O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046 |
Resumo: | Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática. |
id |
UFPR-8_22d42888e172c19f2c1ad6b661c60f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/33046 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação culturalCanção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturaisEste artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática.UFPRCNPqANAZ, Sílvio Antonio Luiz2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3304610.5380/am.v1i6.33046Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013)2238-070110.5380/am.v1i6reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046/21927info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T12:34:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/33046Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T12:34:53Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
title |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
spellingShingle |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural ANAZ, Sílvio Antonio Luiz Canção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturais |
title_short |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
title_full |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
title_fullStr |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
title_full_unstemmed |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
title_sort |
O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural |
author |
ANAZ, Sílvio Antonio Luiz |
author_facet |
ANAZ, Sílvio Antonio Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANAZ, Sílvio Antonio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturais |
topic |
Canção midiática; teoria da comunicação; imperialismo cultural; semiótica; estudos culturais |
description |
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o papel do compositor da canção midiática a partir da perspectiva de algumas das principais teorias da comunicação e da cultura. Busca-se analisar os elementos que atuam no processo criativo do compositor, considerando sua inserção na lógica de consumo e produção da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa. A reflexão contrapõe duas visões sobre o papel desse sujeito como consumidor/receptor e produtor/emissor: a do paradigma clássico da comunicação, baseada no esquema estímulo-resposta e na ideia de manipulação ideológica e controle do destinatário, e a que vê o fenômeno a partir das múltiplas interações comunicacionais e da capacidade do destinatário de ressignificar o conteúdo desses produtos. A reflexão mostra como os fenômenos da mediação e da identificação cultural exercem papeis centrais na complexidade do processo de criação da canção midiática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046 10.5380/am.v1i6.33046 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i6.33046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/33046/21927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013) 2238-0701 10.5380/am.v1i6 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991352782848 |