Capacidade absortiva e desempenho organizacional : a influência mediadora das capacidades de marketing e dos desempenhos operacionais
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/55284 |
Resumo: | Orientadora : Prof. Dra. Ana Maria Machado Toaldo |
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Costa, Juliana Conceição Noschang daToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2018-05-15T18:32:07Z2018-05-15T18:32:07Z2018http://hdl.handle.net/1884/55284Orientadora : Prof. Dra. Ana Maria Machado ToaldoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 23/02/2018Inclui referências : p. 145-169Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da Capacidade Absortiva no Desempenho Organizacional sob a influência mediadora das Capacidades de Marketing (Capacidade de Inovação e Capacidade de Desenvolvimento de Novos Produtos) e de Desempenhos Operacionais (Desempenho de Inovação e Sucesso do novo Produto). Utilizou-se no estudo uma abordagem quantitativa, onde foram analisados dados primários, coletados por meio de survey, de 333 gerentes de empresas da Indústria de Transformação do Brasil envolvidos com processos estratégicos de marketing. Utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para testar as hipóteses propostas. Os resultados indicaram que a Capacidade Absortiva não teve impacto direto no Desempenho Organizacional. A relação foi totalmente mediada pelas Capacidades de Marketing e pelos Desempenhos Operacionais propostos. De forma teórica, o estudo elucidou o papel do conhecimento externo, das capacidades de marketing e dos desempenhos operacionais no desempenho das organizações, corroborando para o campo teórico destas áreas. De forma prática, sugere-se aos gestores de empresas brasileiras da Indústria de transformação que invistam na Capacidade Absortiva, nas Capacidades de Marketing, e no controle dos Desempenhos Operacionais de suas empresas, visando a melhora do Desempenho Organizacional frente aos competidores. Por fim, sugerese que uma aplicação desta pesquisa seja realizada em diferentes indústrias e países. Também indica-se a realização de uma pesquisa longitudinal a fim de entender o impacto do processo de aprendizagem e melhora das capacidades no desempenho organizacional ao longo do tempo. Palavras-Chave: Capacidade Absortiva, Capacidades de Marketing, Desempenho, Mediação, Modelagem de Equações EstruturaisAbstract: This study aims to analyze the effects of Absorptive Capacity on Organizational Performance under the mediating influence of Marketing Capabilities (Innovation Capability and New Product Development Capability) and Non-Financial Performance (Innovation Performance and New Product Success). Researchers used a quantitative approach in this study. We collected data from a primary source through a survey of 333 managers of Transformation Industry companies in Brazil involved in strategic marketing processes. We used Structural Equation Modeling (SEM) technique to test the hypotheses proposed. The results indicated that Absorptive Capacity had no direct impact on Organizational Performance. Marketing Capabilities and Non-Financial Performances fully mediated the proposed relationship. Theoretically, the study elucidated the role of external knowledge, marketing capabilities and non-financial performance in organizations' performance, corroborating the theoretical field of these areas. Practically, managers of Brazilian companies in the transformation industry are advised to invest in Absorptive Capacity, Marketing Capabilities, and in the control of Non- Financial Developments of their businesses, aiming at improving Organizational Performance over competitors. Finally, we suggest that an application of this research must be carried out in different industries and countries. We also indicate the accomplishment of a longitudinal study to understand the impact of the learning process and improvement of the capacities in the organizational performance over time. Keywords: Absorptive Capacity, Marketing Capabilities, Performance, Mediation, Structural Equation Modeling186 p. : il. (algumas color.).application/pdfDesenvolvimento organizacionalAdministraçãoMarketing - Capacidade de aprendizagemCapacidade absortiva e desempenho organizacional : a influência mediadora das capacidades de marketing e dos desempenhos operacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JULIANA CONCEICAO NOSCHANG DA COSTA.pdfapplication/pdf32141687https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55284/1/R%20-%20T%20-%20JULIANA%20CONCEICAO%20NOSCHANG%20DA%20COSTA.pdf1b4c4f468f1044583689961de69d8e95MD51open access1884/552842018-05-15 15:32:07.66open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55284Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-05-15T18:32:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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