Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Andressa Mattos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28518
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
id UFPR_0cd0888a987e015c070776bf437cd4a7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28518
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Salgado, Andressa MattosValente, Tamara da Silveira, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-30T18:16:26Z2020-09-30T18:16:26Z2012https://hdl.handle.net/1884/28518Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2012Bibliografia: fls. 138-145Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar quais os passos possíveis no trabalho do professor de crianças autistas ou psicóticas, e, quais os impasses inerentes ao ato educativo junto a essas crianças. Para realizar este estudo buscou-se a contribuição de quatro autores interessados na interlocução Psicanálise e Educação - Catherine Millot, Maud Manonni, Leandro de Lajonquière e Maria Cristina Kupfer. Os participantes da pesquisa foram os professores da rede estadual de ensino de Curitiba que atuam com o processo de inclusão escolar de crianças autistas, psicóticas ou com T.G.D. Os dados foram obtidos através de entrevistas e da oferta de um espaço para que os professores pudessem falar sobre o seu trabalho com esses alunos. Das entrevistas emergiram as seguintes categorias: o diagnóstico, a família e o saber psico-médico-especializado; o trabalho do professor e a (in)suficiente formação; as particularidades dos professores frente ao seu aluno com T.G.D; e o pedido às instituições escola e governo. No desdobrar das dificuldades relatadas pelos professores nos encontros em grupo, foram localizados três pontos de impasse no trabalho da inclusão escolar com essas crianças: a estrutura escolar; os fundamentos da pedagogia; e a própria estrutura psíquica das crianças autistas ou psicóticas. A análise dos resultados mostra que há uma possibilidade ao se considerar a inclusão escolar dessas crianças. Essa possibilidade está atrelada à capacidade que o professor tem de implicar-se com o seu ato educativo. Quando o professor trabalha numa concepção de educação que leva em conta o sujeito parece haver chances de que ambos, professor e aluno possam atuar em nome próprio, resguardando as respectivas subjetividades.Abstract: The main purpose of this study was to get to know the perceptions the teachers of autistic, psychotic and or Pervasive Developmental Disorders (PDD) students have towards the inclusion of their students in regular schools. Moreover it sought to investigate which steps were possible and which were the obstacles in the educational work of a teacher towards his students with autism, psychoses and or Pervasive Developmental Disorders PDD. To achieve this objective the theoretical works of Catherine Millot, Maud Mannoni, Leandro de Lajonquière and Maria Cristina Machado Kupfer greatly contributed. The participants of this study were teachers who work with school inclusion of children with diagnostic of autism, psychosis and or PDD, at two public schools in Curitiba, in the State of Paraná. Data were obtained through interviews and one intervention constituted by a group-meeting which aim was to give the teachers an opportunity to talk about their pedagogical practices with these students. The interviews revealed the following categories: the diagnostic of the autistic, the psychotic and the TGD child, the family of these children and the psycho-medical-specialized knowledge; the (un)sufficient pedagogical graduate formation of the teachers; the subjectivity of the teacher facing the subjectivity of the student; the teachers' request to the education authorities. The group-meetings pointed out three impasses and one possibility. The three points of impasses concerning the inclusion of children with these diagnostics in regular schools are: a. the school administrative and pedagogical organization, b. the theories that give pedagogical fundaments to the teachers' practices and, c. the psychic structure of the autistic, the psychotic and or the Pervasive Developmental Disorders children. The analysis of the data shows that there is a possibility of school inclusion for the students with autism, psychoses and or Pervasive Developmental Disorders PDD. This possibility depends on the ability of the teacher to implicate himself in his educational act. When the teacher works having a conception of education that takes into consideration the subjectivity, as proposed by psychoanalysis, it seems that emerges the opportunity for both, the teacher and the student, to participate of the educational act as subjects.145 f. : il., maps.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação inclusivaEducação especialCrianças autistas - EducaçãoDoentes mentais (Crianças) - EducaçãoProfessores de educação especialCrianças - Desvio do desenvolvimentoEducaçãoImpasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRESSA MATTOS SALGADO.pdfapplication/pdf2242712https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28518/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdfebaf289473c952017a270f5c3106e9a1MD51open accessTEXTR - D - ANDRESSA MATTOS SALGADO.pdf.txtExtracted Texttext/plain402463https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28518/2/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdf.txt79ba4f542aac4ad71bc92c19d9189780MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDRESSA MATTOS SALGADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28518/3/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdf.jpgecb32139a6548dc151108cc03317fb9fMD53open access1884/285182020-09-30 15:16:26.957open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28518Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-30T18:16:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
title Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
spellingShingle Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos
Dissertações - Educação
Educação inclusiva
Educação especial
Crianças autistas - Educação
Doentes mentais (Crianças) - Educação
Professores de educação especial
Crianças - Desvio do desenvolvimento
Educação
title_short Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
title_full Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
title_fullStr Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
title_full_unstemmed Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
title_sort Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
author Salgado, Andressa Mattos
author_facet Salgado, Andressa Mattos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Valente, Tamara da Silveira, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Andressa Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação inclusiva
Educação especial
Crianças autistas - Educação
Doentes mentais (Crianças) - Educação
Professores de educação especial
Crianças - Desvio do desenvolvimento
Educação
topic Dissertações - Educação
Educação inclusiva
Educação especial
Crianças autistas - Educação
Doentes mentais (Crianças) - Educação
Professores de educação especial
Crianças - Desvio do desenvolvimento
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-30T18:16:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-30T18:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28518
url https://hdl.handle.net/1884/28518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : il., maps.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28518/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28518/2/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28518/3/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebaf289473c952017a270f5c3106e9a1
79ba4f542aac4ad71bc92c19d9189780
ecb32139a6548dc151108cc03317fb9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898761224585216