AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação. |
id |
UNICESU -1_5780265448d3e24a7d6d9894a8974493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2560 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TICCapacidades especializadas de marketingDesempenho organizacionalDesempenho de inovaçãoInovaçãoMarketing estratégicoA presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T19:46:04Z2019-11-06T19:46:04Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560porMOSKALEWICZ, Adrianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:08ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
title |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
spellingShingle |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC MOSKALEWICZ, Adriane Capacidades especializadas de marketing Desempenho organizacional Desempenho de inovação Inovação Marketing estratégico |
title_short |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
title_full |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
title_fullStr |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
title_full_unstemmed |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
title_sort |
AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC |
author |
MOSKALEWICZ, Adriane |
author_facet |
MOSKALEWICZ, Adriane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOSKALEWICZ, Adriane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacidades especializadas de marketing Desempenho organizacional Desempenho de inovação Inovação Marketing estratégico |
topic |
Capacidades especializadas de marketing Desempenho organizacional Desempenho de inovação Inovação Marketing estratégico |
description |
A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T19:46:04Z 2019-11-06T19:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771960795856896 |