"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais. |
id |
UFPR-8_68717425a6822e3dfac4a19efa39fdac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/83637 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídiaMeritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas.Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais.UFPRSchnorr, Júlia Mello2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8363710.5380/am.v24i1.83637Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)2238-070110.5380/am.v24i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637/46899Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T12:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/83637Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-09-19T12:34:49Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
title |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
spellingShingle |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia Schnorr, Júlia Mello Meritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas. |
title_short |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
title_full |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
title_fullStr |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
title_full_unstemmed |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
title_sort |
"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia |
author |
Schnorr, Júlia Mello |
author_facet |
Schnorr, Júlia Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schnorr, Júlia Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas. |
topic |
Meritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas. |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637 10.5380/am.v24i1.83637 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v24i1.83637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637/46899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022) 2238-0701 10.5380/am.v24i1 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991448203264 |