Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/33418 |
Resumo: | Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan |
id |
UFPR_041b0f913e837689740a45157d923815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33418 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marques Palagi, Ana MariaUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoZamberlan, Suzana Maria Marques2022-07-19T18:34:24Z2022-07-19T18:34:24Z2011https://hdl.handle.net/1884/33418Orientador: Suzana Maria Marques ZamberlanMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: Esta pesquisa é oriunda do Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFPR. Esse trabalho pensa nos avanços das tecnologias e as exigências de novas práticas pedagógicas nos espaços escolares. Justificou-se pelas tecnologias se constituírem, nos últimos tempos, o grande desafio, seja em seu domínio,compreensão e uso, pelos docentes. Compreende, também, que houve grande avanço do uso das tecnologias na modalidade à distância, no entanto, o ensino presencial ainda sofre desta ausência ou de preconceitos. Por isso, e pela necessidade em pensar novas práticas pedagógicas que levou a cabo esta pesquisa. A pergunta norteadora foi de que forma os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS), com suas ferramentas, possibilidades tecnológicas,constituem-se em espaços de perspectivas e desafios na ação docente, no ensino presencial? Teve como objetivos demonstrar o uso desses Ambientes Virtuais de Aprendizagem no ensino presencial; promover espaços possíveis de práticas docentes concretas em uso de AVAs, nessa modadidade; implementar ações concretas do uso desses ambientes e contribuir, com a pesquisa, a uma nova postura de formação e atuação docente. Sua metodologia se deu através da pesquisa ação, com alunos do Curso de Formação de Docentes, primeira série,durante seis meses, compreendido de agosto a dezembro de 2010, na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação. A fundamentação teórica teve autores como Belloni, Moran, Bortolozzo et al., Muzinatti, Altoè, documentos do MEC e daSEED/PR, entre outros1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia e educaçaoAprendizagem - Ensino via WebAmbientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA MARIA MARQUES PALAGI.pdfapplication/pdf1497252https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33418/1/ANA%20MARIA%20MARQUES%20PALAGI.pdffe5751026a81e13fbf0b8759fc0eff42MD51open accessTEXTANA MARIA MARQUES PALAGI.pdf.txtExtracted texttext/plain81687https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33418/2/ANA%20MARIA%20MARQUES%20PALAGI.pdf.txtd4583642b6de32a3e7ea5a09c9751e7dMD52open accessTHUMBNAILANA MARIA MARQUES PALAGI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33418/3/ANA%20MARIA%20MARQUES%20PALAGI.pdf.jpg9b50a8a71ca5629a1fbc26e66045cde2MD53open access1884/334182022-07-19 15:34:24.592open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33418Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-19T18:34:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
title |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
spellingShingle |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão Marques Palagi, Ana Maria Tecnologia e educaçao Aprendizagem - Ensino via Web |
title_short |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
title_full |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
title_fullStr |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
title_full_unstemmed |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
title_sort |
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão |
author |
Marques Palagi, Ana Maria |
author_facet |
Marques Palagi, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Palagi, Ana Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zamberlan, Suzana Maria Marques |
contributor_str_mv |
Zamberlan, Suzana Maria Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia e educaçao Aprendizagem - Ensino via Web |
topic |
Tecnologia e educaçao Aprendizagem - Ensino via Web |
description |
Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T18:34:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T18:34:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/33418 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/33418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33418/1/ANA%20MARIA%20MARQUES%20PALAGI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33418/2/ANA%20MARIA%20MARQUES%20PALAGI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33418/3/ANA%20MARIA%20MARQUES%20PALAGI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe5751026a81e13fbf0b8759fc0eff42 d4583642b6de32a3e7ea5a09c9751e7d 9b50a8a71ca5629a1fbc26e66045cde2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860806111920128 |