Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langer, Arleni Elise Sella
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34760
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Vianna
id UFPR_0ed54a08eb17c5fbe5a116bb2fa978d8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34760
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Langer, Arleni Elise SellaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2022-08-23T19:12:01Z2022-08-23T19:12:01Z2004Enchttps://hdl.handle.net/1884/34760Orientador: Carlos Roberto ViannaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e notas bibliográficasÁrea de concentraçao: Educaçao, Cultura e TecnologiaResumo: Este estudo teve como objetivo investigar e analisar as diferenças e as similaridades existentes entre os significados produzidos pelos professores e por seus alunos por meio dos processos reflexivos manifestos através da fala e da escrita em situação de entrevista. O trabalho caracteriza-se por utilizar-se de uma abordagem qualitativa de investigação. Delineamos uma metodologia que deu voz aos nossos colaboradores, professores e alunos. Dois professores realizaram entrevistas individuais no início e no final do trabalho de campo. Além dessas realizamos uma entrevista conjunta com ambos, momento que consideramos marcante. Os participantes ainda resolveram, com e sem o uso da balança, uma tarefa com duas equações propostas. A um grupo de alunos de cada professor foi apresentada tarefa idêntica. Nossa análise foi efetuada a partir do envolvimento das múltiplas vozes dos protagonistas. Entre outras conclusões e reflexões a que este estudo remete, ele nos mostra a urgência em se permitir que a sala de aula funcione como um espaço comunicativo privilegiado onde a álgebra ao invés de ser um tema marginalizador se torne uma oportunidade para a convivência com sua pluralidade de significados.Abstract: This study had as goal to investigate and to analyse the differences and similarities between the meanings produzed by teachers and those produzed by their students through reflexive process demonstrated through the speech and writing in an interview situation. The research work is characterized by using a qualitative approach in its investigation. We have outlined a method that gave voice to our collaborators, teachers and students. Two teachers have given individual interviews on the beggining and ending of this research. Apart from these, we also did one interview jointly with both teachers, and that was a very special moment in the research. The participants also solved one task with two equations, using or not using the scale. It was given the same task to a group of students of each teacher. Our analysis was carried out with basis in the involvement of the multiple voices of each protagonist. Among other conclusions and reflections this study refers to, it shows us that it’s urgent allowing the classroom to work as a communicative space where the algebra, rather than a marginalizated theme, can become an oportunity to have contact with a plurality of meanings.v, 155f.application/pdfDisponivel tambem em formato digitalAlgebra - Estudo e ensinoEquaçõesRedação acadêmicaEquaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARLENI ELISE SELLA LANGER.pdfapplication/pdf655986https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/1/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf68a46f80564650c7b1e16530bb947823MD51open accessTEXTR - D - ARLENI ELISE SELLA LANGER.pdf.txtExtracted Texttext/plain298233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/2/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.txt17bc16b63265893cd1ac62ffc4521ad7MD52open accessTHUMBNAILR - D - ARLENI ELISE SELLA LANGER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/3/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.jpg9dc001a370b2b6f4f3e0a46747c64321MD53open access1884/347602022-08-23 16:12:01.529open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34760Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T19:12:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
title Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
spellingShingle Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
Langer, Arleni Elise Sella
Algebra - Estudo e ensino
Equações
Redação acadêmica
title_short Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
title_full Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
title_fullStr Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
title_full_unstemmed Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
title_sort Equaçoes do primeiro grau : trajetória de uma análise de significados
author Langer, Arleni Elise Sella
author_facet Langer, Arleni Elise Sella
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Langer, Arleni Elise Sella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Algebra - Estudo e ensino
Equações
Redação acadêmica
topic Algebra - Estudo e ensino
Equações
Redação acadêmica
description Orientador: Carlos Roberto Vianna
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T19:12:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T19:12:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv Enc
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34760
identifier_str_mv Enc
url https://hdl.handle.net/1884/34760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponivel tambem em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 155f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/1/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/2/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34760/3/R%20-%20D%20-%20ARLENI%20ELISE%20SELLA%20LANGER.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 68a46f80564650c7b1e16530bb947823
17bc16b63265893cd1ac62ffc4521ad7
9dc001a370b2b6f4f3e0a46747c64321
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860780275007488