Marketing de experiência na era digital: criação de um portifólio bibliográfico e estudo bibliométrico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/65779 |
Resumo: | Introdução: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação provocou mudanças em todas as áreas da sociedade, como as atividades de marketing e propaganda. A ampliação do acesso à internet e a popularização do uso de equipamentos como computadores pessoais e os smartphones conduziram as empresas para o desenvolvimento do marketing digital. Este estudo visa à construção de um portfólio bibliográfico sobre as transformações digitais que permita compreender como os avanços tecnológicos estão transformando as práticas de marketing e publicidade. Método: Foi utilizada a metodologia ProKnow-C para a construção do conhecimento e a pesquisa foi realizada na base de dados Scopus, na qual foram encontrados 566 artigos com os critérios de busca utilizados, dos quais 221 foram selecionados por estarem alinhados aos objetivos da pesquisa. Aplicando os critérios de seleção e exclusão definidos previamente, 41 estudos compuseram este portfólio bibliográfico. Resultados: A análise bibliométrica evidenciou a heterogeneidade de autores e a concentração de pesquisas nos Estados Unidos e Europa. Conclusões: Com este portfólio, recomenda-se a averiguação das possibilidades de criação de experiências de envolvimento profundo com consumidores nas práticas de marketing e publicidade, em especial com o uso da tecnologia da Realidade Virtual, gerando o marketing de experiência. |
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Marketing de experiência na era digital: criação de um portifólio bibliográfico e estudo bibliométricoCiências Sociais Aplicadas: Administração; Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Métodos Quantitativos, BibliometriaMarketing de Experiência; Transformação Digital; Realidade Virtual; Bibliometria; ProKnow-C.Introdução: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação provocou mudanças em todas as áreas da sociedade, como as atividades de marketing e propaganda. A ampliação do acesso à internet e a popularização do uso de equipamentos como computadores pessoais e os smartphones conduziram as empresas para o desenvolvimento do marketing digital. Este estudo visa à construção de um portfólio bibliográfico sobre as transformações digitais que permita compreender como os avanços tecnológicos estão transformando as práticas de marketing e publicidade. Método: Foi utilizada a metodologia ProKnow-C para a construção do conhecimento e a pesquisa foi realizada na base de dados Scopus, na qual foram encontrados 566 artigos com os critérios de busca utilizados, dos quais 221 foram selecionados por estarem alinhados aos objetivos da pesquisa. Aplicando os critérios de seleção e exclusão definidos previamente, 41 estudos compuseram este portfólio bibliográfico. Resultados: A análise bibliométrica evidenciou a heterogeneidade de autores e a concentração de pesquisas nos Estados Unidos e Europa. Conclusões: Com este portfólio, recomenda-se a averiguação das possibilidades de criação de experiências de envolvimento profundo com consumidores nas práticas de marketing e publicidade, em especial com o uso da tecnologia da Realidade Virtual, gerando o marketing de experiência.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRUniversidade Estadual do Oeste do ParanáUniversidade Federal da Integração Latino AmericanaDella Monica, Carolina LimaHack, Eduardo NetoCamacho, Renata BezerraPereira, Eliane Nascimento2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresbibliometria; portfólio bibliográfico; ProKnow-C; revisão sistemática; revisão de literatura; análise bibliométrica; Estudo quantitativo-qualitativoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6577910.5380/atoz.v8i2.65779AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 8-16AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 8-16AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 8-162237-826X10.5380/atoz.v8i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/65779/410652013 - 2017scopus, artigosDireitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:57:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/65779Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2020-10-07T15:57:52AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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