A inclusão escolar da criança autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/36011 |
Resumo: | Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem indicar se esse professor considera na sua ação educativa o aluno como sujeito, conforme propõe a teoria formulada pela interlocução psicanálise e educação. Partiu-se da premissa de que os professores que atuam considerando o aluno autista como sujeito conseguem uma inclusão escolar mais efetiva. Para discutir o tema, se propôs uma reflexão teórica acerca da inclusão escolar de crianças com autismo, partindo dos conceitos de educação para o sujeito e educação terapêutica, igualmente formulada pela teoria resultante da interlocução psicanálise e educação. Os participantes da pesquisa foram os professores que atuam com alunos autistas em processo de inclusão nas turmas iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observações e documentos oficiais, a partir dos quais emergiram as seguintes categorias de análise: a respeito da inclusão escolar de crianças autistas – a fala do professor; o ato educativo com o aluno autista; a particularidade do aluno autista em sala – adaptações; a relação professor-aluno autista. O resultado da pesquisa apontou que quando o professor leva em consideração o sujeito em seu aluno autista tanto como em si mesmo o ato educativo tem melhores chances de ser efetivo. |
id |
UFPR_e64120b33d27836846c2f522ae2b8f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36011 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pucovski, Karin Priscila Gonçalves FrancoValente, Tamara da Silveira, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao2014-09-02T12:17:05Z2014-09-02T12:17:05Z2013http://hdl.handle.net/1884/36011Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem indicar se esse professor considera na sua ação educativa o aluno como sujeito, conforme propõe a teoria formulada pela interlocução psicanálise e educação. Partiu-se da premissa de que os professores que atuam considerando o aluno autista como sujeito conseguem uma inclusão escolar mais efetiva. Para discutir o tema, se propôs uma reflexão teórica acerca da inclusão escolar de crianças com autismo, partindo dos conceitos de educação para o sujeito e educação terapêutica, igualmente formulada pela teoria resultante da interlocução psicanálise e educação. Os participantes da pesquisa foram os professores que atuam com alunos autistas em processo de inclusão nas turmas iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observações e documentos oficiais, a partir dos quais emergiram as seguintes categorias de análise: a respeito da inclusão escolar de crianças autistas – a fala do professor; o ato educativo com o aluno autista; a particularidade do aluno autista em sala – adaptações; a relação professor-aluno autista. O resultado da pesquisa apontou que quando o professor leva em consideração o sujeito em seu aluno autista tanto como em si mesmo o ato educativo tem melhores chances de ser efetivo.application/pdfDissertaçõesAutismo em criançasCrianças autistas - Inclusão na educaçãoEducação especialPsicologia educacionalA inclusão escolar da criança autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARIN PRISCILA GONCALVES FRANCO PUCOVSKI.pdfapplication/pdf3600959https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36011/1/R%20-%20D%20-%20KARIN%20PRISCILA%20GONCALVES%20FRANCO%20PUCOVSKI.pdf138d35870be2ae6f855d825d660e3b87MD51open accessTEXTR - D - KARIN PRISCILA GONCALVES FRANCO PUCOVSKI.pdf.txtR - D - KARIN PRISCILA GONCALVES FRANCO PUCOVSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain311463https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36011/2/R%20-%20D%20-%20KARIN%20PRISCILA%20GONCALVES%20FRANCO%20PUCOVSKI.pdf.txtbdca7967aaa1c9d116451b246faa3dd2MD52open accessTHUMBNAILR - D - KARIN PRISCILA GONCALVES FRANCO PUCOVSKI.pdf.jpgR - D - KARIN PRISCILA GONCALVES FRANCO PUCOVSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36011/3/R%20-%20D%20-%20KARIN%20PRISCILA%20GONCALVES%20FRANCO%20PUCOVSKI.pdf.jpgff273e1728d993ed4fa88cdbd9a37b3eMD53open access1884/360112016-04-07 10:37:54.121open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36011Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T13:37:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão escolar da criança autista |
title |
A inclusão escolar da criança autista |
spellingShingle |
A inclusão escolar da criança autista Pucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco Dissertações Autismo em crianças Crianças autistas - Inclusão na educação Educação especial Psicologia educacional |
title_short |
A inclusão escolar da criança autista |
title_full |
A inclusão escolar da criança autista |
title_fullStr |
A inclusão escolar da criança autista |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar da criança autista |
title_sort |
A inclusão escolar da criança autista |
author |
Pucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco |
author_facet |
Pucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Valente, Tamara da Silveira, 1953- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações Autismo em crianças Crianças autistas - Inclusão na educação Educação especial Psicologia educacional |
topic |
Dissertações Autismo em crianças Crianças autistas - Inclusão na educação Educação especial Psicologia educacional |
description |
Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem indicar se esse professor considera na sua ação educativa o aluno como sujeito, conforme propõe a teoria formulada pela interlocução psicanálise e educação. Partiu-se da premissa de que os professores que atuam considerando o aluno autista como sujeito conseguem uma inclusão escolar mais efetiva. Para discutir o tema, se propôs uma reflexão teórica acerca da inclusão escolar de crianças com autismo, partindo dos conceitos de educação para o sujeito e educação terapêutica, igualmente formulada pela teoria resultante da interlocução psicanálise e educação. Os participantes da pesquisa foram os professores que atuam com alunos autistas em processo de inclusão nas turmas iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observações e documentos oficiais, a partir dos quais emergiram as seguintes categorias de análise: a respeito da inclusão escolar de crianças autistas – a fala do professor; o ato educativo com o aluno autista; a particularidade do aluno autista em sala – adaptações; a relação professor-aluno autista. O resultado da pesquisa apontou que quando o professor leva em consideração o sujeito em seu aluno autista tanto como em si mesmo o ato educativo tem melhores chances de ser efetivo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-02T12:17:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-02T12:17:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/36011 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/36011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36011/1/R%20-%20D%20-%20KARIN%20PRISCILA%20GONCALVES%20FRANCO%20PUCOVSKI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36011/2/R%20-%20D%20-%20KARIN%20PRISCILA%20GONCALVES%20FRANCO%20PUCOVSKI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36011/3/R%20-%20D%20-%20KARIN%20PRISCILA%20GONCALVES%20FRANCO%20PUCOVSKI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
138d35870be2ae6f855d825d660e3b87 bdca7967aaa1c9d116451b246faa3dd2 ff273e1728d993ed4fa88cdbd9a37b3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898902998351872 |