Bullying na escola : identificar para combater

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reway, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52763
Resumo: Orientador : Douglas Gomes Daronco
id UFPR_f853ad3a68a1f20f7fb209a92698c332
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52763
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Reway, Marcos AntonioWanzinack, ClóvisUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaDaronco, Douglas Gomes2020-07-09T19:34:09Z2020-07-09T19:34:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/52763Orientador : Douglas Gomes DaroncoCo-orientador : Clovis WanzinackMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaInclui referênciasResumo : Este trabalho teve como objetivo identificar a ocorrência de bullying e as questões relacionadas à prática pedagógica em torno dele. Para tanto, foi aplicado um questionário em um colégio da rede pública estadual do Paraná, com o objetivo de verificar a percepção, a prática pedagógica e formas de intervenção da escola em relação ao bullying. Foi analisado o conhecimento que os (as) professores (as) pesquisados (as) têm sobre o bullying, se percebem-no na escola onde atuam, se já sofreram com esta prática, se observam alterações no comportamento dos (as) estudantes e como atuam em seu trabalho sobre o tema. Também, analisou-se o papel e postura de todo o corpo escolar, no sentido de uma preparação pedagógica prática, eficiente e intervencionista para se evitar casos de bullying. Constatou-se que o mesmo está presente no cotidiano escolar, sendo necessário repensar o trabalho pedagógico da escola com uma atuação mais eficiente de todo o corpo docente, pedagógico e diretivo para prevenir essa prática, que pode trazer danos psicológicos, sociais e pedagógicos.13 p. : grafs.application/pdfAssédio nas escolasPsicologia infantil - EducaçãoViolencia escolarBullying na escola : identificar para combaterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCOS ANTONIO REWAY.pdfapplication/pdf358340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52763/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20REWAY.pdf923381488d66bead4257a814899a25f5MD51open access1884/527632020-07-09 16:34:09.793open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52763Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-09T19:34:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bullying na escola : identificar para combater
title Bullying na escola : identificar para combater
spellingShingle Bullying na escola : identificar para combater
Reway, Marcos Antonio
Assédio nas escolas
Psicologia infantil - Educação
Violencia escolar
title_short Bullying na escola : identificar para combater
title_full Bullying na escola : identificar para combater
title_fullStr Bullying na escola : identificar para combater
title_full_unstemmed Bullying na escola : identificar para combater
title_sort Bullying na escola : identificar para combater
author Reway, Marcos Antonio
author_facet Reway, Marcos Antonio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Wanzinack, Clóvis
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
dc.contributor.author.fl_str_mv Reway, Marcos Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Daronco, Douglas Gomes
contributor_str_mv Daronco, Douglas Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
Psicologia infantil - Educação
Violencia escolar
topic Assédio nas escolas
Psicologia infantil - Educação
Violencia escolar
description Orientador : Douglas Gomes Daronco
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-09T19:34:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-09T19:34:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52763
url https://hdl.handle.net/1884/52763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13 p. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52763/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20REWAY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 923381488d66bead4257a814899a25f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898739264258048