Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Simone Carvalho de, Santos, Bruna Rosa da Silva, Estevam, Idalia Helena Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765
Resumo: Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Química, os professores buscam desenvolver e avaliar novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e estimulem para o estudo.  No ensino de Química, a utilização de imagens costuma ser um recurso muito utilizado, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo. O avanço crescente de novas tecnologias digitais de informação e comunicação tornou os dispositivos móveis tão acessíveis aos estudantes, que estes apresentam grande domínio no uso criativo destes aparelhos. Estes aspectos, aliados à importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, levaram à criação de uma atividade inovadora envolvendo fotonovelas, vitaminas e interações interpartículas. O presente trabalho avalia a atividade pedagógica de criação de Fotonovelas, utilizando o aplicativo PicsArt, disponíveis para dispositivos móveis, realizadas por alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em uma abordagem interdisciplinar entre Química e Língua Portuguesa. Foram produzidas 14 fotonovelas, distribuídas em três turmas da primeira série do Ensino Médio contendo 30 slides cada uma, utilizando como personagens os próprios alunos da turma. A análise do questionário respondido pelos estudantes indica que a atividade foi divertida, facilitadora, aplicável a outras disciplinas e inovadora. Esta atividade valorizou as potencialidades dos estudantes, promovendo o protagonismo, favorecendo uma aprendizagem significativa.
id VERACRUZ-0_23a7256095be1c837dbcfebef30285d2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4765
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classesfotonoveladispositivos móveisestratégia de avaliaçãoensino de química.Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Química, os professores buscam desenvolver e avaliar novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e estimulem para o estudo.  No ensino de Química, a utilização de imagens costuma ser um recurso muito utilizado, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo. O avanço crescente de novas tecnologias digitais de informação e comunicação tornou os dispositivos móveis tão acessíveis aos estudantes, que estes apresentam grande domínio no uso criativo destes aparelhos. Estes aspectos, aliados à importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, levaram à criação de uma atividade inovadora envolvendo fotonovelas, vitaminas e interações interpartículas. O presente trabalho avalia a atividade pedagógica de criação de Fotonovelas, utilizando o aplicativo PicsArt, disponíveis para dispositivos móveis, realizadas por alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em uma abordagem interdisciplinar entre Química e Língua Portuguesa. Foram produzidas 14 fotonovelas, distribuídas em três turmas da primeira série do Ensino Médio contendo 30 slides cada uma, utilizando como personagens os próprios alunos da turma. A análise do questionário respondido pelos estudantes indica que a atividade foi divertida, facilitadora, aplicável a outras disciplinas e inovadora. Esta atividade valorizou as potencialidades dos estudantes, promovendo o protagonismo, favorecendo uma aprendizagem significativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/476510.34117/bjdv5n11-244Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25972-25993Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25972-25993Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25972-259932525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765/4387Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emmanuelle Ferreira RequiaoSantana, Simone Carvalho deSantos, Bruna Rosa da SilvaEstevam, Idalia Helena Santos2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4765Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:58.612892Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
title Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
spellingShingle Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao
fotonovela
dispositivos móveis
estratégia de avaliação
ensino de química.
title_short Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
title_full Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
title_fullStr Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
title_full_unstemmed Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
title_sort Construção de fotonovela com auxílio dos dispositivos móveis utilizado como estratégia de avaliação sobre estrutura e função das vitaminas no organismo/ The fotonovela constructed with the help of the mobile devices used as an evaluation strategy for intermolecular interactions in chemistry classes
author Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao
author_facet Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao
Santana, Simone Carvalho de
Santos, Bruna Rosa da Silva
Estevam, Idalia Helena Santos
author_role author
author2 Santana, Simone Carvalho de
Santos, Bruna Rosa da Silva
Estevam, Idalia Helena Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emmanuelle Ferreira Requiao
Santana, Simone Carvalho de
Santos, Bruna Rosa da Silva
Estevam, Idalia Helena Santos
dc.subject.por.fl_str_mv fotonovela
dispositivos móveis
estratégia de avaliação
ensino de química.
topic fotonovela
dispositivos móveis
estratégia de avaliação
ensino de química.
description Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Química, os professores buscam desenvolver e avaliar novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e estimulem para o estudo.  No ensino de Química, a utilização de imagens costuma ser um recurso muito utilizado, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo. O avanço crescente de novas tecnologias digitais de informação e comunicação tornou os dispositivos móveis tão acessíveis aos estudantes, que estes apresentam grande domínio no uso criativo destes aparelhos. Estes aspectos, aliados à importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, levaram à criação de uma atividade inovadora envolvendo fotonovelas, vitaminas e interações interpartículas. O presente trabalho avalia a atividade pedagógica de criação de Fotonovelas, utilizando o aplicativo PicsArt, disponíveis para dispositivos móveis, realizadas por alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em uma abordagem interdisciplinar entre Química e Língua Portuguesa. Foram produzidas 14 fotonovelas, distribuídas em três turmas da primeira série do Ensino Médio contendo 30 slides cada uma, utilizando como personagens os próprios alunos da turma. A análise do questionário respondido pelos estudantes indica que a atividade foi divertida, facilitadora, aplicável a outras disciplinas e inovadora. Esta atividade valorizou as potencialidades dos estudantes, promovendo o protagonismo, favorecendo uma aprendizagem significativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765
10.34117/bjdv5n11-244
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4765/4387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25972-25993
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25972-25993
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25972-25993
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430804709376