Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lucas Bergami
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Kathleen Silvestre de, Servare Junior, Marcos Wagner Jesus, Bragança, Maria Carolina Drago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral explorar o portfólio bibliográfico encontrado por intermédio do método ProKnow-C, o qual traz artigos importantes ao tema: Uma melhor aprendizagem da engenharia de produção na universidade através de jogos. O método ProKnow-C refere-se de uma análise quantitativa de artigos publicados realizadas por meio de filtros como a leitura de pedaços e integralidade do texto e a quantidade de citações que consta no Google Scholar, e assim por diante. A partir desse estudo, identificou-se 08 artigos que integra o portfólio bibliográfico, em que foram observados nestes trabalhos os autores de destaque, os meios de publicações de destaque, o material que auxiliou como base para os trabalhos, além de mencionar as contribuições de cada um deles, da aprendizagem no ensino superior de engenharia de produção através dos jogos.
id UFES-11_d41b9bc93bad7bf1f40d119f3f4fa7ac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/38566
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-cLearning in production engineering through games: analysis using ProKnow-cAprendizaje en ingeniería de producción a través de juegos: análisis utilizando ProKnow-cAprendizagemGamificaçãoProKnow-cLearningGamificationProKnow-cAprendizajeGamificaciónProKnow-cEste estudo tem como objetivo geral explorar o portfólio bibliográfico encontrado por intermédio do método ProKnow-C, o qual traz artigos importantes ao tema: Uma melhor aprendizagem da engenharia de produção na universidade através de jogos. O método ProKnow-C refere-se de uma análise quantitativa de artigos publicados realizadas por meio de filtros como a leitura de pedaços e integralidade do texto e a quantidade de citações que consta no Google Scholar, e assim por diante. A partir desse estudo, identificou-se 08 artigos que integra o portfólio bibliográfico, em que foram observados nestes trabalhos os autores de destaque, os meios de publicações de destaque, o material que auxiliou como base para os trabalhos, além de mencionar as contribuições de cada um deles, da aprendizagem no ensino superior de engenharia de produção através dos jogos.This study aims to explore the bibliographic portfolio found through the ProKnow-C method, which brings important articles to the topic: A better learning of production engineering at the university through games. The ProKnow-C method refers to a quantitative analysis of published articles carried out through filters such as the reading of pieces and the entirety of the text and the number of citations in Google Scholar, and so on. From this study, 08 articles were identified that are part of the bibliographic portfolio, in which the prominent authors, the means of prominent publications, the material that helped as a basis for the works, in addition to mentioning the contributions of each of them, from learning in higher education to production engineering through games.Este estudio tiene como objetivo explorar el portafolio bibliográfico encontrado a través del método ProKnow-C, que trae artículos importantes para el tema: Un mejor aprendizaje de la ingeniería de producción en la universidad a través de juegos. El método ProKnow-C hace referencia a un análisis cuantitativo de los artículos publicados realizado a través de filtros como la lectura de piezas y la totalidad del texto y el número de citas en Google Scholar, etc. A partir de este estudio se identificaron 08 artículos que forman parte del portafolio bibliográfico, en los cuales se destacan los autores destacados, los medios de publicaciones destacadas, el material que sirvió de base para los trabajos, además de mencionar los aportes de cada uno de ellos, desde el aprendizaje en la educación superior hasta la ingeniería de producción a través de juegos.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3856610.47456/bjpe.v8i4.38566Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 109-118Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 109-118Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 109-1182447-558010.47456/bjpe.v8i4reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporenghttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566/25528https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566/25529https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566/25527Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineeringhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lucas BergamiOliveira, Kathleen Silvestre deServare Junior, Marcos Wagner JesusBragança, Maria Carolina Drago2022-09-30T00:18:24Zoai:periodicos.ufes.br:article/38566Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:39.560195Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
Learning in production engineering through games: analysis using ProKnow-c
Aprendizaje en ingeniería de producción a través de juegos: análisis utilizando ProKnow-c
title Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
spellingShingle Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
Nascimento, Lucas Bergami
Aprendizagem
Gamificação
ProKnow-c
Learning
Gamification
ProKnow-c
Aprendizaje
Gamificación
ProKnow-c
title_short Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
title_full Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
title_fullStr Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
title_full_unstemmed Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
title_sort Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c
author Nascimento, Lucas Bergami
author_facet Nascimento, Lucas Bergami
Oliveira, Kathleen Silvestre de
Servare Junior, Marcos Wagner Jesus
Bragança, Maria Carolina Drago
author_role author
author2 Oliveira, Kathleen Silvestre de
Servare Junior, Marcos Wagner Jesus
Bragança, Maria Carolina Drago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lucas Bergami
Oliveira, Kathleen Silvestre de
Servare Junior, Marcos Wagner Jesus
Bragança, Maria Carolina Drago
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Gamificação
ProKnow-c
Learning
Gamification
ProKnow-c
Aprendizaje
Gamificación
ProKnow-c
topic Aprendizagem
Gamificação
ProKnow-c
Learning
Gamification
ProKnow-c
Aprendizaje
Gamificación
ProKnow-c
description Este estudo tem como objetivo geral explorar o portfólio bibliográfico encontrado por intermédio do método ProKnow-C, o qual traz artigos importantes ao tema: Uma melhor aprendizagem da engenharia de produção na universidade através de jogos. O método ProKnow-C refere-se de uma análise quantitativa de artigos publicados realizadas por meio de filtros como a leitura de pedaços e integralidade do texto e a quantidade de citações que consta no Google Scholar, e assim por diante. A partir desse estudo, identificou-se 08 artigos que integra o portfólio bibliográfico, em que foram observados nestes trabalhos os autores de destaque, os meios de publicações de destaque, o material que auxiliou como base para os trabalhos, além de mencionar as contribuições de cada um deles, da aprendizagem no ensino superior de engenharia de produção através dos jogos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566
10.47456/bjpe.v8i4.38566
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566
identifier_str_mv 10.47456/bjpe.v8i4.38566
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566/25528
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566/25529
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38566/25527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 109-118
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 109-118
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 4 (2022): Número Regular (Julho - Setembro); 109-118
2447-5580
10.47456/bjpe.v8i4
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047321520766976