Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Kamila Chupel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78503
Resumo: Orientador(a): Profª. Drª. Marlene Schüssler D’Aroz
id UFPR_0ebd864e58149fde8160291b99bc48cb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78503
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribas, Kamila ChupelUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoD'Aroz, Marlene Schüssler, 1960-2022-10-11T19:54:04Z2022-10-11T19:54:04Z2022https://hdl.handle.net/1884/78503Orientador(a): Profª. Drª. Marlene Schüssler D’ArozDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 30/05/2022Inclui referênciasResumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui a principal classe de mediadores simbólicos, razão pela qual a questão do papel do professor mediador e das metodologias na alfabetização vem sendo constantemente pauta central no debate educacional. Com este estudo objetivou-se identificar indícios de Experiência de Aprendizagem Mediada, de Reuven Feuerstein, de professores alfabetizadores, junto às crianças de escolas municipais, na região metropolitana de Curitiba/Paraná. Constitui-se numa pesquisa com enfoque qualitativo (ANDRE, 2001; MINAYO, 2001), de caráter exploratório (GIL, 2017), fundamentada em pesquisa bibliográfica integrativa, de estudos sobre a temática, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia. Para a construção da pesquisa foram investigados 8 professores alfabetizadores, Ciclo 1 do Ensino Fundamental da educação básica, de 4 escolas municipais, entre elas uma escola rural do município de Mandirituba. Para a análise foram utilizados três critérios universais de mediação (intencionalidade/reciprocidade, transcendência e mediação de significado) propostos por Reuven Feuerstein (1994;1998) e Feuerstein et al. (2014) baseados em Gonçalvez e Richartz (2018). Os três critérios foram também categorias de análise. Os resultados indicam que há intencionalidade/reciprocidade na prática docente, presente na maioria dos relatos das participantes, como mediadoras buscam incentivar os alunos por meio de temas interessantes e atividades envolventes de modo a atingir as respostas e a receptividade do mediado. Transcendência é evidenciada com menos incidência pelas participantes, embora ainda assim contemple o critério de Feuerstein de possibilitar ao aluno, por ele mesmo, resolver uma mesma atividade de formas diversas, indicam compreender a importância da alfabetização ser aplicada em outras dimensões fora da escola, valorizar o raciocínio da criança, incentivando e respeitando a maneira como concluem as atividades. Já mediação de significado, entendida por Feuerstein como a válvula propulsora do comportamento na atividade, é compreendida pelas participantes como incentivo, valor, diversidade de atividades e uso de tecnologias. Para fins de conclusão, foi possível perceber que os três critérios favorecem o processo de alfabetização, que a mediação é ação potente nessa caminhada e, mediar vai além da interação entre o professor e o aluno, de maneira a modificar a estrutura cognitiva do indivíduo ocasionando sua modificabilidade. Entende-se como caminhos de transformação para a alfabetização, rever a formação universitária dos professores que prepara a docência e a compreensão sobre alfabetizar.Abstract: Literacy is teaching to read and write. Literacy is the mastery of reading and writing, that is, it is the act of teaching to read (decode) and write (encode). Writing, in its various forms, constitutes the main class of symbolic mediators, which is why the question of the role of the mediator teacher and methodologies in literacy has constantly been a central issue in the educational debate. This study aimed to identify evidence of Mediated Learning Experience, by Reuven Feuerstein, of literacy teachers, with children from municipal schools, in the metropolitan region of Curitiba/Paraná. It is a research with a qualitative approach (ANDRE, 2001; MINAYO, 2001), of an exploratory nature (GIL, 2017), based on integrative bibliographic research, of studies on the subject, in the Scientific Electronic Library Online, Coordination of Improvement of Higher Education Personnel, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences and Portal of Electronic Psychology Journals. For the construction, 8 literacy teachers were investigated, Cycle 1 of Elementary School of basic education, from 4 municipal schools, among them a rural school in this municipality. For the analysis, three universal criteria of mediation were used (intentionality/reciprocity, transcendence and mediation of meaning) proposed by Reuven Feuerstein (1994; 1998) and Feuerstein et al. (2014) based on Gonçalvez and Richartz (2018). The three criteria were also analysis categories. The results indicate that there is intentionality/reciprocity in the teaching practice, present in most of the participants' reports, as mediators seek to encourage students through interesting topics and engaging activities in order to achieve the responses and receptivity of the mediated. Transcendence is evidenced with less incidence by the participants, although it does not contemplate Feuerstein's criterion of allowing the student, by himself, to solve the same activity in different ways, they indicate understanding the importance of literacy being applied in other dimensions outside the school, valuing the child's reasoning, encouraging and respecting the way they complete the activities. On the other hand, mediation of meaning, understood by Feuerstein as the valve that propels behavior in the activity, is understood by the participants as incentive, value, and diversity of activities and use of technologies. For the purposes of conclusion, it was possible to perceive that the three criteria favor the literacy process, that mediation is a powerful action in this journey and, mediating goes beyond the interaction between the teacher and the student, in order to modify the cognitive structure of the individual causing its modifiability. It is understood as ways of transformation for literacy, to review the university education of teachers that prepares teaching and understanding of literacy.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAlfabetização - Estudo e ensinoAlfabetização - MetodologiaEducação básicaProfessores - FormaçãoEducaçãoExperiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KAMILA CHUPEL RIBAS.pdfapplication/pdf2115025https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78503/1/R%20-%20D%20-%20KAMILA%20CHUPEL%20RIBAS.pdf48a68c6202d956e632daeb51c7d11e4aMD51open access1884/785032022-10-11 16:54:04.259open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78503Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-11T19:54:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
Ribas, Kamila Chupel
Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino
Alfabetização - Metodologia
Educação básica
Professores - Formação
Educação
title_short Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Ribas, Kamila Chupel
author_facet Ribas, Kamila Chupel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Kamila Chupel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Aroz, Marlene Schüssler, 1960-
contributor_str_mv D'Aroz, Marlene Schüssler, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino
Alfabetização - Metodologia
Educação básica
Professores - Formação
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino
Alfabetização - Metodologia
Educação básica
Professores - Formação
Educação
description Orientador(a): Profª. Drª. Marlene Schüssler D’Aroz
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T19:54:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T19:54:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78503
url https://hdl.handle.net/1884/78503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78503/1/R%20-%20D%20-%20KAMILA%20CHUPEL%20RIBAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48a68c6202d956e632daeb51c7d11e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860560011132928