O gênero notícia no livro didático de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walker, Susanne Dorothea
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/7873
Resumo: Orientador: Gilberto de Castro
id UFPR_0002281869368659e3e044ad1cba2094
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/7873
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Walker, Susanne DorotheaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastro, Gilberto de2020-09-15T15:39:48Z2020-09-15T15:39:48Z2006https://hdl.handle.net/1884/7873Orientador: Gilberto de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: A presente pesquisa tem como objeto os livros de português aprovados no 1º Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e que se pautam pela exploração da leitura e produção de diferentes gêneros textuais. A análise dos livros se concentrou na investigação das diversas abordagens do gênero "notícia", dada a crescente relevância dos textos de informação veiculados pelos meios de informação. Para tanto, era essencial entender o contexto de produção tanto do livro didático quanto da notícia, na sociedade contemporânea. A partir disso, chegou-se a uma definição abrangente e acurada do que os profissionais da comunicação (teóricos ou não) entendem pelo gênero. Em seguida, a notícia como atividade social foi confrontada à notícia como objeto de ensino. As reflexões do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem e os gêneros textuais e da Escola de Genebra sobre o processo de transposição didática serviram de importante fundamentação. De modo geral, o trabalho proposto pelos livros didáticos não leva em conta o resgate das condições de produção e circulação da notícia, nem tampouco reflete sobre as estratégias empregadas para tornar o texto (aparentemente) objetivo e imparcial. Tanto o resgate quanto o reconhecimento das estratégias é essencial para a formação de um leitor profeciente no gênero em questão.Abstract: The present work is based on the research of five textbooks selected by the Ministry of Education and Culture to be adopted nationwidely in Portuguese classes, at high school level. Our main intention is to compare the different text genre approaches of reading and writing teaching skills. The genre "news report" was chosen due to its increasing importance to modern society. Firstly, the main circumstances involved in the production of a news report and in the process of textbook production had to be fully understood. Secondly, a confrontation between a concrete news report (published by a newspaper) and the one presented by the textbook was perfomerd. The whole investigation followed Bakhtin's Circle approach of language and text genre. In general, the results pointed out that teaching materials and procedures showed in textbooks don't take into account the context of production and the spread of news report. Furthermore, some important strategies that could give more credibility to the text were not observed. Both are of great importance to assure reading proficiency of the main journalistic genre, the news report.182 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLingua portuguesa - Estudo e ensinoLivros didáticosDissertações - EducaçãoEducaçãoO gênero notícia no livro didático de portuguêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_SW.pdfapplication/pdf17334967https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/1/dissertacao_SW.pdf6bbe89f8d91d1b73df4ff6e553c55d80MD51open accessTEXTdissertacao_SW.pdf.txtExtracted Texttext/plain262883https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/2/dissertacao_SW.pdf.txtcb7c785f836ccb0302d878dc686db0baMD52open accessTHUMBNAILdissertacao_SW.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/3/dissertacao_SW.pdf.jpgf6c6bac00634806661051034c8760455MD53open access1884/78732020-09-15 12:39:48.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/7873Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-15T15:39:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero notícia no livro didático de português
title O gênero notícia no livro didático de português
spellingShingle O gênero notícia no livro didático de português
Walker, Susanne Dorothea
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
Dissertações - Educação
Educação
title_short O gênero notícia no livro didático de português
title_full O gênero notícia no livro didático de português
title_fullStr O gênero notícia no livro didático de português
title_full_unstemmed O gênero notícia no livro didático de português
title_sort O gênero notícia no livro didático de português
author Walker, Susanne Dorothea
author_facet Walker, Susanne Dorothea
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Walker, Susanne Dorothea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Gilberto de
contributor_str_mv Castro, Gilberto de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
Dissertações - Educação
Educação
topic Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Gilberto de Castro
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-15T15:39:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-15T15:39:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/7873
url https://hdl.handle.net/1884/7873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/1/dissertacao_SW.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/2/dissertacao_SW.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7873/3/dissertacao_SW.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bbe89f8d91d1b73df4ff6e553c55d80
cb7c785f836ccb0302d878dc686db0ba
f6c6bac00634806661051034c8760455
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860799166152704