Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcantara, Francisca Mary Magalhães de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/37272
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Helena Nunes Silva
id UFPR_0d6acfb5c66390c48d4b9a4f9242f0d3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37272
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alcantara, Francisca Mary Magalhães deSilva, Helena de Fatima Nunes, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2015-03-02T14:08:06Z2015-03-02T14:08:06Z2014http://hdl.handle.net/1884/37272Orientadora : Profª. Drª. Helena Nunes SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 15/12/2014Inclui referênciasResumo: Em um ambiente competitivo o conhecimento pode ser considerado uma vantagem competitiva, e definir o sucesso da organização. As Instituições de Ensino Superior Privado sobrevivem em um ambiente competitivo e complexo fortemente regulado pela legislação. Neste ambiente, a aprendizagem organizacional torna-se ferramenta indispensável para o sucesso. Objetiva identificar se os coordenadores das Instituições de Ensino Superior Privado da Região Metropolitana de Curitiba percebem a existência dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional em seu ambiente de trabalho. Pesquisa de caráter exploratório, descritivo e explicativo com base na literatura científica e no estudo estatístico de amostra aleatória simples realizada por meio de instrumento de coleta de dados online aplicado a 339 coordenadores de ensino superior da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados apontam que 84,53% dos coordenadores optaram por responder "concordam plenamente" ou que "concordam" às questões utilizadas para detectar a percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem. Observa que os processos de criação de significado interpretação e seleção aparecem predominantemente nos resultados com percentuais de 72,62% e 64,62% respectivamente. Indica a existência de aumento na percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional relacionada com o tempo de permanência no cargo de coordenador de curso superior. Conclui que os fatores facilitadores da aprendizagem organizacional são percebidos pelos coordenadores de curso superior das Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Metropolitana de Curitiba. Palavras chave: Criação de Significado. Aprendizagem Organizacional. Fatores Facilitadores de Aprendizagem Organizacional.Abstract: In a competitive environment, knowledge can be considered a competitive advantage, and define the organization's success. The Private Higher Education Institutions survive in a competitive and complex environment strongly regulated by law. In this environment, the organizational learning becomes indispensable tool for success. Seeks to identify if the coordinators of the Private Higher Education Institutions of the Curitiba metropolitan region perceive the existence of the Organizational learning facilitator factors in the workplace. Considering the existence of these factors in its operating routines and the perception of the sense making processes arising from these factors. Social Research with an exploratory, descriptive and explanatory character. Supported by the scientific literature and statistical study of a random sample performed using online data collection instrument applied to 339 coordinators of Private Higher Education Institutions of the Curitiba metropolitan region. Findings: The results show that 84.53% of the coordinators chose to answer, "Strongly agree" or "agree" to the questions used to detect the perception of the Organizational learning facilitator factors. It is observed that the processes of creating meaning interpretation and selection appear predominantly in the results with percentages of 72.62% and 64.62% respectively. We conclude that the perception of Organizational learning facilitator factors between the courses coordinators of Private Higher Education Institutions of the Curitiba metropolitan region. Key words: sense making. Organizational learning. Organizational learning facilitator factors.141f. : il. (algumas color.), tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da InformaçãoFatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - FRANCISCA MARY MAGALHAES DE ALCANTARA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37272/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARY%20MAGALHAES%20DE%20ALCANTARA.pdf.jpg0e0ed83e68ea11c025d7e11ebf6f1a1bMD51open accessTEXTR - D - FRANCISCA MARY MAGALHAES DE ALCANTARA.pdf.txtExtracted Texttext/plain232619https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37272/2/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARY%20MAGALHAES%20DE%20ALCANTARA.pdf.txtca0193d861b83257c70d25e9e6a378baMD52open accessORIGINALR - D - FRANCISCA MARY MAGALHAES DE ALCANTARA.pdfapplication/pdf3183598https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37272/3/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARY%20MAGALHAES%20DE%20ALCANTARA.pdf16eed45b1e0f42b703d8fa9e740fe9bbMD53open access1884/372722015-11-23 09:25:06.16open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37272Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-23T11:25:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
title Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
spellingShingle Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
Alcantara, Francisca Mary Magalhães de
Ciência da Informação
title_short Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
title_full Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
title_fullStr Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
title_full_unstemmed Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
title_sort Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
author Alcantara, Francisca Mary Magalhães de
author_facet Alcantara, Francisca Mary Magalhães de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Helena de Fatima Nunes, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcantara, Francisca Mary Magalhães de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Informação
topic Ciência da Informação
description Orientadora : Profª. Drª. Helena Nunes Silva
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-02T14:08:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-02T14:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/37272
url http://hdl.handle.net/1884/37272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141f. : il. (algumas color.), tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37272/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARY%20MAGALHAES%20DE%20ALCANTARA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37272/2/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARY%20MAGALHAES%20DE%20ALCANTARA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37272/3/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARY%20MAGALHAES%20DE%20ALCANTARA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e0ed83e68ea11c025d7e11ebf6f1a1b
ca0193d861b83257c70d25e9e6a378ba
16eed45b1e0f42b703d8fa9e740fe9bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860484949868544