A estética da exclusão : o bullying na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Maria Domingos Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56844
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Karen Franklin da Silva
id UFPR_067922b4fa1c422bea54cc86c77dd795
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56844
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ventura, Maria Domingos PereiraFranklin, Karen, 1968-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio2021-11-03T16:16:01Z2021-11-03T16:16:01Z2018https://hdl.handle.net/1884/56844Orientadora: Prof.ª Dra. Karen Franklin da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo: Este estudo pretende analisar as construções discursivas empregadas na prática do Bullying e como as mesmas refletem conceitos de estética que trazem em seu bojo preconceitos que em muito se distanciam do ideal de beleza buscado pelos filósofos ao longo 2600 anos de história da filosofia. A pesquisa será predominantemente exploratória quanto ao seu objetivo, utilizando o método bibliográfico buscando nos textos de Platão e Hume o conceito de beleza e como se dá a passagem de um ideal para uma prática que se pauta em um ideal de beleza que em muito se distancia do conceito original e que acaba por gerar sérios problemas, em especial, no ambiente escolar. A análise tem como corpus o livro X da República de Platão, Do padrão do gosto e artigos sobre o Bullying no ambiente escolar. A partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo, buscou-se compreender como são representadas no ambiente escolar as relações entre praticantes e vítimas do Bullying. Como resultado observou-se que certo ideal de beleza e valores divulgados pelos meios de comunicação acaba por levar à prática do Bullying preferencialmente envolvendo pessoas que não se encaixam em determinados padrões.1 arquivo (38 p.) : PDF.application/pdfAssédio nas escolasA estética da exclusão : o bullying na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA.pdfapplication/pdf719365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56844/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20DOMINGOS%20PEREIRA%20VENTURA.pdffaa01d258e85c10365f10549c2967991MD51open access1884/568442021-11-03 13:16:01.556open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56844Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-03T16:16:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estética da exclusão : o bullying na escola
title A estética da exclusão : o bullying na escola
spellingShingle A estética da exclusão : o bullying na escola
Ventura, Maria Domingos Pereira
Assédio nas escolas
title_short A estética da exclusão : o bullying na escola
title_full A estética da exclusão : o bullying na escola
title_fullStr A estética da exclusão : o bullying na escola
title_full_unstemmed A estética da exclusão : o bullying na escola
title_sort A estética da exclusão : o bullying na escola
author Ventura, Maria Domingos Pereira
author_facet Ventura, Maria Domingos Pereira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Franklin, Karen, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Maria Domingos Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
topic Assédio nas escolas
description Orientadora: Prof.ª Dra. Karen Franklin da Silva
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-03T16:16:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-03T16:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56844
url https://hdl.handle.net/1884/56844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (38 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56844/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20DOMINGOS%20PEREIRA%20VENTURA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv faa01d258e85c10365f10549c2967991
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860884007485440