Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Jéssica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155
Resumo: Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas.
id UFPR-6_b96768c2235e3b698c76d4e64ff01bd2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76155
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experienceEstágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓCiências Sociais Aplicadas: Ciência da InformaçãoSupervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 PandemicCiências Sociais Aplicadas: Ciência da InformaçãoEstágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19.Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas.Introduction: To report the experience of the Supervised Internship of the Unochapecó Library Science, which due to the Covid-19 pandemic happened remotely, is the objective that guides this short paper. Method: Through an exploratory and descriptive approach, with the application of action-research, a more in-depth analysis of the phenomenon is carried out, which included 15 students distributed in five libraries. Results: The local supervisors showed advantages such as: the improvement proposals allowed the students to think about products/services from a different angle that would probably not have been possible if the internship had taken place in person; the possibility of giving total attention to the students, being that if they were carrying out the internship in person there were other routine activities. The interns converged on: the opportunity to use new tools, to face challenges and reinvent themselves; the ability to adapt the course and the librarians to serve its users; moments of debate and meeting with the entire work team, which is considered necessary but not feasible for the institution that welcomed us if all services were at full steam. Conclusion: Although students do not experience the traditional routine of a library that involves contact with users, the dynamics used made it possible to create harmony between students, local supervisors, and the supervising teacher, which facilitated interaction and debates about the routines and activities developed in libraries, making it possible to build proposals for significant improvements for libraries.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRBedin, Jéssica2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020exploratória; descritiva; pesquisa açãoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7615510.5380/atoz.v9i2.76155AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 2472237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155/42606Chapecó; Santa Catarina; BrasilChapecó; Santa Catarina; BrasilPandemia Covid-19Estagiários; Supervisores de estágioDireitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76155Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
Estágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ
title Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
spellingShingle Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
Bedin, Jéssica
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação
Supervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 Pandemic
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação
Estágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19.
title_short Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
title_full Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
title_fullStr Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
title_full_unstemmed Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
title_sort Supervised internship in COVID-19 time: Unochapecó Library Science experience
author Bedin, Jéssica
author_facet Bedin, Jéssica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Jéssica
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação
Supervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 Pandemic
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação
Estágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19.
topic Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação
Supervised Internship; Librarianship; Unochapecó; Coronavirus; Covid-19 Pandemic
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação
Estágio Supervisionado; Biblioteconomia; Unochapecó; Coronavírus; Pandemia Covid-19.
description Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático 2020
exploratória; descritiva; pesquisa ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155
10.5380/atoz.v9i2.76155
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v9i2.76155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76155/42606
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Chapecó; Santa Catarina; Brasil


Chapecó; Santa Catarina; Brasil
Pandemia Covid-19
Estagiários; Supervisores de estágio
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 241 - 247
2237-826X
10.5380/atoz.v9i2
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276795509276672