Mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/90309 |
Resumo: | Nos últimos anos, vimos ganhar o cenário musical, as músicas sertanejas cantadas por mulheres, protagonizando uma subclasse musical do gênero sertanejo denominado feminejo. Investigamos as representações sociais de mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas. Analisamos as 10 músicas mais tocadas entre os anos de 2015 a 2019, a partir das 100 mais tocadas de cada ano. Utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial para tratamento dos dados. Os resultados apontam para o tensionamento entre as imagens que simbolizam uma mulher de antes e uma mulher de agora, caracterizada pelo trânsito entre submissão, passividade, romantismo e independência, autonomia, liberdade sexual. As masculinidades são apresentadas dentro das características que atribuem posição a estas artistas dentro do cenário de disputa do mercado musical brasileiro, tradicionalmente dominado por homens. |
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Mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininasRepresentações sociais; mulheres; música sertaneja.Nos últimos anos, vimos ganhar o cenário musical, as músicas sertanejas cantadas por mulheres, protagonizando uma subclasse musical do gênero sertanejo denominado feminejo. Investigamos as representações sociais de mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas. Analisamos as 10 músicas mais tocadas entre os anos de 2015 a 2019, a partir das 100 mais tocadas de cada ano. Utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial para tratamento dos dados. Os resultados apontam para o tensionamento entre as imagens que simbolizam uma mulher de antes e uma mulher de agora, caracterizada pelo trânsito entre submissão, passividade, romantismo e independência, autonomia, liberdade sexual. As masculinidades são apresentadas dentro das características que atribuem posição a estas artistas dentro do cenário de disputa do mercado musical brasileiro, tradicionalmente dominado por homens.UFPRBussinger, Rebeca Valadãode Almeida Soares, Fernanda Moreau2024-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/9030910.5380/am.v27i1.90309Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 27 - JAN/JUN (2024)2238-070110.5380/am.v27i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/90309/51356Direitos autorais 2024 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-08T17:24:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/90309Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2024-01-08T17:24:50Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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