Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/32642 |
Resumo: | Orientadoras: Andreia Aparecida Marin, Marcia Cristina Mendes Marques |
id |
UFPR_106f1fbb4ed283b6eaf9585178040e2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32642 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Daniel, Michele HudsonMarques, Márcia Cristina Mendes, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasMarin, Andreia Aparecida2022-09-05T12:30:56Z2022-09-05T12:30:56Z2006https://hdl.handle.net/1884/32642Orientadoras: Andreia Aparecida Marin, Marcia Cristina Mendes MarquesMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias BiológicasResumo : o campo de pesquisa em educação ambiental tem crescido de forma significativa nos últimos anos. É um campo de conhecimento que trata de temáticas naturalmente interdisciplinares, o que tem significado um aporte teórico-metodológico de diferentes áreas do conhecimento. Essa busca cria a exigência de um aprofundamento nos campos específicos, evitando assim um esvaziamento dos conceitos empregados. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento de trabalhos desenvolvidos no campo da educação ambiental e publicados em eventos e periódicos da área, nos últimos cinco anos com foco nos trabalhos realizados em ambiente escolar. A importância de tal análise está em gerar reflexões críticas e apontamentos das tendências do campo. Foram analisados trabalhos veiculados nos periódicos: Revista do Mestrado em Educação Ambiental da FURG; Educar em Revista; Educação & Realidade; Educação Ambiental em Ação. Os eventos analisados foram: evento da REASul; EPEAs; ANPEd e Iberoamericano de Educação Ambiental. Inicialmente, os trabalhos foram diferenciados quanto a sua natureza de pesquisa ou intervenção (relatos de experiências e ações em educação ambiental), uma vez que essa é uma importante confusão conceitual existente no campo. Os trabalhos com caráter de pesquisa foram então categorizados entre: pesquisa, pesquisa-participante e pesquisa-ação. Posteriormente, procedeu-se a análise dos referenciais teórico-metodológicos adotados nos trabalhos de pesquisa em ambiente escolar. Os resultados revelam um contraste com relação à predominância de trabalhos de intervenção em ambiente escolar contra a maioria de trabalhos de pesquisa quando se trata da totalidade da produção geral do campo. Há uma diferença considerável na proporção da relação pesquisa/intervenção entre os periódicos e os eventos. Nos últimos, o maior número de intervenções reflete a abrangência temática e divulgação; recebem trabalhos de vários segmentos sócio-educativos. Os eventos da ANPEd e os EPEAs, assim como os periódicos, por serem loeus da discussão dos critérios que definem a pesquisa na área, têm a predominância dos trabalhos de pesquisa. Com relação aos trabalhos de pesquisa, nota-se um grande aporte de áreas como Filosofia, Psicologia, Educação, Sociologia, Antropologia, etc, o que se vê principalmente na grande ocorrência de fundamentos como a Representação Social e a Percepção, além dos caminhos metodológicos, com abordagens qualitativas e instrumentos como análise de conteúdo dos discursos, entrevistas e relatos orais. Apesar dos avanços no desenvolvimento das pesquisas em educação ambiental, há ainda muitas incoerências a reparar como as confusões com relação aos principais fundamentos adotados, o uso de abordagens sem a devida apresentação dos referenciais teóricos e inadequações metodológicas. Os resultados apontam a necessidade de discussões sobre as perspectivas de desenvolvimento, o enriquecimento teórico e uma melhor estruturação do campo de pesquisa em educação ambiental.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambientalReferenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia Michele Hudson Daniel.pdfapplication/pdf7360504https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32642/1/Monografia%20Michele%20Hudson%20Daniel.pdfb5d7222f831d4f148de7414bf11dce8aMD51open accessTEXTMonografia Michele Hudson Daniel.pdf.txtExtracted Texttext/plain98803https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32642/2/Monografia%20Michele%20Hudson%20Daniel.pdf.txt052b6728d112cea0e3ffda1a08abf959MD52open accessTHUMBNAILMonografia Michele Hudson Daniel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32642/3/Monografia%20Michele%20Hudson%20Daniel.pdf.jpga5ce3c5a2ef227059eb0d033c9fb4dc7MD53open access1884/326422022-09-05 09:30:56.161open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32642Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-05T12:30:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
title |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
spellingShingle |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar Daniel, Michele Hudson Educação ambiental |
title_short |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
title_full |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
title_fullStr |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
title_sort |
Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar |
author |
Daniel, Michele Hudson |
author_facet |
Daniel, Michele Hudson |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marques, Márcia Cristina Mendes, 1968- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, Michele Hudson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marin, Andreia Aparecida |
contributor_str_mv |
Marin, Andreia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental |
topic |
Educação ambiental |
description |
Orientadoras: Andreia Aparecida Marin, Marcia Cristina Mendes Marques |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-05T12:30:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-05T12:30:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/32642 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/32642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32642/1/Monografia%20Michele%20Hudson%20Daniel.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32642/2/Monografia%20Michele%20Hudson%20Daniel.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32642/3/Monografia%20Michele%20Hudson%20Daniel.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5d7222f831d4f148de7414bf11dce8a 052b6728d112cea0e3ffda1a08abf959 a5ce3c5a2ef227059eb0d033c9fb4dc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860840403501056 |