O uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanarin, Cleveron, 1979-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76265
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
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spelling Montanarin, Cleveron, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2022-07-08T19:38:56Z2022-07-08T19:38:56Z2022https://hdl.handle.net/1884/76265Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2022Inclui referênciasResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: investigar o uso das TDIC como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização; realizar a revisão sistemática dos artigos, teses e dissertações publicados entre os anos de 2015 e 2020 que tratam acerca do tema do uso das TDIC no processo de alfabetização sob o enfoque da Teoria da Complexidade e caracterizar o uso das TDIC no processo de alfabetização sob a ótica dos professores alfabetizadores. A pertinência da pesquisa foi revelada pela revisão sistemática, que apontou a não existência de estudos sobre o uso das TDIC no processo de alfabetização sob o enfoque da Epistemologia da Complexidade. O problema que orientou o desenvolvimento da pesquisa partiu da seguinte indagação: como os professores alfabetizadores podem fazer uso da tecnologia digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos seus estudantes? A pesquisa se insere na modalidade de estudo de caso e teve como base a abordagem qualitativa, pautada na metodologia de Marconi e Lakatos (2003), Alves-Mazzotti e Gewandsznadjer (1998) e Gil (2002), entre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário on-line respondido por sete professores e a entrevista semiestruturada com a participação de três professores. A análise e a compreensão do processo deu-se à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Dentre os principais autores utilizados para fundamentar esta dissertação e auxiliar na análise e discussão dos resultados, destacamos: Lévy (1999) para tratar a respeito da cibercultura e ciberespaço e Castells (2002) para a Sociedade em rede. A fim de analisarmos o processo de alfabetização, recorremos a Soares (2003, 2004, 2015); Colello (2004); Teberosky e Colomer (2003); Ferreiro e Teberosky (1985); Nobre et al. (2011) e Frade et al. (2018). As TDIC foram abordadas a partir de Kenski (2012); Valente (2003, 2014); Nobre et al. (2011) e Frade et al. (2018). Morin (2003, 2005, 2011, 2015) foi o principal autor que respaldou as questões acerca do Pensamento Complexo. Os resultados indicaram que as TDIC são utilizadas pelos professores alfabetizadores em sua prática profissional, principalmente por meio de jogos tecnológicos. Porém, durante a investigação, observamos que a alfabetização, por ser um processo complexo, ao ser mediada pelas tecnologias digitais, necessita que exista a infraestrutura e recursos necessários e que os professores recebam uma formação inicial e continuada para que possam fazer uso das TDIC de modo intencional, crítico e reflexivo, com vistas à construção coletiva de um conhecimento pertinente junto aos seus estudantes.Abstract: The present work aimed to investigate the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as pedagogical tools in the literacy process. To this end, we set out as specific objectives: to investigate the use of DICT as pedagogical tools in the literacy process; carry out a systematic review of articles, theses and dissertations published between the years 2015 and 2020 that deal with the topic of the use of DICT in the literacy process from the perspective of Complexity Theory and characterize the use of DICT in the literacy process under the perspective of literacy teachers. The relevance of the research was revealed by the systematic review, which pointed out the non-existence of studies on the use of DICT in the literacy process under the approach of the Epistemology of Complexity. The problem that guided the development of the research came from the following question: how can literacy teachers make use of digital technology to facilitate the teaching and learning process of their students? The research is part of the case study modality and was based on the qualitative approach, based on the methodology of Marconi and Lakatos (2003), Alves-Mazzotti and Gewandsznadjer (1998) and Gil (2002), among others. The data collection instruments were the online questionnaire answered by seven teachers and the semi-structured interview with the participation of three teachers. The analysis and understanding of the process took place in the light of the theoretical assumptions of Complex Thought. Among the main authors used to support this dissertation and to assist in the analysis and discussion of the results, we highlight: Lévy (1999) for dealing with cyberculture and cyberspace and Castells (2002) for the Network Society. In order to analyze the literacy process, we turned to Soares (2003, 2004, 2015); Colello (2004); Teberosky and Colomer (2003); Ferreiro and Teberosky (1985); Nobre et al. (2011) and Frade et al. (2018). The DICT were approached from Kenski (2012); Valente (2003, 2014); Nobre et al. (2011) and Frade et al. (2018). Morin (2003, 2005, 2011, 2015) was the main author who supported the questions about Complex Thinking. The results indicated that DICT are used by literacy teachers in their professional practice, mainly through technological games. However, during the investigation, we observed that literacy, as it is a complex process, being mediated by digital technologies, requires that the necessary infrastructure and resources exist and that teachers receive initial and continuing training so that they can make use of the DICT of intentional, critical and reflective way, with a view to the collective construction of relevant knowledge with its students.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAlfabetização - Estudo e ensinoAlfabetização - MetodologiaLetramentoTecnologia educacionalEducaçãoO uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva do pensamento complexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLEVERON MONTANARIN.pdfapplication/pdf3026698https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76265/1/R%20-%20D%20-%20CLEVERON%20MONTANARIN.pdf1407029fffd8fd0cd26ad49be9d9277fMD51open access1884/762652022-07-08 16:38:56.365open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76265Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-08T19:38:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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