O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, Maria Cláudia Santos, Salvador, César Coll
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867
Resumo: Durante a pandemia de COVID-19, vozes críticas à educação escolar se fortaleceram e vem alimentando o movimento da desescolarização. Este artigo pretende refletir sobre esse movimento em duas direções de análise: 1) pelas práticas alternativas de ensino conhecidas como homeschooling na Educação Básica, somadas com a precarização das relações e dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; e 2) pela incorporação das TIC fundamentada no discurso da modernização das práticas escolares. Como resultado, apontamos que, embora a desescolarização implica em argumentos que conquistam por suas características reconhecedoras de uma nova ecologia de aprendizagem, o movimento apresenta interesses extraeducacionais, levando a construção de uma sociedade alheia ao coletivo, que reduz as oportunidades de interações e encontros intersubjetivos importantes ao desenvolvimento humano, no qual pesa o exercício da empatia, da solidariedade, da crítica e do respeito às diversidades.
id VERACRUZ-0_e49691a0b81ef1ebf731011fc5155b0a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44867
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenariodesescolarizaçãohomeschoolingnova ecologia de aprendizagempandemia covid-19.Durante a pandemia de COVID-19, vozes críticas à educação escolar se fortaleceram e vem alimentando o movimento da desescolarização. Este artigo pretende refletir sobre esse movimento em duas direções de análise: 1) pelas práticas alternativas de ensino conhecidas como homeschooling na Educação Básica, somadas com a precarização das relações e dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; e 2) pela incorporação das TIC fundamentada no discurso da modernização das práticas escolares. Como resultado, apontamos que, embora a desescolarização implica em argumentos que conquistam por suas características reconhecedoras de uma nova ecologia de aprendizagem, o movimento apresenta interesses extraeducacionais, levando a construção de uma sociedade alheia ao coletivo, que reduz as oportunidades de interações e encontros intersubjetivos importantes ao desenvolvimento humano, no qual pesa o exercício da empatia, da solidariedade, da crítica e do respeito às diversidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4486710.34117/bjdv8n3-070Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16571-16589Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16571-16589Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16571-165892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBicalho, Rute Nogueira de Moraisde Oliveira, Maria Cláudia SantosSalvador, César Coll2022-05-12T18:27:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44867Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:53.245760Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
title O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
spellingShingle O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
Bicalho, Rute Nogueira de Morais
desescolarização
homeschooling
nova ecologia de aprendizagem
pandemia covid-19.
title_short O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
title_full O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
title_fullStr O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
title_full_unstemmed O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
title_sort O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia / The deschooling movement: reflections of psychology in the pandemic scenario
author Bicalho, Rute Nogueira de Morais
author_facet Bicalho, Rute Nogueira de Morais
de Oliveira, Maria Cláudia Santos
Salvador, César Coll
author_role author
author2 de Oliveira, Maria Cláudia Santos
Salvador, César Coll
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Rute Nogueira de Morais
de Oliveira, Maria Cláudia Santos
Salvador, César Coll
dc.subject.por.fl_str_mv desescolarização
homeschooling
nova ecologia de aprendizagem
pandemia covid-19.
topic desescolarização
homeschooling
nova ecologia de aprendizagem
pandemia covid-19.
description Durante a pandemia de COVID-19, vozes críticas à educação escolar se fortaleceram e vem alimentando o movimento da desescolarização. Este artigo pretende refletir sobre esse movimento em duas direções de análise: 1) pelas práticas alternativas de ensino conhecidas como homeschooling na Educação Básica, somadas com a precarização das relações e dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; e 2) pela incorporação das TIC fundamentada no discurso da modernização das práticas escolares. Como resultado, apontamos que, embora a desescolarização implica em argumentos que conquistam por suas características reconhecedoras de uma nova ecologia de aprendizagem, o movimento apresenta interesses extraeducacionais, levando a construção de uma sociedade alheia ao coletivo, que reduz as oportunidades de interações e encontros intersubjetivos importantes ao desenvolvimento humano, no qual pesa o exercício da empatia, da solidariedade, da crítica e do respeito às diversidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867
10.34117/bjdv8n3-070
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16571-16589
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16571-16589
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16571-16589
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645586024366080