O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/41064 |
Resumo: | A invenção dos tablets representou uma ruptura no mercado de tecnologias móveis. Porém, a hegemonia dos discursos em torno das grandes marcas tem produzido relações de desigualdade e marginalização daqueles considerados obsoletos frente a esse progresso tecnológico. Neste sentido, neste estudo buscamos por meio de uma abordagem crítica de Análise Retórica compreender como argumentos persuasivos influenciados por relações de poder/discurso são desenvolvidos nos enunciados publicitários de sujeitos presentes no mercado de tablets. Algumas das conclusões apontam como uma gama de conceitos, por exemplo, liberdade e eficiência, são articulados na formação dos tablets enquanto objeto discursivo. |
id |
UFPR-8_48663aa7e6c38bc0043c173cdba4ae3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/41064 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivoDiscurso; Poder; TabletsA invenção dos tablets representou uma ruptura no mercado de tecnologias móveis. Porém, a hegemonia dos discursos em torno das grandes marcas tem produzido relações de desigualdade e marginalização daqueles considerados obsoletos frente a esse progresso tecnológico. Neste sentido, neste estudo buscamos por meio de uma abordagem crítica de Análise Retórica compreender como argumentos persuasivos influenciados por relações de poder/discurso são desenvolvidos nos enunciados publicitários de sujeitos presentes no mercado de tablets. Algumas das conclusões apontam como uma gama de conceitos, por exemplo, liberdade e eficiência, são articulados na formação dos tablets enquanto objeto discursivo.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Silva, Cédrick Cunha Gomes daPaiva Júnior, Fernando Gomes deMello, Sérgio Carvalho Benício de2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4106410.5380/2238-0701.0n0p177-196Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 177-1962238-070110.5380/am.v1i13reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/41064/32780info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T22:59:17Zoai:revistas.ufpr.br:article/41064Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T22:59:17Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
title |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
spellingShingle |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo Silva, Cédrick Cunha Gomes da Discurso; Poder; Tablets |
title_short |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
title_full |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
title_fullStr |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
title_full_unstemmed |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
title_sort |
O poder de fazer mais! Uma análise da formação dos tablets enquanto um objeto discursivo |
author |
Silva, Cédrick Cunha Gomes da |
author_facet |
Silva, Cédrick Cunha Gomes da Paiva Júnior, Fernando Gomes de Mello, Sérgio Carvalho Benício de |
author_role |
author |
author2 |
Paiva Júnior, Fernando Gomes de Mello, Sérgio Carvalho Benício de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cédrick Cunha Gomes da Paiva Júnior, Fernando Gomes de Mello, Sérgio Carvalho Benício de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso; Poder; Tablets |
topic |
Discurso; Poder; Tablets |
description |
A invenção dos tablets representou uma ruptura no mercado de tecnologias móveis. Porém, a hegemonia dos discursos em torno das grandes marcas tem produzido relações de desigualdade e marginalização daqueles considerados obsoletos frente a esse progresso tecnológico. Neste sentido, neste estudo buscamos por meio de uma abordagem crítica de Análise Retórica compreender como argumentos persuasivos influenciados por relações de poder/discurso são desenvolvidos nos enunciados publicitários de sujeitos presentes no mercado de tablets. Algumas das conclusões apontam como uma gama de conceitos, por exemplo, liberdade e eficiência, são articulados na formação dos tablets enquanto objeto discursivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/41064 10.5380/2238-0701.0n0p177-196 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/41064 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.0n0p177-196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/41064/32780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 177-196 2238-0701 10.5380/am.v1i13 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991945228288 |