Perspectivas do campo criativo e as práticas institucionalizadas no Ensino Superior de Criação Publicitária
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/34358 |
Resumo: | Neste artigo daremos continuidade e amplitude a uma investigação que possui como preocupação central o ensino superior de criação publicitária e a sala de aula como campo de observação. O nosso objeto de estudo são as práticas pedagógicas de professores em disciplinas da área de criação publicitária. A ida a campo prevê a coleta de materiais didáticos e a gravação em áudio e vídeo de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade de São Paulo (USP). Como esta nova etapa da pesquisa está em fase inicial, a intenção aqui é compartilhar a essência da proposta da pesquisa, com hipóteses, resultados esperados e, em especial, o aporte teórico, construído sobre dois eixos: o dos conceitos de institucionalização de Berger e Luckmann (2008), e de habitus e dos capitais, a partir de Bourdieu. |
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Perspectivas do campo criativo e as práticas institucionalizadas no Ensino Superior de Criação PublicitáriaEnsino; Criação Publicitária; Institucionalização; Recursos Metodológicos.Neste artigo daremos continuidade e amplitude a uma investigação que possui como preocupação central o ensino superior de criação publicitária e a sala de aula como campo de observação. O nosso objeto de estudo são as práticas pedagógicas de professores em disciplinas da área de criação publicitária. A ida a campo prevê a coleta de materiais didáticos e a gravação em áudio e vídeo de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade de São Paulo (USP). Como esta nova etapa da pesquisa está em fase inicial, a intenção aqui é compartilhar a essência da proposta da pesquisa, com hipóteses, resultados esperados e, em especial, o aporte teórico, construído sobre dois eixos: o dos conceitos de institucionalização de Berger e Luckmann (2008), e de habitus e dos capitais, a partir de Bourdieu.UFPRFábio Hansen, Centro de Altos Estudos da ESPMRodrigo Stéfani Correa, Departamento de Comunicação Social da UFPEJuliana Petermann, Departamento de Ciências da Comunicação da UFSMPETERMANN, JulianaHANSEN, FábioSTÉFANI CORREA, Rodrigo2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3435810.5380/am.v1i6.34358Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013)2238-070110.5380/am.v1i6reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/34358/21928info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T12:29:24Zoai:revistas.ufpr.br:article/34358Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T12:29:24Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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