AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2560 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação. |
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A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação. |
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A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação. |
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