O jogo didático nature como ferramenta na formação de professores de ciências e biologia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41701 |
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Nogueira, Guilherme de SouzaAhrens, CarolinePilleggi, Carlos Eduardo de SouzaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas2022-09-19T17:19:22Z2022-09-19T17:19:22Z2015https://hdl.handle.net/1884/41701Orientador: Carlos Eduardo de Souza PilleggiTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : O estudo das relações ecológicas e evolutivas é bastante complexo. Como consequência, os alunos apresentam dificuldades para compreendê-los, porém, um outro possível motivo, pode ser a falta de conhecimento sobre esses temas por parte dos professores, o que reflete falhas na formação dos mesmos. O PBL (Problem Based Learning) é uma abordagem instrucional que inicia a aprendizagem dos alunos pela criação de cenários, nos quais há a necessidade de resolver um problema. Tem foco na espontaneidade, na colaboração, e na habilidade flexível de resolver estes problemas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do jogo didático Nature, o qual é baseado no método PBL, na apreensão e entendimento dos conceitos de Evolução e Genética de Populações pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. O jogo requer entre dois e seis jogadores. Não há manual de instruções, uma vez que é composto por diversos tipos de cartas que regem o desenvolvimento do jogo. No entanto, o ideal é que haja um moderador que auxilie e explique os comandos do jogo. O jogo foi aplicado a alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que já tenham cursado ou estejam cursando a matéria de Genética de Populações. Os alunos responderam a alguns questionários antes e após a aplicação. Um dos resultados mais relevantes em relação à aplicação do jogo foi um melhor entendimento por parte dos alunos do conceito de Deriva Genética. Os alunos lembraram ou aprenderam conceitos e houve uma boa aceitação da metodologia do jogo para a explicação dos assuntos. Provavelmente estes resultados estão relacionados com a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, na interação que o jogo proporcionou entre os participantes e também a um entendimento mais aprofundado do conhecimento explorado pelo jogo, características da metodologia PBL.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderJogos educativosBiologiaEnsino - MetodologiaEcologia - Estudo e ensinoEvolução (Biologia)O jogo didático nature como ferramenta na formação de professores de ciências e biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Guilherme de Souza Nogueira e Caroline Ahrens.pdfapplication/pdf1261236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41701/1/TCC%20Guilherme%20de%20Souza%20Nogueira%20e%20Caroline%20Ahrens.pdfe1c54077100ca60cf4544e1c33593092MD51open accessTEXTTCC Guilherme de Souza Nogueira e Caroline Ahrens.pdf.txtExtracted Texttext/plain36656https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41701/2/TCC%20Guilherme%20de%20Souza%20Nogueira%20e%20Caroline%20Ahrens.pdf.txtca4e742094bac149c4e05256fb98b0e0MD52open accessTHUMBNAILTCC Guilherme de Souza Nogueira e Caroline Ahrens.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41701/3/TCC%20Guilherme%20de%20Souza%20Nogueira%20e%20Caroline%20Ahrens.pdf.jpg9b7a9acb8c1e3c2d401c1e30ffd4ed43MD53open access1884/417012022-09-19 14:19:22.734open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41701Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T17:19:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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