O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANAZ, Sílvio Antonio Luiz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046
Resumo: Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática.
id UFPR-8_22d42888e172c19f2c1ad6b661c60f6f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/33046
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação culturalCanção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturaisEste artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática.UFPRCNPqANAZ, Sílvio Antonio Luiz2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3304610.5380/am.v1i6.33046Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013)2238-070110.5380/am.v1i6reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046/21927info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T12:34:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/33046Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T12:34:53Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
title O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
spellingShingle O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
ANAZ, Sílvio Antonio Luiz
Canção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturais
title_short O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
title_full O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
title_fullStr O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
title_full_unstemmed O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
title_sort O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
author ANAZ, Sílvio Antonio Luiz
author_facet ANAZ, Sílvio Antonio Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv ANAZ, Sílvio Antonio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Canção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturais
topic Canção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturais
description Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046
10.5380/am.v1i6.33046
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i6.33046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046/21927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013)
2238-0701
10.5380/am.v1i6
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991352782848