A inclusão escolar da criança autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/36011
Resumo: Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem indicar se esse professor considera na sua ação educativa o aluno como sujeito, conforme propõe a teoria formulada pela interlocução psicanálise e educação. Partiu-se da premissa de que os professores que atuam considerando o aluno autista como sujeito conseguem uma inclusão escolar mais efetiva. Para discutir o tema, se propôs uma reflexão teórica acerca da inclusão escolar de crianças com autismo, partindo dos conceitos de educação para o sujeito e educação terapêutica, igualmente formulada pela teoria resultante da interlocução psicanálise e educação. Os participantes da pesquisa foram os professores que atuam com alunos autistas em processo de inclusão nas turmas iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observações e documentos oficiais, a partir dos quais emergiram as seguintes categorias de análise: a respeito da inclusão escolar de crianças autistas – a fala do professor; o ato educativo com o aluno autista; a particularidade do aluno autista em sala – adaptações; a relação professor-aluno autista. O resultado da pesquisa apontou que quando o professor leva em consideração o sujeito em seu aluno autista tanto como em si mesmo o ato educativo tem melhores chances de ser efetivo.
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