A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bard, Rosemere Damásio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215051
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
id UFSC_dcec5cdf50fcebcb9347fe7c228acc4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215051
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superiorTecnologias da informação e comunicaçãoEducaçãoEnsino via WebFísicaSalas de aula invertidasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.Novas estratégias pedagógicas têm sido aplicadas no ensino superior afim de otimizar o processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem invertida é uma abordagem pedagógica que possibilita a apropriação do conhecimento teórico antes do momento presencial. Possibilitando assim, através da resolução de problemas, a aplicação do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades e atitudes no encontro presencial. A pesquisa teve como objetivo integrar o ensino online ao presencial a partir do uso da aprendizagem invertida em uma disciplina de física nos cursos de engenharia. A implementação foi realizada no segundo semestre de 2018 em uma faculdade do sul de Santa Catarina. Para essa pesquisa, utilizou-se um recurso disponível no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem MOODLE e os princípios do Design Instrucional. O recurso Lição foi utilizado para criar uma aula interativa, com controles de páginas, inserção de questões abertas e fechadas para verificar a compreensão. O recurso permite ainda que experimentos virtuais ou remotos sejam inseridos na lição, tornando assim a aprendizagem mais significativa. Assim como também, possibilita coletar dados sobre a aprendizagem e fornecer feedback. Neste trabalho foi combinado as metodologias de pesquisa-ação com estudo de caso e adotou-se uma abordagem qualitativa para análise dos dados. Trata-se de um estudo exploratório desenvolvido em duas fases. Na fase I, preparatória, foi identificado o problema pedagógico e elaborado um plano de ação, juntamente com o professor da disciplina. Na fase II, aplicada, ocorreu a implementação, a coleta de dados, a análise de dados e a redação da dissertação. Percebe-se através dos resultados obtidos nesse trabalho que a aprendizagem invertida, enquanto estratégia pedagógica, não só possibilitou a integração do ensino online ao presencial, mas otimizou o tempo em sala de aula, melhorando a aquisição dos conhecimentos teóricos e criando as condições necessárias para o professor fazer a gestão da aprendizagem dos discentes, personalizando assim o processo de aprendizagem através de recursos educacionais digitaisAbstract: New pedagogical approaches have been applied in higher education with the aim to optimize the teaching and learning process. Flipped learning is a pedagogical approach that can provide optimal conditions for learning the theory before class time. Therefore, fostering through problem solving, the application of knowledge and the development of abilities and attitudes during the class time. This research had the objective of integrating the online teaching in the face-to-face courses through the implementation of flipped learning in the discipline of physics in the engineering courses. The implementation was carried out in the second semester of 2018 in a college in the South of Santa Catarina. For this research, it was used a resource available in the virtual teaching and learning environment called Moodle and the principles of Instructional design. The resource Lesson was used in order to create an interactive lesson, with pages control, inserting of open-ended questions and quizzes to check comprehension of the content, as well as allowing to embed virtual or remote experiments, which makes the experience even more meaningful. It also allowed the teacher to collect data related to learning and to give feedback. In this study we have combined action research and case study methodologies and adopted a qualitative approach to analyze its data. It?s an exploratory study and it was conducted in two phases. Phase I was the preparatory, in which the pedagogical problems were identified and an action plan was developed in collaboration with the physics professor. Phase II was the applied research, in which the implementation was conducted, the data collected and analyzed and the dissertation written. Through the results obtained in this research it was acknowledged that flipped learning, as a pedagogical strategy, not only effectively enabled the integration of online teaching into the face-to-face courses, but also optimized the time in class, improving therefore the acquisition of theoretical knowledge and creating the necessary conditions for the professor to manage the learning process, personalizing through the use of educational digital resources.Silva, Juarez Bento daBilessimo, Simone Meister SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaBard, Rosemere Damásio2020-10-21T21:12:40Z2020-10-21T21:12:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il., gráfs., tabs,application/pdf369150https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215051porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215051Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
title A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
spellingShingle A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
Bard, Rosemere Damásio
Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Ensino via Web
Física
Salas de aula invertidas
title_short A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
title_full A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
title_fullStr A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
title_full_unstemmed A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
title_sort A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior
author Bard, Rosemere Damásio
author_facet Bard, Rosemere Damásio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
Bilessimo, Simone Meister Sommer
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bard, Rosemere Damásio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Ensino via Web
Física
Salas de aula invertidas
topic Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Ensino via Web
Física
Salas de aula invertidas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:12:40Z
2020-10-21T21:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369150
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215051
identifier_str_mv 369150
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 p.| il., gráfs., tabs,
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651950753841152