Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Martins, Diego
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tiziotto, Simone Aparecida, Cazarini, Edson Walmir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277
Resumo: Este artigo tem o objetivo de reconhecer algumas formas de apropriação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) nos Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs), dadas às suas especificidades, buscando refletir se estão contribuindo, efetivamente, para o processo de aprendizagem nos cursos superiores e verificar se apenas funcionam como mecanismos de reafirma- ção de um status quo. Para tanto, foi realizada uma investigação exploratória descritiva, que se iniciou como um estudo bibliográfico, seguida por uma pesquisa de amostragem a partir de 150 artigos de periódicos publicados no período de 2009 a 2014 sobre o tema em questão. Os resultados são paradoxais, pois, apesar de demonstrarem certa constância de práticas ainda recursivas, também apresentam 21 requisitos que parecem demonstrar potencial, desde que inseridos em um movimento de constante ascendência, para atender as demandas das novas gerações de discentes da educação superior. Ressalva-se que, apesar das dificuldades que a tomada de uma decisão em ACAs pode representar, a importância de se estudar este tema, de refletir sobre ele e de se encontrarem as melhores opções de ações didático-pedagógicas é tão significativa que pode representar a diferença entre desmotivar e fomentar o fracasso ou motivar e proporcionar opções efetivas de sucesso nos processos de aprendizagem.
id ABED-1_bece52fd3beffd4c7a138c820c03e622
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/277
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)Ambientes Complexos de Aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tomada de decisão. Educação superior. Aprendizagem.Este artigo tem o objetivo de reconhecer algumas formas de apropriação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) nos Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs), dadas às suas especificidades, buscando refletir se estão contribuindo, efetivamente, para o processo de aprendizagem nos cursos superiores e verificar se apenas funcionam como mecanismos de reafirma- ção de um status quo. Para tanto, foi realizada uma investigação exploratória descritiva, que se iniciou como um estudo bibliográfico, seguida por uma pesquisa de amostragem a partir de 150 artigos de periódicos publicados no período de 2009 a 2014 sobre o tema em questão. Os resultados são paradoxais, pois, apesar de demonstrarem certa constância de práticas ainda recursivas, também apresentam 21 requisitos que parecem demonstrar potencial, desde que inseridos em um movimento de constante ascendência, para atender as demandas das novas gerações de discentes da educação superior. Ressalva-se que, apesar das dificuldades que a tomada de uma decisão em ACAs pode representar, a importância de se estudar este tema, de refletir sobre ele e de se encontrarem as melhores opções de ações didático-pedagógicas é tão significativa que pode representar a diferença entre desmotivar e fomentar o fracasso ou motivar e proporcionar opções efetivas de sucesso nos processos de aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27710.17143/rbaad.v15i0.277Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277/219https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277/220Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Martins, DiegoTiziotto, Simone AparecidaCazarini, Edson Walmir2019-03-17T02:32:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/277Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:53Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
title Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
spellingShingle Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
de Oliveira Martins, Diego
Ambientes Complexos de Aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tomada de decisão. Educação superior. Aprendizagem.
title_short Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
title_full Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
title_fullStr Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
title_full_unstemmed Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
title_sort Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs)
author de Oliveira Martins, Diego
author_facet de Oliveira Martins, Diego
Tiziotto, Simone Aparecida
Cazarini, Edson Walmir
author_role author
author2 Tiziotto, Simone Aparecida
Cazarini, Edson Walmir
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Martins, Diego
Tiziotto, Simone Aparecida
Cazarini, Edson Walmir
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Complexos de Aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tomada de decisão. Educação superior. Aprendizagem.
topic Ambientes Complexos de Aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tomada de decisão. Educação superior. Aprendizagem.
description Este artigo tem o objetivo de reconhecer algumas formas de apropriação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) nos Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs), dadas às suas especificidades, buscando refletir se estão contribuindo, efetivamente, para o processo de aprendizagem nos cursos superiores e verificar se apenas funcionam como mecanismos de reafirma- ção de um status quo. Para tanto, foi realizada uma investigação exploratória descritiva, que se iniciou como um estudo bibliográfico, seguida por uma pesquisa de amostragem a partir de 150 artigos de periódicos publicados no período de 2009 a 2014 sobre o tema em questão. Os resultados são paradoxais, pois, apesar de demonstrarem certa constância de práticas ainda recursivas, também apresentam 21 requisitos que parecem demonstrar potencial, desde que inseridos em um movimento de constante ascendência, para atender as demandas das novas gerações de discentes da educação superior. Ressalva-se que, apesar das dificuldades que a tomada de uma decisão em ACAs pode representar, a importância de se estudar este tema, de refletir sobre ele e de se encontrarem as melhores opções de ações didático-pedagógicas é tão significativa que pode representar a diferença entre desmotivar e fomentar o fracasso ou motivar e proporcionar opções efetivas de sucesso nos processos de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277
10.17143/rbaad.v15i0.277
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v15i0.277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277/219
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/277/220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170897973248