Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachuba, Laura Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43860
Resumo: Orientador : Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto
id UFPR_03edc685b0fcf8e48adf646ee70ec766
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43860
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cachuba, Laura MariaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da InformaçãoPinto, José Simão de Paula 1963-2016-11-22T19:08:17Z2016-11-22T19:08:17Z2016http://hdl.handle.net/1884/43860Orientador : Prof. Dr. José Simão de Paula PintoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 29/02/2016Inclui referências : f. 123-132Resumo: Introdução: O uso de dados como matéria prima para a tomada de decisão pelos gestores nas atividades administrativas tem sido cada vez mais frequente. A coleta de dados tem sua disseminação facilitada com a internet, seja em dado bruto ou já transformado em informações por meio das e-gov Federal, Estadual e Municipal. A criação de programas como o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), instituído pelo governo federal, faz parte de um conjunto de ações que busca avaliar a qualidade dos serviços de saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS, o que demonstra uma preocupação com a análise da gestão e o desempenho dos gestores municipais e das unidades de atendimento. O uso de dados tem sido utilizado com relutância por estes profissionais principalmente devido a frequência de coleta, demora na disponibilização e desconfiança quanto a qualidade e exatidão dos mesmos. Objetivo: Este trabalho objetiva abordar a utilização de dados abertos na questão da eficiência da Gestão Pública Municipal, especificamente na cidade de Curitiba, utilizando-se de dados públicos disponibilizados nas plataformas de instituições governamentais. Definindo como suas unidades de análise UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UBS (Unidade Básica de Saúde) e DS (Distritos Sanitários) busca-se avaliar a eficiência no atendimento como proposta para gestores municipais e das unidades definidas. Material e método: A base teórica se fundamenta na Análise Exploratória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), técnica não paramétrica, como proposta junto a utilização de dados secundários e de acesso livre, e utilização de software de domínio público R. A técnica apresentada possibilita a avaliação pontual, com valores de eficiência que permitem a tomada de decisão através de alterações que visem a verificação do impacto mais imediato e posteriormente a comparação com os dados de pesquisa quando divulgados. A análise foi feita populacionalmente definindo como DMUs as 9 UPAs, 109 UBSs e 9 DS ativas no ano de 2014. Resultado: A avaliação das eficiências permitiu detectar indicação de alterações necessárias para melhoria no atendimento aos usuários, bem como as unidades de saúde que podem ser usadas como referência para que as unidades ineficientes possam melhorar seu desempenho e indicação de ineficiências de escala e gestão. Conclusão: A avaliação da eficiência mostrou que há mais problemas voltados à gestão do que em relação aos recursos, possibilitando a verificação percentual da ineficiência por problemas ocasionados pela gestão, por estrutura ou por ambos. Das unidades avaliadas, 58% das UBSs, 44% das UPAs e 60% dos DS apresentam alguma ineficiência associada à gestão. Palavras-chave: Eficiência; DEA; Tomada de Decisão; Gestão Pública; Atenção Primária à Saúde.Abstract: Introduction: The use of data as feedstock for the decision making by managers in administrative activities have been increasingly frequent. The data collection has its dissemination facilitated by the internet be raw data or already transformed into information through e-gov Federal, State and Municipal. The creation of programs such as Access and Quality Improvement Program (PMAQ), established by the federal government, it is part of a set of actions which seeks to assess the quality of health services, mainly in Primary Health Care (PHC) in SUS, which shows a concern with the analysis of management and the performance of municipal managers and service units. The use of data has been used reluctantly by these professionals, mainly due to the frequency of collection delay in availability and distrust the quality and accuracy of the same. Objectives: This paper it has purpose approach the use of open data the issue of the Municipal Public Management efficiency, specifically in the city of Curitiba, using public data available in government institutions platforms. Setting as the unit of analysis their health units ECU (Emergency Care Unit), BHU (Basic Health Unit) e HD (Health Districts), seeks to assess efficiency in the service as a proposal for municipal managers and the defined units. Material and Methods: The theoretical basis it is justified in Data Envelopment Analysis - DEA, nonparametric technique, as proposed at use of secondary data and open access and using software of public domain R. The presented technique enables timely assessment with efficiency values allowing the decision making through changes aimed at checking the most immediate impact and thereafter the comparison with search data when released. The analysis was made using population, defining how DMUs the 9 ECU (Emergency Care Unit), 109 BHU (Basic Health Unit) and 9 HD (Health Districts) active in 2014. Results: The evaluation of efficiencies possible to detect indication of required changes to improve the attendance to users as well as health units that can be used as a reference for the inefficient units can improve their performance and inefficiencies indication of scale and management. Conclusion: The evaluation of efficiency showed that there are more problems focused on management than on the resources, enabling the verification percentage inefficiencies for problems caused by management, structure or both. The evaluated units 58% of UBSs, 44% of UPAs e 60% of DS they have some inefficiency associated with management. Keywords: Efficiency; DEA; Decision Making; Public Management; Primary Health Care.144 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digital658.4038Análise de envoltória de dadosProcesso decisorioEficiencia (Serviço publico)Saude pública - Curitiba (PR)Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAURA MARIA CACHUBA.pdfapplication/pdf3506778https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43860/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20MARIA%20CACHUBA.pdfbeb6f93c0ea587c9fddb32c9bfbcd122MD51open accessTEXTR - D - LAURA MARIA CACHUBA.pdf.txtExtracted Texttext/plain283121https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43860/2/R%20-%20D%20-%20LAURA%20MARIA%20CACHUBA.pdf.txtd83496354a14142e410eae9c4dd41e26MD52open accessTHUMBNAILR - D - LAURA MARIA CACHUBA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43860/3/R%20-%20D%20-%20LAURA%20MARIA%20CACHUBA.pdf.jpgc942e3aac60c99f796834011ba374e39MD53open access1884/438602016-11-22 17:08:17.8open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-11-22T19:08:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
title Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
spellingShingle Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
Cachuba, Laura Maria
Análise de envoltória de dados
Processo decisorio
Eficiencia (Serviço publico)
Saude pública - Curitiba (PR)
658.4038
title_short Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
title_full Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
title_fullStr Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
title_full_unstemmed Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
title_sort Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados
author Cachuba, Laura Maria
author_facet Cachuba, Laura Maria
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachuba, Laura Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, José Simão de Paula 1963-
contributor_str_mv Pinto, José Simão de Paula 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de envoltória de dados
Processo decisorio
Eficiencia (Serviço publico)
Saude pública - Curitiba (PR)
topic Análise de envoltória de dados
Processo decisorio
Eficiencia (Serviço publico)
Saude pública - Curitiba (PR)
658.4038
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 658.4038
description Orientador : Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-22T19:08:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-22T19:08:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43860
url http://hdl.handle.net/1884/43860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43860/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20MARIA%20CACHUBA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43860/2/R%20-%20D%20-%20LAURA%20MARIA%20CACHUBA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43860/3/R%20-%20D%20-%20LAURA%20MARIA%20CACHUBA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv beb6f93c0ea587c9fddb32c9bfbcd122
d83496354a14142e410eae9c4dd41e26
c942e3aac60c99f796834011ba374e39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860314756546560