O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867 |
Resumo: | Durante a pandemia de COVID-19, vozes críticas à educação escolar se fortaleceram e vem alimentando o movimento da desescolarização. Este artigo pretende refletir sobre esse movimento em duas direções de análise: 1) pelas práticas alternativas de ensino conhecidas como homeschooling na Educação Básica, somadas com a precarização das relações e dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; e 2) pela incorporação das TIC fundamentada no discurso da modernização das práticas escolares. Como resultado, apontamos que, embora a desescolarização implica em argumentos que conquistam por suas características reconhecedoras de uma nova ecologia de aprendizagem, o movimento apresenta interesses extraeducacionais, levando a construção de uma sociedade alheia ao coletivo, que reduz as oportunidades de interações e encontros intersubjetivos importantes ao desenvolvimento humano, no qual pesa o exercício da empatia, da solidariedade, da crítica e do respeito às diversidades. |
id |
VERACRUZ-0_e49691a0b81ef1ebf731011fc5155b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44867 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenariodesescolarizaçãohomeschoolingnova ecologia de aprendizagempandemia covid-19.Durante a pandemia de COVID-19, vozes críticas à educação escolar se fortaleceram e vem alimentando o movimento da desescolarização. Este artigo pretende refletir sobre esse movimento em duas direções de análise: 1) pelas práticas alternativas de ensino conhecidas como homeschooling na Educação Básica, somadas com a precarização das relações e dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; e 2) pela incorporação das TIC fundamentada no discurso da modernização das práticas escolares. Como resultado, apontamos que, embora a desescolarização implica em argumentos que conquistam por suas características reconhecedoras de uma nova ecologia de aprendizagem, o movimento apresenta interesses extraeducacionais, levando a construção de uma sociedade alheia ao coletivo, que reduz as oportunidades de interações e encontros intersubjetivos importantes ao desenvolvimento humano, no qual pesa o exercício da empatia, da solidariedade, da crítica e do respeito às diversidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4486710.34117/bjdv8n3-070Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16571-16589Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16571-16589Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16571-165892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBicalho, Rute Nogueira de Moraisde Oliveira, Maria Cláudia SantosSalvador, César Coll2022-05-12T18:27:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44867Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:53.245760Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
title |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
spellingShingle |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario Bicalho, Rute Nogueira de Morais desescolarização homeschooling nova ecologia de aprendizagem pandemia covid-19. |
title_short |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
title_full |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
title_fullStr |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
title_full_unstemmed |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
title_sort |
O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario |
author |
Bicalho, Rute Nogueira de Morais |
author_facet |
Bicalho, Rute Nogueira de Morais de Oliveira, Maria Cláudia Santos Salvador, César Coll |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Maria Cláudia Santos Salvador, César Coll |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bicalho, Rute Nogueira de Morais de Oliveira, Maria Cláudia Santos Salvador, César Coll |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desescolarização homeschooling nova ecologia de aprendizagem pandemia covid-19. |
topic |
desescolarização homeschooling nova ecologia de aprendizagem pandemia covid-19. |
description |
Durante a pandemia de COVID-19, vozes críticas à educação escolar se fortaleceram e vem alimentando o movimento da desescolarização. Este artigo pretende refletir sobre esse movimento em duas direções de análise: 1) pelas práticas alternativas de ensino conhecidas como homeschooling na Educação Básica, somadas com a precarização das relações e dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; e 2) pela incorporação das TIC fundamentada no discurso da modernização das práticas escolares. Como resultado, apontamos que, embora a desescolarização implica em argumentos que conquistam por suas características reconhecedoras de uma nova ecologia de aprendizagem, o movimento apresenta interesses extraeducacionais, levando a construção de uma sociedade alheia ao coletivo, que reduz as oportunidades de interações e encontros intersubjetivos importantes ao desenvolvimento humano, no qual pesa o exercício da empatia, da solidariedade, da crítica e do respeito às diversidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867 10.34117/bjdv8n3-070 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16571-16589 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16571-16589 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16571-16589 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645586024366080 |