"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnorr, Júlia Mello
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais.
id UFPR-8_68717425a6822e3dfac4a19efa39fdac
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/83637
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídiaMeritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas.Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais.UFPRSchnorr, Júlia Mello2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8363710.5380/am.v24i1.83637Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)2238-070110.5380/am.v24i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637/46899Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T12:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/83637Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-09-19T12:34:49Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
title "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
spellingShingle "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
Schnorr, Júlia Mello
Meritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas.
title_short "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
title_full "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
title_fullStr "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
title_full_unstemmed "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
title_sort "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia
author Schnorr, Júlia Mello
author_facet Schnorr, Júlia Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnorr, Júlia Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Meritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas.
topic Meritocracia; Mídia; Juventudes; Ações afirmativas.
description Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637
10.5380/am.v24i1.83637
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637
identifier_str_mv 10.5380/am.v24i1.83637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/83637/46899
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)
2238-0701
10.5380/am.v24i1
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991448203264