analysis; Open science; Innovation in education Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Análise de redes sociais; Ciência aberta; Inovação em educação |
topic |
Interdisciplinar: Ingeniería/Tecnología/Administración Tecnologías de información y comunicación (TIC); Análisis de redes sociales; Ciencia abierta; Innovación en educación Interdisciplinary: Engineering/Technology/Management Information and communication technologies (ICT); Social networks analysis; Open science; Innovation in education Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Análise de redes sociais; Ciência aberta; Inovação em educação |
description |
O Comitê Editorial AtoZ apresenta o V5N2 com destaque para os temas relativos ao uso das tecnologias de informação e comunicação nos espaços de ensino-aprendizagem; geração (e visualização) de redes de parcerias científico-acadêmicas; recursos e resultados derivados de 'limpeza de dados' para volumes significativos em bases de dados; o monitoramento de literatura voltada à Internet das Coisas e à eficiência energética como área de aplicação; e, a discussão, com especialistas, sobre o estado da arte e o futuro da curadoria digital e dos dados de pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775 10.5380/atoz.v5i2.49775 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v5i2.49775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775/30177 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775/30178 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/49775/30176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/epub+zip application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Ecuador Brasil; Equador Brasil; Ecuador |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 5, n. 2 (2016): jul./dez.; 66 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 5, n. 2 (2016): jul./dez.; 66 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 5, n. 2 (2016): jul./dez.; 66 2237-826X 10.5380/atoz.v5i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276794905296896 |