Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerisier, Jean-François
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48436
Resumo: Por diversas razões e há décadas, a questão da inovação na educação é brandida como um slogan por numerosos dirigentes políticos mas também por um número razoável de pedagogos. A mediatização da formação está no centro desta problemática na qual se misturam, demasiadas vezes e sem distinção, as questões com origem na invenção de novas práticas e do papel que nelas desempenham as tecnologias, as que se ligam à socialização destas invenções e aquelas relativas à sua utilidade real. Muito cedo Geneviève Jacquinot-Delaunay iniciou múltiplos trabalhos que concorrem para elucidar esta problemática. Ela procura mostrar, nomeadamente, como e porquê a especificidade dos media nunca é tomada em conta, mas também procura elaborar propostas visando melhor compreender os processos de inovação e o seu acompanhamento e controlo. Este artigo discute as noções de invenção e de inovação na senda dos trabalhos de Geneviève Jacquinot-Delaunay e da comunidade científica para a animação da qual ela contribui fortemente numa perspetiva interdisciplinar. Convoca o modelo da instrumentação digital da atividade e as suas duas dimensões subsequentes da mediação e da génese instrumentais para apreender os processos de invenção e de inovação. Propõe, enfim, o modelo de zona proximal de desenvolvimento da instrumentação que confronta sumariamente à realidade da política atual de implantação massiva de tablets táteis no ensino escolar.
id UFPR-8_c6b6ca51f8fb3af8b739044258aabc6a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48436
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadoresInvenção; Inovação; Gênese instrumental; Mediação instrumental; Zona proximal de desenvolvimento da instrumentação.Por diversas razões e há décadas, a questão da inovação na educação é brandida como um slogan por numerosos dirigentes políticos mas também por um número razoável de pedagogos. A mediatização da formação está no centro desta problemática na qual se misturam, demasiadas vezes e sem distinção, as questões com origem na invenção de novas práticas e do papel que nelas desempenham as tecnologias, as que se ligam à socialização destas invenções e aquelas relativas à sua utilidade real. Muito cedo Geneviève Jacquinot-Delaunay iniciou múltiplos trabalhos que concorrem para elucidar esta problemática. Ela procura mostrar, nomeadamente, como e porquê a especificidade dos media nunca é tomada em conta, mas também procura elaborar propostas visando melhor compreender os processos de inovação e o seu acompanhamento e controlo. Este artigo discute as noções de invenção e de inovação na senda dos trabalhos de Geneviève Jacquinot-Delaunay e da comunidade científica para a animação da qual ela contribui fortemente numa perspetiva interdisciplinar. Convoca o modelo da instrumentação digital da atividade e as suas duas dimensões subsequentes da mediação e da génese instrumentais para apreender os processos de invenção e de inovação. Propõe, enfim, o modelo de zona proximal de desenvolvimento da instrumentação que confronta sumariamente à realidade da política atual de implantação massiva de tablets táteis no ensino escolar.UFPRCerisier, Jean-François2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4843610.5380/2238-0701.2016n12p99-118Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 99-1182238-070110.5380/am.v1i12reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48436/30010Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:01:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/48436Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:01:29Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
title Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
spellingShingle Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
Cerisier, Jean-François
Invenção; Inovação; Gênese instrumental; Mediação instrumental; Zona proximal de desenvolvimento da instrumentação.
title_short Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
title_full Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
title_fullStr Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
title_full_unstemmed Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
title_sort Precisa-se sempre de inventores mas ainda se procuram os inovadores
author Cerisier, Jean-François
author_facet Cerisier, Jean-François
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerisier, Jean-François
dc.subject.por.fl_str_mv Invenção; Inovação; Gênese instrumental; Mediação instrumental; Zona proximal de desenvolvimento da instrumentação.
topic Invenção; Inovação; Gênese instrumental; Mediação instrumental; Zona proximal de desenvolvimento da instrumentação.
description Por diversas razões e há décadas, a questão da inovação na educação é brandida como um slogan por numerosos dirigentes políticos mas também por um número razoável de pedagogos. A mediatização da formação está no centro desta problemática na qual se misturam, demasiadas vezes e sem distinção, as questões com origem na invenção de novas práticas e do papel que nelas desempenham as tecnologias, as que se ligam à socialização destas invenções e aquelas relativas à sua utilidade real. Muito cedo Geneviève Jacquinot-Delaunay iniciou múltiplos trabalhos que concorrem para elucidar esta problemática. Ela procura mostrar, nomeadamente, como e porquê a especificidade dos media nunca é tomada em conta, mas também procura elaborar propostas visando melhor compreender os processos de inovação e o seu acompanhamento e controlo. Este artigo discute as noções de invenção e de inovação na senda dos trabalhos de Geneviève Jacquinot-Delaunay e da comunidade científica para a animação da qual ela contribui fortemente numa perspetiva interdisciplinar. Convoca o modelo da instrumentação digital da atividade e as suas duas dimensões subsequentes da mediação e da génese instrumentais para apreender os processos de invenção e de inovação. Propõe, enfim, o modelo de zona proximal de desenvolvimento da instrumentação que confronta sumariamente à realidade da política atual de implantação massiva de tablets táteis no ensino escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48436
10.5380/2238-0701.2016n12p99-118
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48436
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2016n12p99-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48436/30010
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 99-118
2238-0701
10.5380/am.v1i12
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990745657344