Análise multicriterial para a definição do traçado de estradas florestais
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
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Souza, Franciny Lieny, 1992Vasconcellos, Bruna Nascimento de, 1988-Schimalski, Marcos BeneditoUniversidade Federal do Paraná2019-05-17T17:19:35Z2019-05-17T17:19:35Z2019https://hdl.handle.net/1884/59458Orientadora : Bruna Nascimento de VasconcellosCoorientador: Marcos Benedito SchimalskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão FlorestalInclui referênciasResumo : O objetivo deste estudo foi otimizar o processo de definição do traçado de estradas florestais associado a análise hierárquica de processos integrada em ambiente GIS. O estudo foi realizado no município de Campo Belo do Sul – SC, em uma área da empresa Florestal Gateados Ltda. Os mapas temáticos foram criados a partir das variáveis que a empresa utiliza para a definição de traçados e construção de estradas florestais, sendo elas: volume de madeira, posição solar, APP (Área de preservação permanente), declividade e cobertura do solo. Para a análise hierárquica de processos (AHP) os critérios foram analisados em pares, determinando os pesos, de 1, 3, 5, 7 e 9. A partir dos pesos definidos entre as linhas e as colunas, foram criados os seguintes cenários: 1) APP e Declividade; 2) APP, declividade e posição solar; 3) APP, declividade, posição solar e volume; 4) APP, declividade, posição solar, volume e cobertura. Foram utilizadas cinco variáveis para o estabelecimento de estradas florestais, sendo: volume de madeira, posição solar, APP, declividade e cobertura do solo, obtendo-se um índice de consistência de 0,04 e razão de consistência de 3,9%. De acordo com o mapa final, o melhor local para o estabelecimento de estradas florestais se encontra mais ao norte da área, cruzando poucas áreas de APP, menor declividade, maior área de efetivo plantio, buscando um maior volume de madeira nas estradas e melhor posição solar. Sugere-se a utilização de outras variáveis para diminuir os custos de construção de estradas, como a permanência de estradas principais bem como com revestimento primário. Outra sugestão seria a utilização da ferramenta least cost path para a definição do melhor traçado de estrada.30 f. : il. color., mapas, tabs.application/pdfEstradas florestais - PlanejamentoAnálise multicriterial para a definição do traçado de estradas florestaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FRANCINY LIENY SOUZA.pdfapplication/pdf1984596https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59458/1/R%20-%20E%20-%20FRANCINY%20LIENY%20SOUZA.pdfa101ae26a77dee34ed0be9563fb27f96MD51open access1884/594582019-05-17 14:19:35.501open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59458Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-17T17:19:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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