O gênero notícia no livro didático de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/7873 |
Resumo: | Orientador: Gilberto de Castro |
id |
UFPR_0002281869368659e3e044ad1cba2094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/7873 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Walker, Susanne DorotheaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastro, Gilberto de2020-09-15T15:39:48Z2020-09-15T15:39:48Z2006https://hdl.handle.net/1884/7873Orientador: Gilberto de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: A presente pesquisa tem como objeto os livros de português aprovados no 1º Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e que se pautam pela exploração da leitura e produção de diferentes gêneros textuais. A análise dos livros se concentrou na investigação das diversas abordagens do gênero "notícia", dada a crescente relevância dos textos de informação veiculados pelos meios de informação. Para tanto, era essencial entender o contexto de produção tanto do livro didático quanto da notícia, na sociedade contemporânea. A partir disso, chegou-se a uma definição abrangente e acurada do que os profissionais da comunicação (teóricos ou não) entendem pelo gênero. Em seguida, a notícia como atividade social foi confrontada à notícia como objeto de ensino. As reflexões do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem e os gêneros textuais e da Escola de Genebra sobre o processo de transposição didática serviram de importante fundamentação. De modo geral, o trabalho proposto pelos livros didáticos não leva em conta o resgate das condições de produção e circulação da notícia, nem tampouco reflete sobre as estratégias empregadas para tornar o texto (aparentemente) objetivo e imparcial. Tanto o resgate quanto o reconhecimento das estratégias é essencial para a formação de um leitor profeciente no gênero em questão.Abstract: The present work is based on the research of five textbooks selected by the Ministry of Education and Culture to be adopted nationwidely in Portuguese classes, at high school level. Our main intention is to compare the different text genre approaches of reading and writing teaching skills. The genre "news report" was chosen due to its increasing importance to modern society. Firstly, the main circumstances involved in the production of a news report and in the process of textbook production had to be fully understood. Secondly, a confrontation between a concrete news report (published by a newspaper) and the one presented by the textbook was perfomerd. The whole investigation followed Bakhtin's Circle approach of language and text genre. In general, the results pointed out that teaching materials and procedures showed in textbooks don't take into account the context of production and the spread of news report. Furthermore, some important strategies that could give more credibility to the text were not observed. Both are of great importance to assure reading proficiency of the main journalistic genre, the news report.182 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLingua portuguesa - Estudo e ensinoLivros didáticosDissertações - EducaçãoEducaçãoO gênero notícia no livro didático de portuguêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_SW.pdfapplication/pdf17334967https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/1/dissertacao_SW.pdf6bbe89f8d91d1b73df4ff6e553c55d80MD51open accessTEXTdissertacao_SW.pdf.txtExtracted Texttext/plain262883https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/2/dissertacao_SW.pdf.txtcb7c785f836ccb0302d878dc686db0baMD52open accessTHUMBNAILdissertacao_SW.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/3/dissertacao_SW.pdf.jpgf6c6bac00634806661051034c8760455MD53open access1884/78732020-09-15 12:39:48.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/7873Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-15T15:39:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O gênero notícia no livro didático de português |
title |
O gênero notícia no livro didático de português |
spellingShingle |
O gênero notícia no livro didático de português Walker, Susanne Dorothea Lingua portuguesa - Estudo e ensino Livros didáticos Dissertações - Educação Educação |
title_short |
O gênero notícia no livro didático de português |
title_full |
O gênero notícia no livro didático de português |
title_fullStr |
O gênero notícia no livro didático de português |
title_full_unstemmed |
O gênero notícia no livro didático de português |
title_sort |
O gênero notícia no livro didático de português |
author |
Walker, Susanne Dorothea |
author_facet |
Walker, Susanne Dorothea |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walker, Susanne Dorothea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Gilberto de |
contributor_str_mv |
Castro, Gilberto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua portuguesa - Estudo e ensino Livros didáticos Dissertações - Educação Educação |
topic |
Lingua portuguesa - Estudo e ensino Livros didáticos Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientador: Gilberto de Castro |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-15T15:39:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-15T15:39:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/7873 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/7873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
182 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/1/dissertacao_SW.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/2/dissertacao_SW.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/3/dissertacao_SW.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bbe89f8d91d1b73df4ff6e553c55d80 cb7c785f836ccb0302d878dc686db0ba f6c6bac00634806661051034c8760455 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860799166152704 |