Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zafalon, Míriam
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33576
Resumo: Orientador: Helena Aparecida Batista
id UFPR_063b9c7b951637075ef72d1ef64f4441
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33576
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Zafalon, MíriamUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoBatista, Helena Aparecida2022-07-20T10:50:29Z2022-07-20T10:50:29Z2011https://hdl.handle.net/1884/33576Orientador: Helena Aparecida BatistaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.Abstract: The work delineated in these pages argues the insertion of the Multimedia TV in the school context of the paranaenses schools, more specifically in the literature lessons. The choice of the subject reflects the necessity to point the importance of this new daily instrument in the educational one, taking care of to the proposal of integration of the medias as vehicle of promotion of knowledge, taking care of to the technological advances considered by the contemporaneity. The Multimedia TV is a governmental action that considers to assure to the paranaenses students an education larded for languages of different natures that leads to the real learning. The constant reflection in this work still signals for the importance to value the presence of the studentsubject in the process of construction of the knowledge mediated for the technology. For in such a way, and centering the study in the area of the education of literature, one uses Aesthetic of Reception, theory created for Jauss (1994) and Iser (1999), that it privileges the presence of the reader in the confrontation with the written text and the point of view of the author. Beyond the bibliographical research, this work counted on the analysis of results gotten after the use of the Multimedia TV for pupils of one third series of high school of the College Governing Adolpho de Oliveira Franco, aiming at to a productive mediation made by the technological instrument by means of the moment of learning of the worked literary content.1 recurso online : PDF.application/pdfTelevisão na educaçãoLiteratura - Estudo e ensinoAulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMIRIAM ZAFALON.pdfapplication/pdf237111https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33576/1/MIRIAM%20ZAFALON.pdf7019c1ec93d32942865a72fbc1e535cdMD51open accessTEXTMIRIAM ZAFALON.pdf.txtExtracted Texttext/plain53587https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33576/2/MIRIAM%20ZAFALON.pdf.txt7864050d0b6879562824bdd8286e83adMD52open accessTHUMBNAILMIRIAM ZAFALON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33576/3/MIRIAM%20ZAFALON.pdf.jpgc78dda463cffcdba54e1b50dec76ff89MD53open access1884/335762022-07-20 07:50:29.604open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-20T10:50:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
title Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
spellingShingle Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
Zafalon, Míriam
Televisão na educação
Literatura - Estudo e ensino
title_short Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
title_full Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
title_fullStr Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
title_full_unstemmed Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
title_sort Aulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literária
author Zafalon, Míriam
author_facet Zafalon, Míriam
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Zafalon, Míriam
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Helena Aparecida
contributor_str_mv Batista, Helena Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão na educação
Literatura - Estudo e ensino
topic Televisão na educação
Literatura - Estudo e ensino
description Orientador: Helena Aparecida Batista
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T10:50:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-20T10:50:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33576
url https://hdl.handle.net/1884/33576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33576/1/MIRIAM%20ZAFALON.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33576/2/MIRIAM%20ZAFALON.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33576/3/MIRIAM%20ZAFALON.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7019c1ec93d32942865a72fbc1e535cd
7864050d0b6879562824bdd8286e83ad
c78dda463cffcdba54e1b50dec76ff89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860231424114688