Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155 |
Resumo: | Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas. |
id |
UFPR-6_b96768c2235e3b698c76d4e64ff01bd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76155 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experienceEstágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓCiências Sociais Aplicadas: Ciência da InformaçãoSupervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 PandemicCiências Sociais Aplicadas: Ciência da InformaçãoEstágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19.Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas.Introduction: To report the experience of the Supervised Internship of the Unochapecó Library Science, which due to the Covid-19 pandemic happened remotely, is the objective that guides this short paper. Method: Through an exploratory and descriptive approach, with the application of action-research, a more in-depth analysis of the phenomenon is carried out, which included 15 students distributed in five libraries. Results: The local supervisors showed advantages such as: the improvement proposals allowed the students to think about products/services from a different angle that would probably not have been possible if the internship had taken place in person; the possibility of giving total attention to the students, being that if they were carrying out the internship in person there were other routine activities. The interns converged on: the opportunity to use new tools, to face challenges and reinvent themselves; the ability to adapt the course and the librarians to serve its users; moments of debate and meeting with the entire work team, which is considered necessary but not feasible for the institution that welcomed us if all services were at full steam. Conclusion: Although students do not experience the traditional routine of a library that involves contact with users, the dynamics used made it possible to create harmony between students, local supervisors, and the supervising teacher, which facilitated interaction and debates about the routines and activities developed in libraries, making it possible to build proposals for significant improvements for libraries.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRBedin, Jéssica2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020exploratória; descritiva; pesquisa açãoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7615510.5380/atoz.v9i2.76155AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 2472237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155/42606Chapecó; Santa Catarina; BrasilChapecó; Santa Catarina; BrasilPandemia Covid-19Estagiários; Supervisores de estágioDireitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76155Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience Estágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ |
title |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience |
spellingShingle |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience Bedin, Jéssica Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Supervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 Pandemic Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Estágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19. |
title_short |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience |
title_full |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience |
title_fullStr |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience |
title_full_unstemmed |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience |
title_sort |
Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience |
author |
Bedin, Jéssica |
author_facet |
Bedin, Jéssica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedin, Jéssica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Supervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 Pandemic Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Estágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Supervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 Pandemic Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Estágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19. |
description |
Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático 2020 exploratória; descritiva; pesquisa ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155 10.5380/atoz.v9i2.76155 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v9i2.76155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155/42606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Chapecó; Santa Catarina; Brasil Chapecó; Santa Catarina; Brasil Pandemia Covid-19 Estagiários; Supervisores de estágio |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247 2237-826X 10.5380/atoz.v9i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795509276672 |