Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/34760 |
Resumo: | Orientador: Carlos Roberto Vianna |
id |
UFPR_0ed54a08eb17c5fbe5a116bb2fa978d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34760 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Langer, Arleni Elise SellaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2022-08-23T19:12:01Z2022-08-23T19:12:01Z2004Enchttps://hdl.handle.net/1884/34760Orientador: Carlos Roberto ViannaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e notas bibliográficasÁrea de concentraçao: Educaçao, Cultura e TecnologiaResumo: Este estudo teve como objetivo investigar e analisar as diferenças e as similaridades existentes entre os significados produzidos pelos professores e por seus alunos por meio dos processos reflexivos manifestos através da fala e da escrita em situação de entrevista. O trabalho caracteriza-se por utilizar-se de uma abordagem qualitativa de investigação. Delineamos uma metodologia que deu voz aos nossos colaboradores, professores e alunos. Dois professores realizaram entrevistas individuais no início e no final do trabalho de campo. Além dessas realizamos uma entrevista conjunta com ambos, momento que consideramos marcante. Os participantes ainda resolveram, com e sem o uso da balança, uma tarefa com duas equações propostas. A um grupo de alunos de cada professor foi apresentada tarefa idêntica. Nossa análise foi efetuada a partir do envolvimento das múltiplas vozes dos protagonistas. Entre outras conclusões e reflexões a que este estudo remete, ele nos mostra a urgência em se permitir que a sala de aula funcione como um espaço comunicativo privilegiado onde a álgebra ao invés de ser um tema marginalizador se torne uma oportunidade para a convivência com sua pluralidade de significados.Abstract: This study had as goal to investigate and to analyse the differences and similarities between the meanings produzed by teachers and those produzed by their students through reflexive process demonstrated through the speech and writing in an interview situation. The research work is characterized by using a qualitative approach in its investigation. We have outlined a method that gave voice to our collaborators, teachers and students. Two teachers have given individual interviews on the beggining and ending of this research. Apart from these, we also did one interview jointly with both teachers, and that was a very special moment in the research. The participants also solved one task with two equations, using or not using the scale. It was given the same task to a group of students of each teacher. Our analysis was carried out with basis in the involvement of the multiple voices of each protagonist. Among other conclusions and reflections this study refers to, it shows us that it’s urgent allowing the classroom to work as a communicative space where the algebra, rather than a marginalizated theme, can become an oportunity to have contact with a plurality of meanings.v, 155f.application/pdfDisponivel tambem em formato digitalAlgebra - Estudo e ensinoEquaçõesRedação acadêmicaEquaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARLENI ELISE SELLA LANGER.pdfapplication/pdf655986https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/1/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf68a46f80564650c7b1e16530bb947823MD51open accessTEXTR - D - ARLENI ELISE SELLA LANGER.pdf.txtExtracted Texttext/plain298233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/2/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.txt17bc16b63265893cd1ac62ffc4521ad7MD52open accessTHUMBNAILR - D - ARLENI ELISE SELLA LANGER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/3/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.jpg9dc001a370b2b6f4f3e0a46747c64321MD53open access1884/347602022-08-23 16:12:01.529open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34760Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T19:12:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
title |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
spellingShingle |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados Langer, Arleni Elise Sella Algebra - Estudo e ensino Equações Redação acadêmica |
title_short |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
title_full |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
title_fullStr |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
title_full_unstemmed |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
title_sort |
Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados |
author |
Langer, Arleni Elise Sella |
author_facet |
Langer, Arleni Elise Sella |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langer, Arleni Elise Sella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
contributor_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algebra - Estudo e ensino Equações Redação acadêmica |
topic |
Algebra - Estudo e ensino Equações Redação acadêmica |
description |
Orientador: Carlos Roberto Vianna |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T19:12:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T19:12:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
Enc |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/34760 |
identifier_str_mv |
Enc |
url |
https://hdl.handle.net/1884/34760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponivel tambem em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
v, 155f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/1/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/2/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/3/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68a46f80564650c7b1e16530bb947823 17bc16b63265893cd1ac62ffc4521ad7 9dc001a370b2b6f4f3e0a46747c64321 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860780275007488 |