AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAFALON, Míriam
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480
Resumo: O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.
id UNICESU -1_4e0d3846ddf803439087deae5cb7051d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5480
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIAEnsino da literaturaEstética da recepçãoTV multimídiaO trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-30T13:28:45Z2020-03-30T13:28:45Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480porZAFALON, Míriaminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:45ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
title AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
spellingShingle AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
ZAFALON, Míriam
Ensino da literatura
Estética da recepção
TV multimídia
title_short AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
title_full AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
title_fullStr AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
title_full_unstemmed AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
title_sort AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
author ZAFALON, Míriam
author_facet ZAFALON, Míriam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZAFALON, Míriam
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da literatura
Estética da recepção
TV multimídia
topic Ensino da literatura
Estética da recepção
TV multimídia
description O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T13:28:45Z
2020-03-30T13:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950866890752