Os artigos, as posições e o circuito do conhecimento : a dinâmica das citações como forma de objetivação de fração do campo de pesquisas sobre as juventudes nas áreas da educação e das ciências sociais no Brasil (1990-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonechen, Paulo Eduardo Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80549
Resumo: Orientador(a): Prof.(a). Dr(a). Adriane Knoblauch
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKnoblauch, Adriane, 1975-Antonechen, Paulo Eduardo Araujo2023-01-30T18:06:38Z2023-01-30T18:06:38Z2022https://hdl.handle.net/1884/80549Orientador(a): Prof.(a). Dr(a). Adriane KnoblauchDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2022Inclui referênciasResumo: A pesquisa aqui desenvolvida busca ser uma forma de objetivação de fração do campo de pesquisas sobre as juventudes no Brasil entre 1990-2019. A forma de operacionalizar isso foi pelo levantamento de artigos deste campo visto pelo volume de citações acumuladas por tais produções científicas. A ideia foi organizar um percurso metodológico que tivesse com o base os recursos de contagem de citações do Google Acadêmico relacionados com os parâmetros e filtros da ferramenta com as variáveis que produzimos para dar conta desta fração do campo (ano, número de citações, região e local e as grandes áreas e as áreas específicas de publicação). A investigação é em primeiro momento uma forma de organização do campo por meio das posições ocupadas pelos artigos em termos hierárquicos vistos pelas citações acumuladas. Já em segundo momento, visa situar as tendências no campo vistas pela circulação e recepção da produção científica. O que temos é um percurso direcionado para fração da produção científica sobre as juventudes contendo a especificidade comparativa entre as áreas da Educação e das Ciências Sociais. Apostamos na ideia da dinâmica das citações como forma para objetivação do campo científico e como indicador relativamente estável de observação de sua movimentação no tempo e no espaço. Sinalizamos que, por meio da dinâmica das citações, temos o indicador de capital científico e/ou de reconhecimento da competência científica que é acumulado por estas produções científicas. Se o campo científico é um campo de lutas, forças e em disputa, na perspectiva de Pierre Bourdieu (1995; 2004 e 2020), pensamos que uma das formas de objetivação disso é situar a economia das citações condensadas nos artigos científicos. Os resultados a que chegamos passam por uma concentração na Grande Área de Humanas com predominância nas Áreas Específicas da Educação e das Ciências Sociais. Em termos de distribuição geográfica observamos os artigos concentrados na região Sudeste e em São Paulo como local de publicação. Observamos também que os artigos vistos pelas posições dominantes e dominadas refletem tendências no campo que são organizadas substancialmente por artigos com os menores registros de citações, portanto, vemos uma troca típica da economia simbólica, que entendemos como uma economia das citações.Abstract: The research developed here seeks to be a way of objectifying a fraction of the field of research on youth in Brazil between 1990-2019. The way to operationalize this was by surveying articles in this field seen by the volume of citations accumulated by these same scientific productions. The idea was to organize a methodological path that was based on Google Scholar's citation counting resources related to the tool's parameters and filters with the variables we produce to account for this fraction of the field (year, number of citations, region and location, both large and specific areas of publication). Research is, at first, a form of organization of the field through the positions occupied by articles in hierarchical terms seen by the accumulated citations. In a second moment, it aims to situate trends in the field seen by the circulation and reception of scientific production. What we have is a route directed to a fraction of the scientific production on youths containing the comparative specificity between the areas of Education and Social Sciences. We bet on the idea of the dynamics of citations to objectify the scientific field and as a stable indicator of observation of its movement in time and space. We point out that through the dynamics of citations we have the indicator of scientific capital and/or recognition of scientific competence that is accumulated by these scientific productions. If the scientific field is a field of struggles, forces and dispute, from the perspective of Pierre Bourdieu (1995; 2004 and 2020), we think that one of the ways of objectifying this is to situate the economy of citations condensed in scientific articles. The results that we arrive at are concentrated in the Greater Area of Humanities, with a predominance of the Specific Areas of Education and Social Sciences. In terms of geographic distribution, we observed the articles concentrated in the Southeast region and in São Paulo as the place of publication. We also observe that the articles in positions seen by the dominant and dominated positions reflect trends in the field that are organized by articles with the lowest citation records, therefore, we see a typical exchange of the symbolic economy, which we understand here as an economy of citations.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoCiencias sociais - Estudo e ensinoPesquisa - EducaçãoCiência - MetodologiaJovensEducaçãoOs artigos, as posições e o circuito do conhecimento : a dinâmica das citações como forma de objetivação de fração do campo de pesquisas sobre as juventudes nas áreas da educação e das ciências sociais no Brasil (1990-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO EDUARDO ARAUJO ANTONECHEN.pdfapplication/pdf9311236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80549/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20EDUARDO%20ARAUJO%20ANTONECHEN.pdf2c8a1229d9aaa3c2a97fbb19c55eb66fMD51open access1884/805492023-01-30 15:06:38.383open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80549Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-30T18:06:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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