Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765 |
Resumo: | Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Química, os professores buscam desenvolver e avaliar novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e estimulem para o estudo. No ensino de Química, a utilização de imagens costuma ser um recurso muito utilizado, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo. O avanço crescente de novas tecnologias digitais de informação e comunicação tornou os dispositivos móveis tão acessíveis aos estudantes, que estes apresentam grande domínio no uso criativo destes aparelhos. Estes aspectos, aliados à importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, levaram à criação de uma atividade inovadora envolvendo fotonovelas, vitaminas e interações interpartículas. O presente trabalho avalia a atividade pedagógica de criação de Fotonovelas, utilizando o aplicativo PicsArt, disponíveis para dispositivos móveis, realizadas por alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em uma abordagem interdisciplinar entre Química e Língua Portuguesa. Foram produzidas 14 fotonovelas, distribuídas em três turmas da primeira série do Ensino Médio contendo 30 slides cada uma, utilizando como personagens os próprios alunos da turma. A análise do questionário respondido pelos estudantes indica que a atividade foi divertida, facilitadora, aplicável a outras disciplinas e inovadora. Esta atividade valorizou as potencialidades dos estudantes, promovendo o protagonismo, favorecendo uma aprendizagem significativa. |
id |
VERACRUZ-0_23a7256095be1c837dbcfebef30285d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4765 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classesfotonoveladispositivos móveisestratégia de avaliaçãoensino de química.Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Química, os professores buscam desenvolver e avaliar novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e estimulem para o estudo. No ensino de Química, a utilização de imagens costuma ser um recurso muito utilizado, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo. O avanço crescente de novas tecnologias digitais de informação e comunicação tornou os dispositivos móveis tão acessíveis aos estudantes, que estes apresentam grande domínio no uso criativo destes aparelhos. Estes aspectos, aliados à importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, levaram à criação de uma atividade inovadora envolvendo fotonovelas, vitaminas e interações interpartículas. O presente trabalho avalia a atividade pedagógica de criação de Fotonovelas, utilizando o aplicativo PicsArt, disponíveis para dispositivos móveis, realizadas por alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em uma abordagem interdisciplinar entre Química e Língua Portuguesa. Foram produzidas 14 fotonovelas, distribuídas em três turmas da primeira série do Ensino Médio contendo 30 slides cada uma, utilizando como personagens os próprios alunos da turma. A análise do questionário respondido pelos estudantes indica que a atividade foi divertida, facilitadora, aplicável a outras disciplinas e inovadora. Esta atividade valorizou as potencialidades dos estudantes, promovendo o protagonismo, favorecendo uma aprendizagem significativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/476510.34117/bjdv5n11-244Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25972-25993Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25972-25993Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25972-259932525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765/4387Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emmanuelle Ferreira RequiaoSantana, Simone Carvalho deSantos, Bruna Rosa da SilvaEstevam, Idalia Helena Santos2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4765Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:58.612892Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
title |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
spellingShingle |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao fotonovela dispositivos móveis estratégia de avaliação ensino de química. |
title_short |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
title_full |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
title_fullStr |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
title_full_unstemmed |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
title_sort |
Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes |
author |
Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao |
author_facet |
Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao Santana, Simone Carvalho de Santos, Bruna Rosa da Silva Estevam, Idalia Helena Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Simone Carvalho de Santos, Bruna Rosa da Silva Estevam, Idalia Helena Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao Santana, Simone Carvalho de Santos, Bruna Rosa da Silva Estevam, Idalia Helena Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotonovela dispositivos móveis estratégia de avaliação ensino de química. |
topic |
fotonovela dispositivos móveis estratégia de avaliação ensino de química. |
description |
Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Química, os professores buscam desenvolver e avaliar novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e estimulem para o estudo. No ensino de Química, a utilização de imagens costuma ser um recurso muito utilizado, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo. O avanço crescente de novas tecnologias digitais de informação e comunicação tornou os dispositivos móveis tão acessíveis aos estudantes, que estes apresentam grande domínio no uso criativo destes aparelhos. Estes aspectos, aliados à importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, levaram à criação de uma atividade inovadora envolvendo fotonovelas, vitaminas e interações interpartículas. O presente trabalho avalia a atividade pedagógica de criação de Fotonovelas, utilizando o aplicativo PicsArt, disponíveis para dispositivos móveis, realizadas por alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em uma abordagem interdisciplinar entre Química e Língua Portuguesa. Foram produzidas 14 fotonovelas, distribuídas em três turmas da primeira série do Ensino Médio contendo 30 slides cada uma, utilizando como personagens os próprios alunos da turma. A análise do questionário respondido pelos estudantes indica que a atividade foi divertida, facilitadora, aplicável a outras disciplinas e inovadora. Esta atividade valorizou as potencialidades dos estudantes, promovendo o protagonismo, favorecendo uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765 10.34117/bjdv5n11-244 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765/4387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25972-25993 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25972-25993 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25972-25993 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430804709376 |